sábado, 26 de dezembro de 2015

Todas conseguem engravidar menos eu!


Enfrentar a maratona de eventos e festas de fim ano poderia ser uma época de diversão. Mas quando se é tentante, e principalmente, se nos encontros vão estar presentes mulheres que já exibem seu barrigão de grávida ou ostentam seus babys saudáveis e lindos, não se pode evitar a tristeza de não ter conseguido o positivo. 

Apesar de ser apaixonada pela minha família, e sofrer por não poder estar com eles, confesso que é um alívio não ter que dar explicações a respeito de famosa pergunta: "Quando vai encomendar um bebê?". Não é nada fácil ouvir questionamento de quando vamos engravidar. Principalmente por não ser uma escolha nossa o atraso da cegonha. 

Enfrentamos em cada ciclo, várias situações que nos fazem viver uma montanha russa de sentimentos. E já é muito difícil conviver com isso diariamente e quando alguém nos faz essa pergunta, é como se aflorasse todos os sentimentos num único instante. 

Muitas pré-mães sentiriam vontade de responder mais grosseiramente, ou iriam encher-se de tristeza. Tudo depende de como o tempo de espera afetou a vida de cada uma. Algumas vezes passamos a nos culpar, como se não engravidar fosse um atestado de que falhamos como mulheres, afinal, a mulher nasceu para gerar uma vida e deveria ser simples. 

Encontre quem possa te apoiar


Contudo, devemos estar conscientes que o isolamento não é uma opção saudável. Ainda que optemos por não revelar a todos o que se passa durante as tentativas, não se pode lidar com isso sozinha sempre. 

Muitas vezes não temos ideia de quanto o nosso parceiro também sofre e passa pelos mesmo questionamentos que nós. Para ele, também é difícil que seu papel de "homem" não seja cumprido. Também existe um questionamento sobre sua "virilidade", se tem condições de "deixar sua prole ao mundo". 

Conversar abertamente com o parceiro será uma forma de liberar parte da carga que a espera pelo positivo possa deixar, além de fortalecer o relacionamento do casal. 

Caso prefira conversar com alguém que te entenda pode procurar uma amiga ou parente que possa aliviar seus sentimentos. Costumamos afirmar que as pessoas julgarão nossas ações e que não conseguirão compreender tudo o que passamos, mas às vezes podemos nos surpreender ao estreitar um diálogo sincero. 

Encontre exemplos


Sei que muitas vezes vemos a grama do vizinho mais verde, mas não vemos tudo que eles passam para saber se realmente a grama é mais bonita ou apenas não estamos olhando a nossa com carinho. Procure exemplos perto de você, seja a família, vizinhos ou ainda pelas redes sociais, para que possa compartilhar experiências e ajudar a ser mais tolerante com você mesma.

Depois de passar um tempo nas tentativas (e não importa se é um mês, um ano ou dez... cada uma sentirá diferente) podemos jogar toda nossa frustração em nós mesmas, endurecendo o julgamento pela demora. 

Abrir-se para ver como cada mãe de hoje sofreu no passado para engravidar, nos ajudará a entender que o tempo passa e que por mais que pareça uma eternidade (todas as pré-mães sentiram a demora ainda que com tempos diferentes) é chegada a hora de conhecer o mundo de uma mãe, podendo ser do coração ou não. 

O mundo precisa de união e empatia. Nos colocarmos na pele do outro para tentar entender como essa pré-mãe enxerga a experiência de tentativas e aceitar o que para ela foi difícil, mesmo que  nosso limite de dor seja diferente. 

Quando você já tentou por um ano e não suporta mais, mas viu uma mãe que tentou dez anos, compreenda que a dor é comum a todas. Algumas sofrerão por mais tempo que outras, mas sempre haverá uma confusão sentimental que afeta aquela que sente. O que nós pré-mães precisamos é de carinho e aconchego, de alguém que apenas diga que entende. Olhemos com ternura e assim conseguiremos forças para continuar a jornada pelo positivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário