quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lubrificantes para engravidar


Não é novidade para ninguém que para haver a concepção os peixinhos do parceiro devem chegar em boas condições junto ao óvulo. Mas para que isso ocorra, o ideal é que sua jornada seja o mais curta e rápida possível. O que muitas pré-mães não sabem é que o caminho até a chegada ao útero é um ambiente muito hostil para os espermas. Então esse caminho não é nada fácil. Esse é uns dos motivos para a demora em conseguir um positivo.

 Um longo caminho


Que o sistema reprodutor da mulher é algo sagrado ninguém duvida. E é por ser especial para a mãe natureza que há um "sistema de segurança" para garantir que ele fique a salvo de ataques (sejam de infecções, coceiras, ardências ou qualquer coisa que represente perigo).



O sistema que garante a segurança reprodutiva é chamado de flora vaginal. Ele é formada por micro-organismos posicionados e organizados para impedir a entrada de qualquer corpo estranho que possa causar problemas. Contudo, para que ela funcione adequadamente, deve haver um equilíbrio entre esses micro-organismos. Infelizmente, muitas vezes só lembramos que devemos cuidar desse órgão quando algo vai mal ou no caso das pré-mães, quando ele pode estar afetando as chances de engravidar.

Como a flora vaginal pode atrapalhar


Muitas já ouviram falar de alimentos ácidos (são os que costumam dar azia) e alimentos básicos (os que ajudam a acabar com a azia). Isso tem relação com o pH deles. De forma simples, o pH é uma escala que define a concentração de hidrogênio de uma solução (onde 7 é o valor neutro da escala, abaixo de 7 são ácidas e acima de 7 são alcalinas ou básicas). Não quero me deter nas explicações químicas, mas isso é apenas para que possamos entender como funciona com a flora vaginal.



Da mesma forma ocorre com a flora vaginal, para manter o ambiente seguro "contra intrusos", o corpo mantém o pH dessa região ácido, fazendo com que qualquer corpo estranho não consiga se manter vivo por muito tempo e é nessa hora que isso pode complicar as tentativas da pré-mãe.


Os bacilos de Döderlein são os responsáveis pela acidez natural da flora vaginal. Eles vivem na parede da vagina e alimentam-se de glicose que se transforma em ácido láctico criando um ambiente pouco favorável à instalação de micróbios responsáveis por causar doenças. O que ocorre é que sua alimentação (a glicose) é a mesma utilizada pelos micro-organismos invasores para sobreviver, protegendo assim a região íntima da mulher. Infelizmente, isso também ocorre com os espermatozoides, de maneira que poucos são rápidos e fortes o suficiente para chegar até o útero.


Equilíbrio é tudo


Existem formas de ajudar então a equilibrar o pH da vagina facilitando a vida (literalmente) dos peixinhos do marido. Uma delas é manter uma vida saudável, além claro, de manter uma boa higiene íntima. Isso faz com que nossa imunidade esteja assegurada, dificultando a promoção de doenças. Devemos lembrar que alguns fatores como menstruação, sexo, remédios e anticoncepcionais podem acarretar o desequilíbrio do ambiente vaginal, o que faz com que o corpo trabalhe mais para restabelecer a ordem.

Algumas doenças como insuficiência renal e lúpus podem afetar muito a imunidade do corpo, contribuindo então para desregular o sistema de proteção vaginal. Diabetes e estresse também podem afetar o equilíbrio da flora vaginal, bem como o uso de cremes vaginais. Doenças como Candida sp (candidíase), chlamydia trachomatis (clamídia) e Streptococcus B requerem cuidados redobrados pois podem acarretar em maiores danos que desequilíbrio da flora vaginal.

Alimentos que regulam a flora intestinal contribuem também no equilíbrio vaginal pois estão interligados. A ingestão de iogurte com lactobacilos, alimentos ricos em vitamina C são úteis para a recuperação do pH da região. Lembre-se que coceira, odor, ardência ou corrimento persistente devem ser motivos para procurar ajuda médica.


Lubrificantes: quais ajudam e quais não ajudam


A grande questão é como ajudar que os espermatozoides cheguem bem ao útero? Para isso, além de sobreviverem ao pH da vagina, eles devem conseguir se locomover até o mesmo. Existem diversos tipos de lubrificantes, de acordo com a substância principal usada em sua formulação. Dentre os mais comuns estão os lubrificantes à base de petróleo, à base de óleo, à base de água e à base de silicone. Vale salientar que quanto mais artificial sua fórmula, mais ele irá prejudicar a chegar do esperma até o útero.

Quando estamos no período fértil, temos o muco cervical (leia mais a respeito aqui) que ajuda naturalmente a locomoção dos peixinhos. Mas algumas vezes, podemos não ter muco natural suficiente, então alguns lubrificantes ajudarão nesse processo. Porém não é qualquer lubrificante que vai ajudar, na verdade, alguns podem mesmo atrapalhar a concepção.


Lubrificantes a base de água


Alguns fabricantes descrevem que por ser um lubrificante a base de água, não interferem na concepção, já que não contém espermicida em sua fórmula. Contudo, há estudos que garantem que apesar de não conter espermicida, ele interfere muito na consistência do muco cervical, fazendo com que os espermatozoides não consigam se locomover adequadamente.

Lubrificantes amigos da concepção


Esses são os que mais interessam à nós pré-mães. Muitas nunca ouviram falar a respeito, mas eles são uma ótima ajuda para os peixinhos.

Feitos com a consistência que imita o muco cervical fértil (o conhecido clara de ovo), contribuem para que os espermatozoides fiquem mais tempos vivos pois equilibram o pH da vagina. Eles envolvem os espermatozoides igual o muco fértil natural, protegendo sua locomoção até o útero. Os mais conhecidos são:


Yes Baby


Diferente dos demais lubrificante do gênero que são utilizados apenas na fase pré-ovulatória, segundo o fabricante, foi criado para ser utilizado nas fases pré e pós-ovulatória. O lubrificante vem já no aplicador, que facilita muito o uso, e também vem definido quais deles são para utilizar antes da ovulação e quais são para depois. Ele combate a secura vaginal, ajuda na locomoção dos espermatozoides e os aplicadores pós-ovulação ajudam na fecundação pois contém lubrificante orgânico hidratante que restaura a vagina para seu pH natural, garantindo um ambiente saudável para o implante do óvulo fecundado e ainda, segundo o fabricante, protege contra infecção vaginal.


Pre-Seed



Pre-Seed também encontra-se na categoria de lubrificantes amigos da fertilidade, foi projetado para imitar o muco cervical fértil no seu pH, concentração de íons e consistência. Pre-seed é formulado com antioxidantes para ajudar a apoiar o esperma em sua jornada para fertilizar o óvulo com glicerina livre para permitir que os espermatozoides nadem livremente. Também é fácil de usar pois acompanha aplicador, mas tem que colocar o lubricante em cada um antes de usar, não é como o Yes Baby que os aplicadores já vem com a dose pronta para uso.

Conceive Plus


O mais conhecido por nós brasileiras. Muito comum na europa, ele possui na sua composição íons de cálcio e magnésio que são compatíveis com o sêmen e com o muco da vagina, mantendo o esperma viável e as chances de engravidar aumentam, pois estes iões são essenciais para a fertilização.

Sua textura facilita com que os espermas possam chegar mais rapidamente ao óvulo aumentando as chances de gravidez.
Sua fórmula imita as secreções naturais da mulher durante o período ovulatório, osmolalidade e viscosidade (espessura) do muco cervical fértil e equilibra o pH vaginal, tornando o ambiente ideal para a sobrevivência dos peixinhos.

Existem outros lubrificantes que ajudam na concepção mas confesso que não ouvi relatos ou quem os tenham usados, de forma que deixo apenas os que eu conheci por usar ou por conhecer relatos de pessoas próximas que engravidaram com ele. Ah e só para constar, a saliva também pode contribuir para a acidez da vagina, de forma que é bom evitar utilizá-la para ajudar na lubrificação íntima. Qualquer dúvida só perguntar e até a próxima.

Leia também:

Engravidar sem muco fértil é possível?

Como sentir o colo do útero

Nenhum comentário:

Postar um comentário