sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Vitex para engravidar

Quando se trata de ajudar a Dona Cegonha, toda informação é bem vinda! Para quem tem problemas na ovulação ou desequilíbrio hormonal, essa plantinha promete além de regular o ciclo, estimular a ovulação, ajudar no desenvolvimento endometrial.


vitex_agnus-castus_003



Vitex ou Agnus Castus é uma planta bem conhecida pela sua utilização ao longo dos séculos no tratamento dos desequilíbrios hormonais femininos. Também pode ser encontrada com nomes de Lutene, Tenag, Nella, Vitenon, Casta Baga, Chaste Berry e outras variações. Pode ser utilizado no alívio da tensão ou síndrome pré-menstrual, também é indicado no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico nas mulheres que não têm um ciclo menstrual normal.



Como funciona?



k2-_b1b6ac1c-5b83-47a7-87d4-359627157cf8-v1Para que ocorra a ovulação, deve haver um equilíbrio entre a produção de FSH (hormônio folículo-estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). Este último é o que ajudará na liberação do óvulo. Simplificando, o FSH estimula o crescimento do folículo que contém o óvulo, mas o LH fará com que seja secretada progesterona e esta resulta na liberação do óvulo.


O Vitex atua no cérebro sobre o hipotálamo e as glândulas pituitárias fazendo com que haja o aumento da produção do LH e reduzindo ligeiramente o FSH. Como resultado temos a alteração no rácio de estrogênio para progesterona, aumentando assim a progesterona.


Em termos simples, ele ajuda na ovulação de mulheres com a produção de FSH suficientes para o desenvolvimento dos folículos mas que não tenham progesterona suficientes para a liberação do óvulo. Na fase lútea, a erva faz com que os níveis de progesterona subam, deixando o corpo lúteo (cisto proveniente da ovulação) muito mais forte e sustentável para uma futura gravidez, caso haja implantação. Por isso, mulheres que sofrem com baixa de progesterona e tenham escapes de borra marrom durante essa fase de pós-ovulação, têm maiores chances de engravidar fazendo o uso do Vitex. O endométrio estará mais receptivo e apto a receber o embrião pela dose extra de progesterona que recebeu.


Também ajuda na redução dos níveis de prolactina, já que esse hormona esta associado ao defeito de fase lútea, atuando sobre a glândula pituitária e inibindo sua liberação, principalmente em situações de estresse. A prolactina alta indica ao corpo que não é necessário haver ovulação, causando assim ciclos anovulatórios, e claro, atrasando a chegada do positivo.


 Onde encontrar e como tomar



chaste20berry20herbal20leaf-600x600A erva in natura pode ser encontrada em casa de produtos naturais e também pode ser adquirida em forma de cápsulas em farmácias de manipulação ou pela internet em sites de produtos fitoterápicos.


Pelo que li, não há necessidade de pausa durante seu uso. Podendo ser iniciado seu uso em qualquer dia do ciclo, mas usado no início pode ajudar no controle de como anda o ciclo. Contudo, em caso de atraso da monstra, o ideal é fazer um teste antes de continuar sua utilização. Lembramos que gravidez sempre acarreta cuidados, de forma que o uso do Vitex não deve ser feito durante a mesma ou ainda em caso de lactação, como forma de precaução. A duração do tratamento não é fixada, mas há indicações de até 6 meses de uso, nem sempre necessários, já que há muitos relatos de gravidez nos primeiros 3 meses.


Não se deve esperar que os resultados sejam imediatos como se fossem utilizados hormônios sintéticos. Convém esperar de 3 a 6 meses para observar os efeitos desejados. Nenhum remédio natural terá a rapidez do efeito de um remédio sintético. Embora a eficácia do Vitex seja conhecida por quem já a utilizou. Pacientes com uma coagulação do sangue acima do normal devem se abster do consumo de vitex, pois ele eleva a coagulação sanguínea.




Para fazer o chá (que pode ser da semente seca) das folhas ferva 1 litro de água filtrada, acrescente 3 colheres de sopa cheias (ou equivalente das folhas) e deixe em fogo baixo por 5 ou 6 minutos com a panela tampada. Desligue o fogo e deixe tampado por mais 10 minutos. Coe e pode tomar adoçado ou não. Se preferir guarde na geladeira para tomar ao sentir sede.



 Outros benefícios


  • Gripes e Resfriados: a vitex tem propriedades para amenizar os sintomas mais acentuados da doença.

  • Doenças psicológicas: suas propriedades podem amenizar os sintomas de doenças como depressão e ansiedade, combatendo as palpitações, suor frio, tonturas e insônia.

  • TPM: ajuda na indisposição do período pré menstrual. Suas propriedades medicinais auxiliam o processo de aceleração de serotonina nesse período, deixando a mulher mais feliz. O efeito da erva nesse tempo é semelhante ao efeito do chocolate.

  • Acne: reduz a oleosidade das glândulas por ajudar no equilíbrio dos hormônios responsáveis pela produção da oleosidade corporal. Consequentemente as acnes, espinhas e cravos sofrem uma redução significativa.

  • Expectorante: tem efeito descongestionante e expectorante para pulmões cheios de secreções causadas por infecções do trato respiratório superior como gripes, pneumonias e resfriados. Ela age amolecendo e descolando o catarro das vias pulmonares, proporcionando alivio imediato.

  • Sedativo: com um efeito de sedativo leve, ela ajuda no relaxamento e proporciona um sono mais profundo e reparador. O efeito relaxante se dá aproximadamente 30 minutos após seu consumo.

  • Diurético: as enzimas da vitex constituem propriedades medicinais que facilitam a eliminação de líquidos corporais acumulados. Elas servem como diurético natural principalmente em dietas com necessidade de uma eliminação de líquidos para recuperação em pós-operatórios , pós-partos assim como em crises hipertensivas.

  • Ejaculação Precoce ou Involuntária: para os homens, a erva vitex agnus castus, ajuda em problemas ligados à próstata como a ejaculação precoce ou involuntária. A casticina contida nesta planta favorece o fortalecimento dos vasos que estruturam o pênis e os músculos. Assim, o chá proporciona uma ereção muito mais eficaz e retarda a ejaculação.


Depois de conhecer um pouco mais sobre a Vitex espero que tenha se animado em buscar o positivo. Tudo que a pré-mãe puder fazer para ajudar a mãe natureza deve ser feito. Lembre-se que a Dona Cegonha pode estar esperando apenas essa ajudinha. Boa Sorte e até a próxima.

Leia também:

Uxi Amarelo e Unha de Gato

Ovulação: Ajudinha da mãe natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário