segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Uso prolongado de anticoncepcional atrapalha as tentativas de engravidar?

Depois de um longo período usando anticoncepcional eis que chega a hora de aumentar a família. O primeiro medo que aparece é se isso irá atrapalhar sua fertilidade. 


Desvendando o mito


Um dos métodos mais antigos para evitar a gravidez, o anticoncepcional revolucionou a forma de controlar o crescimento da família. Pode ser composta por um ou dois hormônios que se igualam aos produzidos pelos ovários durante a gravidez, o que faz com que o corpo iniba a ovulação por "acreditar" que há uma gravidez em curso. 

Cada organismo tem sua forma particular de reagir a ingestão desse(s) hormônio(s), de forma que algumas mulheres poderão sentir alguns efeitos colaterais como retenção de líquidos, dores de cabeça entre outros. Muitas mulheres por não entender direito o funcionamento do ciclo menstrual e da pílula pode então ter dúvida se o corpo não está "acostumado" a não ovular e se isso poderá ser permanente. 

Da mesma forma que cada mulher terá uma reação diferente ao uso do anticoncepcional, o retorno do ciclo menstrual, bem como a ovulação natural, levará um tempo diferente para cada pré-mãe. Em geral, o organismo poderá levar de 1 a 3 meses para deixar os efeitos do contraceptivo. Esse prazo poderá se estender em caso de uso da opção injetável de duração de 3 meses, já que o mesmo permanece longo tempo no corpo. 

Quem diz que demorou?


Muito comum ler alguns comentários de pessoas que afirmam que o uso da pílula dificultou sim engravidar. Nesse caso, a hipótese levantada por muitos médicos é o desconhecimento de outro fator de infertilidade previamente. 
Geralmente, a mulher passa a tomar contraceptivos (em pílulas ou injetáveis) no princípio da vida sexual. De forma, que não se houve uma investigação de fertilidade, já que isso era justamente o que a mulher que optou pelo anticoncepcional queria evitar(óbvio!!). 

No meu caso, por exemplo, que tenho SOP, só soube do problema alguns anos depois quando resolvi engravidar. Até então, acreditava que bastava esquecer um comprimido que engravidaria com certeza!

Algumas mulheres irão dizer que mesmo depois de parar o remédio e com exames normais demoraram mais de um ano para engravidar. Lembremos que uma gravidez pode levar um ano para que ocorra naturalmente em casais que não possuem qualquer problema de fertilidade. Soma-se a esse tempo, o período que o corpo levou para voltar a ovular normalmente (que é diferente em cada mulher e que também pode ser muito maior se foi feito uso de contracepção injetável).

Outro fator que possa estar contribuindo para a demora do positivo é que a investigação de fertilidade é feita, primeiramente, apenas pela mulher, nesse caso, até que se descubra que o problema é do parceiro aumenta a demora. 

Muitas vezes o problema está na cabeça da pré-mãe. Alguns fatores psicológicos, como culpa e até mesmo "punição inconsciente" pelo uso do contraceptivo ( pensar "antes não queria filho, então agora não conseguirá!") pode levar a alterar o ciclo menstrual, onde poderá ocorrer até a suspensão da ovulação devido a ansiedade.

E se eu não engravidar?


Essa pergunta deve ser respondida pela investigação conjunta dos pré-pais de fatores físicos que possam estar contribuindo no atraso da cegonha. E se descartando o fator físico, o casal pode optar pelo coito programado, onde haverá uma estimativa mais precisa do momento mais propício a concepção. 

São exames feitos para determinar em que data ocorrerá a ovulação (através de ultrassom seriada e níveis hormonais no sangue ou na urina), de forma a maximizar as chances de gravidez, indicando em quais dias o casal deverá namorar. É um ponto de partida e caso não haja resultado, pode-se então avaliar a opção por outros métodos de fertilização com uso de indutores ou inseminação artificial.

Ressaltamos então, que o tempo para engravidar pode ser maior devido a muitos fatores, entre eles a idade, que também deve ser levada em conta. Mas que de acordo com os médicos, o uso prolongado da pílula não é determinante para o fim da fertilidade, mas que pode atrasar a conquista do positivo, tudo dependerá de como seu corpo irá se organizar com o fim do uso do mesmo. O importante é não desistir jamais da conquista de um sonho. Quanto mais ferramentas você adicionar à caminhada pelo positivo, mais rápida chegará sua conquista. Até a próxima. 


Leia também:




Cuidados da pré-mãe

Os mitos sobre como engravidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário