quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Útero retrovertido

Algumas pré-mamães me chamam cheias de aflição, dúvidas ou apenas buscando saber mais a respeito de uma informação que consta na ultrassom ou que seu ginecologista identificou num exame físico. A tal posição do útero em retroversão. O que significa? Vai impedir de engravidar? Bem... aqui vou falar um pouco a respeito, vem comigo?

Cerca de 15 a 25% das mulheres (embora alguns sites falem em 30%) tem o útero retrovertido ou invertido, ou seja, ele se inclina para trás  em direção à parte de trás da pélvis.

c3batero-retroveso-y-normal-780x332


E o útero retrovertido apresenta sintoma?


Muitos médicos não consideram que a posição do útero seja uma anormalidade, mas apenas uma característica da mulher. Isso acontece pelo fato de a maior parte das mulheres não apresentar sintomas. No entanto, algumas mulheres podem ter dor na região do fundo da vagina durante a relação sexual, cólicas no primeiro trimestre da gravidez, e mais dificuldade ou dor para evacuar. E em casos assim, o melhor sempre é procurar seu médico para fazer um tratamento adequado dos sintomas.


Qual a causa do útero retrovertido?


Algumas situações podem levar a inclinação do útero:

  • Quando a menina cresce, o útero pode não se mover em uma posição de frente.

  • Um parto pode inclinar o útero, para frente ou para trás. Se os ligamentos que seguram o útero se alongarem, ou perderem sua tensão durante a gravidez, o útero pode se tornar inclinado. Na maioria dos casos o útero retorna à sua posição de frente depois do parto.

  • Cicatrizes resultantes de endometrioses ou miomas também podem inclinar o útero.

Tipos de retroversão


O útero retrovertido pode ser móvel ou fixo. No caso em que é móvel, algumas dores podem aparecer durante a relação sexual ou antes e depois da menstruação, mas em geral não causa problemas. Em caso do útero ser retrovertido fixo, pode resultar em dores crônicas na região pélvica, e diferente do retrovertido móvel, pode aparecer tanto durante quanto depois da relação sexual, podendo se estender por horas após, dor ao urinar, além de poder trazer problemas para a gravidez.

Tratamento para útero retrovertido


Em casos assintomáticos não existe necessidade de tratamento algum. Mas caso você esteja com alguns sintomas incomodando, o médico poderá sugerir uma cirurgia para reposicionamento do útero. A suspensão uterina pode reduzir a dor experimentada durante a relação sexual e menstruação.

O procedimento de elevação do útero é um método novo e melhorado para a realização de uma suspensão uterina, e tem provado ter menos complicações de pós-operatório do que outros procedimentos de suspensão uterina.

Existe algumas formas de modificar a posição do útero:

  • Através de exercícios físicos, onde a mulher flexiona seus joelhos em direção ao seu peito, podem ajudar a reposicionar um útero retrovertido temporariamente. No entanto, este exercício não será eficaz se o útero se tornou virado por causa de endometriose, miomas ou infecções pélvicas.

  • Com a colocação de Pessários, que são um tipo de plástico ou dispositivo de silicone colocado na vagina para se reposicionar um útero retrovertido. Essa é geralmente considerada uma solução temporária para a dor, pois o longo uso pode causar infecções vaginais.

Posso engravidar mesmo com útero retrovertido?


Sim! Caso seja verificado que a infertilidade se dá pelo posicionamento do útero e não de outros fatores, seu médico poderá indicar a cirurgia para suspensão uterina, embora essa solução não seja comum. Claro, antes você poderá tentar engravidar utilizando algumas posições sexuais diferentes.

Posições que ajudam a engravidar


Por causa da posição do útero, algumas posições podem ajudar com que os peixinhos cheguem ao útero. Diferente da habitual posição conhecida como papai e mamãe. A pré-mãe com útero retrovertido deve optar por posições em que ela fique de costas para o pré-pai. Como:




Lembre-se também de ficar deitada com o bumbum para cima durante alguns minutos após o namoro para manter os peixinhos no caminho certo. Deixar alguns travesseiros embaixo na direção da pelve de forma que o bumbum permaneça elevado.

Um útero retrovertido pode afetar a gravidez?


Geralmente entre a décima e a décima segunda semana de gestação, o útero não mais estará virado, oque pode não causar dificuldade para gravidez ou o parto, porém, se o útero não se mover para uma posição de “meio”, o aborto pode ocorrer, mas é muito raro.

feto-utero
Posição do feto no útero


 Como vimos, ter o útero retrovertido não é um bicho de sete cabeças. Basta algumas dicas para ajudar no processo e logo você deixará de ser pré-mãe para ser mãe em toda sua honra e glória. Até a próxima!


Leia também:


.

7 comentários:

  1. bao tarde eu tem meu urtero retrovertido como vc pode mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, se quer engravidar vc pode tentar namorar usando uma das posições mostradas no post. Boa sorte flor!

      Excluir
  2. Eu tenho útero bicarno invertido...Seria o mesmo procedimento da materia acima!?

    ResponderExcluir
  3. Oi eu sou Raquel tou com o celular do meu marido e quero saber como devo engravidar rápido?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber as posições para engravidar, tenho o útero invertido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invertido seria o mesmo que retrovertido. As posições do post vão te ajudar. Boa sorte.

      Excluir