sábado, 19 de dezembro de 2015

Coisas que atrapalham engravidar

Não é novidade que a busca pela gravidez faz com que a gente procure os mais diversos tratamentos, naturais ou não, alimentos ou exercícios que contribuam com a fertilidade e ajudem a Cegonha a achar o endereço da nossa casa. Contudo, algumas coisas que costumamos fazer cotidianamente podem, sem que saibamos, está atrasando o tão sonhado positivo. 

Muitas vezes a mulher assume a maior parte da responsabilidade de cuidar da saúde e do tratamento necessário para possibilitar a gravidez. Contudo, devemos lembrar que é o casal que engravida, de maneira que o homem precisa assumir 50% da responsabilidade do casal com a gravidez futura. 

Alguns fatores podem estar prejudicando os esforços do casal, então vou listar algumas coisas que devem ser observadas enquanto estão tentando engravidar:

Fumo e outras drogas


Esse é um item que realmente deve estar fora dos hábitos do casal. Não apenas a mulher pode afetar o desenvolvimento do feto pelo uso do tabaco ou outras drogas, como as chances de engravidar podem ser mínimas já que seu uso afeta a contagem de espermas no homem. 


Uma conversa sincera entre o casal é muito importante para que possam lidar com algumas decisões importantes, como cortar tabaco e outras drogas, que vão ser decisivas nas chances de encomendar um rebento. Aproveite a fase de tentativas para abandonar gradativamente o fumo, ficará mais fácil e saudável para você e para seu bebê.

Vida Estressante e Ansiedade


Embora muitas vezes já estejamos habituados a lidar com a correria diária e o estresse da vida moderna, esse é um fator que limita muito as chances de engravidar.

Isso tudo se deve ao fato de que o estresse contribui com o desequilíbrio hormonal da mulher. O ciclo menstrual é determinado pelo bom funcionamento da hipófise, e o estresse atrapalha a secreção dos hormônios que controlam a ovulação. Durante longos períodos de estresse, o corpo pode alterar a liberação dos hormônios, podendo assim atrasar a ovulação ou ainda inibi-la. 


Alguns sinais podem indicar que os seus níveis de estresse estão altos (não que seja difícil de perceber), pois afetará diretamente seu apetite sexual e a lubrificação natural. O muco cervical deixa de ser abundante, dando uma sensação de secura (mesmo que seja no período fértil). O corpo sempre mostrará que algo não está bem, ouça-o com atenção.

A ansiedade de conseguir o positivo afeta muito o casal. Muitas vezes, são anos tentando, e é muito fácil que a relação deixe de ser prazerosa para tornar-se uma obrigação do período fértil. Quando o casal deixa de se conectar um ao outro, o melhor é dar um tempo para que os dois voltem a perceber os levou a decidir aumentar a família. Sei que essa é a parte difícil, mas um filho deve, antes de tudo, ser consequência do amor do casal, embora os dois possam querer apenas que a gravidez chegue, o melhor é viver as tentativas como elas devem ser encaradas: um namoro. 

Produtos químicos (limpeza ou beleza)


Não é novidade que a exposição prolongada à produtos químicos interferem no funcionamento do corpo. Algumas pré-mães poderão se intoxicar com alguns produtos e alguns pré-pais poderão ter a contagem de esperma comprometida, bem como o tamanho dos testículos afetados.

Para prevenir possíveis problemas, leia com atenção os rótulos do produtos, dando preferências aos mais naturais. Os de fragrâncias suaves ou neutros costuma dar menos alergias. Pesquise sobre o produto no site do fabricante ou ainda obtenha informações de outros usuários (perguntar às mamães que utilizaram durante a gravidez podem ser uma boa forma de conhecer a marca.)


Consumo de peixes 


O mercúrio é um metal pesado que afeta diretamente o sistema nervoso. Provoca tremores e irritabilidade, alterações na visão e na audição, além de trazer problemas de memória. Alguns peixes como peixe-espada, a cavala e o atum, podem apresentar grande concentração de mercúrio, segundo estudos, pois foram expostos ao metal proveniente de indústrias. Realizado em diferentes regiões da Espanha, entre 2004 e 2008, o estudo mediu a quantidade de mercúrio no sangue do cordão umbilical de 1.883 mulheres das Astúrias, Guipuzcoa, Sabadell e Asturias, e foi constatado que os limites de mercúrio eram superiores aos considerados admissíveis ou recomendados pelos cientistas. 


Os bebês são muito sensíveis aos efeitos desse neurotóxico. O mercúrio, quando ingerido por um ser vivo, adquire a forma biológica do metilmercúrio, um elemento muito tóxico que, em quantidades excessivas, chega à cadeia alimentar e se acumula no organismo do bebê. Por essa razão, os especialistas alertam que o consumo de produtos com alto teor de mercúrio deve ser vigiado durante a gravidez. 

O consumo não deve ser eliminado totalmente pois o peixe é fonte importante de omega-3, onde os ácidos gordos contribuem no desenvolvimento fetal. Restrinja o consumo de peixe a duas vezes por semana, o melhor é garantir, né?

Remédios e Auto-medicação


Esse é um hábito muito comum da população brasileira, e pode atrapalhar o desejo de engravidar. Primeiramente, jamais faça uso de remédios sem conhecimento de seu médico, mesmo aqueles de venda permitida, pois alguns podem afetar diretamente a preparação do útero e ovários para possibilitar a gravidez. Pergunte sempre ao seu médico quais remédios afetam o ciclo menstrual, quais deverão ser substituídos ou retirados. 


Remédios como anti-inflamatórios podem desfavorecer o desenvolvimento do endométrio (parede interna do útero), prejudicando assim a fixação do embrião (nidação), medicação para malária afeta a formação do feto, além de alto risco de promover o aborto. Se você estiver fazendo uso de remédios para tratar acne, epilepsia, hipertensão arterial, enxaquecas, malária, lupus ou infecções, informe imediatamente ao seu ginecologista, mesmo que não tenha engravidado ainda. 

Vale a pena repetir: qualquer medicação deve ser tomada APENAS com orientação médica!

Lubricantes íntimos


Já comentei aqui com vocês a respeito do uso de lubrificantes que atrapalham engravidar (veja o post aqui). Não são todos os que facilitarão a chegada do positivo. 

Durante o período fértil, há a produção de grande quantidade de muco cervical, isso se deve ao fato de que ele é uma secreção alcalina (básica). Isso ocorre pois a vagina tem o pH ácido, o que faz com que os esperma morram antes mesmo de chegar ao útero. Para driblar essa situação, que se dá para proteger a vagina (leia o post), o corpo libera grande quantidade de muco que irá proteger os peixinhos até que possam chegar ao útero. Mas nem sempre essa quantidade é suficiente, e é nessa hora que muitas recorrem ao uso de lubrificantes que ao invés de ajudar, prejudicam a motilidade (velocidade) dos peixinhos, de maneira que eles não consegue nadar até o útero. Muitos vão inclusive matá-los (leia mesmo o post rsrs), ainda que sejam a base de água.

A falta de lubrificação podem facilmente ser contornada com o uso de lubrificantes (já sabe onde ler a respeito, né?... leia o post) especialmente criados para ajudar na concepção, mas não deixe de lado as preliminares com muito carinho, beijos e carícias, 15 ou 20 minutos de muita cumplicidade são fundamentais para animar qualquer um.

Cafeína


Tomar cafezinho pela manhã ou depois do almoço é um hábito muito comum. Contudo, estudos tem mostrado que a cafeína em excesso pode estar ligada ao risco de aborto, além de interferir na maturação do óvulo (o que compromete a fecundação), de forma que sem ovular você tem chance 0 de engravidar. 

Da mesma forma que o tabaco, você pode optar por ir deixando de consumir a cafeína aos poucos, evitando assim os sintomas de abstinência. Trocar o café comum pelo descafeinado também é uma boa saída. Lembre-se que não é apenas o café que contém cafeína, mas também chocolates, alguns medicamentos, chás e outras bebidas. 


Bebidas Alcoólicas


Embora não exista um estudo que determine qual a quantidade segura ou não de consumo alcoólico, o melhor é eliminar totalmente os chopps, cervejinhas, vinhos e afins da vida de pré-mãe. Além de evitar o risco de aborto, poderá também evitar que o álcool possa atrapalhar o bom desenvolvimento do feto. 

Lembre-se que tudo é por uma boa causa: ser mãe e ser pai! 

Ambientes quentes e uso de roupas íntimas apertadas


Esse é um item especial para o pré-pai, pois disso depende o bom desenvolvimento dos peixinhos dele. Você sabia que os espermatozoides necessitam de um ambiente com temperatura mais baixa que a do corpo humano? (Confesso que nem eu sabia!) E essa é a razão pela qual os peixinhos são guardados nos testículos, fora do corpo do homem. Se eles fossem produzidos em um lugar dentro do corpo, como ocorre no nosso caso com os ovários, os espermatozoides não se desenvolveriam (divina natureza!). 

Sabendo disso, você agora passa a entender o quanto o uso de cueca apertada pode prejudicar seu sonho de ser mãe pois afetam a contagem do esperma e sua qualidade. Da mesma forma, o homem precisa evitar ambientes quentes como saunas e também evitar banhos em banheiras quentes, para ajudar no amadurecimento e desenvolvimento saudável do esperma que leva em média de 2 a 3 meses.  


Esses são alguns cuidados que toda pré-mãe e todo pré-pai devem estar atentos para que o tempo de chegada do positivo seja o mais curto possível. Espero que tenham gostado e até a próxima!


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário