terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ansiedade: Como Esperar sem desesperar

teste-gravidez-580x255

Toda pré-mãe já leu ou ouviu falar que ansiedade atrapalha na hora de engravidar. Como se fosse fácil não ficar ansiosa né? Mês após mês nós imaginamos se enfim chegou a nossa hora de realizar o maior sonho da pré-mãe. Como não pensar constantemente no que fazer para apressar a chegada da cegonha?

Vou logo dizendo que essa é a tarefa mais difícil de realizar. Podemos aguentar a lista infindável de remédios para controlar o ciclo. Podemos aguentar (ao menos tentar suportar...) as cobranças da família, amigos e até do companheiro. Mas como lidar com a nossa própria cobrança? São tantas perguntas, tantas inquietações que vou tentar pincelar apenas um "norte" diante de tantas situações. Espero que ajude!

Conheça suas chances


ansiedade-para-engravidar-620x455

Muitas pré-mães não conhecem quais são as chances de concepção durante um ciclo. Deve-se somar as questões físicas e psicológicas e saber que apesar de querer, nem tudo podemos controlar.


Uma mulher com menos de 35 anos, que namora frequentemente, sem nenhum problema físico, cujo marido também é saudável e vivendo as mil maravilhas com o maridão (sortuda!!!) tem cerca de 20% a 25% de chances de engravidar no mês! Isso tudo se ela for zen... tranquila... e nada afete seu humor! (Isso existe?). Caso contrário, se ela for com nós meras mortais... não é bem assim. Além da questão física há sempre uma muvuca de hormônios que nos fazem querer matar o marido pela manhã e não viver sem ele a noite.


Cerca de 85% dos casais conseguem engravidar no primeiro ano e 8% no segundo ano. O percentual restante, cerca de 7% dos casais, demora um pouco mais para engravidar e um acompanhamento médico pode ser necessário. No caso de casais com mais de 35 anos é aconselhado o acompanhamento médico a partir dos 6 meses de tentativas para, através de exames, verificar a fertilidade do homem e da mulher.

Não devemos esquecer que tudo isso são apenas números estatísticos e que se engravidar fosse simples matemática provavelmente você não estaria aqui. Com a preocupação de manter relações no período fértil, o casal pode perder a naturalidade na hora de namorar e a ansiedade complica ainda mais todo o processo.

Como o corpo da mulher lida com o efeito da ansiedade


Um dos primeiros efeitos que a ansiedade pode causar é o desequilíbrio hormonal, que leva a ciclos irregulares e até a anovulação.

A ansiedade também aumenta a produção da epinefrina (adrenalina) que além de dificultar a fecundação por deixar o corpo feminino tenso e dificultar a locomoção dos espermatozoides, também estimula a produção de oxitocina que provoca a contração uterina, ou seja, se o óvulo for fecundado ele poderá ter dificuldades para se fixar no útero e que tentará expelir esse corpo (o óvulo) constantemente.

ovulac3a7c3a3o


Muito comum conhecermos mulheres que apresentam todos os sintomas de gravidez, como enjoos, cansaço, dor nos seios e até mesmo atraso menstrual, mas em seguida vem a monstra para acabar com toda alegria da pré-mãe. O que muitas desconhecem, é que a ansiedade pode ter contribuído para expulsão do óvulo naturalmente, sem que as mesmas tenham conhecimento do início da gestação.

Pré-papai também fica ansioso


ansiedade-fertilidade-260x185
A Ansiedade também pode causar desequilíbrio hormonal no homem, levando a alterações na concentração e sabemos como isso pode atrapalhar os namoros. Além da alteração morfológica, a habilidade de locomoção dos peixinhos pode ser comprometida. E o complicador mais conhecido é a disfunção erétil e problemas na ejaculação, bem como a diminuição da libido.


E para não desesperar?


acabar20com20oes20tresse
Melhore a cumplicidade do casal. Aumentar a intimidade do casal fará com que os namoros sejam visto como horas de diversão.
A pré-mãe deve esquecer que o namoro é mais uma tentativa de encomendar o bebê. Ao manter relação apenas com intuito de engravidar a mulher pode liberar mais epinefrina (adrenalina) e dificultar a fecundação do óvulo. Invista nos carinhos e em preliminares, deixe-se levar pelo momento, ou melhor, pelas carícias do amado. Além de contribuir para a chegada ao ápice da satisfação, a mulher estará mais relaxada e seu corpo melhor preparado para a concepção.

engravidar3
Álcool e tabaco também são responsáveis pela dificuldade de engravidar pois atrapalham a fertilidade tanto da pré-mãe como do pré-pai. Mesmo que não sejam fumantes, o melhor é manter distância de quem fuma. Drogas naturais ou sintéticas também prejudicam a fertilidade, então fique longe!



Young smiling woman making fruits smoothies with blender
Mantenha uma dieta equilibrada pois um corpo saudável e fértil é essencial para engravidar e para manter a gravidez. Corpos muito magros ou obesos também atrapalham a fertilidade do homem e da mulher, além de trazer várias complicações na gestação.



dificuldade-engravidar-350
Por último, encontre um médico amigo ou um amigo médico e tire todas suas dúvidas. Conversar sobre as inquietações é uma forma de aliviar a ansiedade. Além de que a ansiedade também está ligada ao medo do desconhecido, então, quanto mais se informar a respeito, melhor estará preparada para enfrentar essa vida louca de pré-mãe.


Lembre-se também que o filho é o resultado de uma relação de amor e companheirismo. Invista na relação com o marido, com amor e cumplicidade será muito mais fácil. Boa sorte e até a próxima!


Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário