sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Uxi Amarelo e Unha de Gato


Uxi amarelo e unha de gato é uma combinação bem conhecida no mundo das pré-mães para ajudar na conquista do positivo. As propriedades curativas e que beneficiam muito as mulheres com problemas como miomas, ovário policístico, endometriose, infecções no útero e irregularidade menstrual. Pessoalmente, já usufrui do uso dessa combinação e apesar do meu ginecologista discordar, conquistei um positivo com eles. Conheça um pouco mais a respeito deles e no final, deixarei o meu depoimento de quando engravidei com ele. 

O que é Uxi Amarelo?


Uxi Amarelo é uma árvore de grande porte, que pode chegar até 30 metros de altura, que possui em sua casca propriedades medicinais. Seu nome científico é Endopleura Uchi mas pode ser encontrada também com os nomes de axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de artrite, bursite, reumatismo, asma, problemas do coração, diabetes, cirrose, febre, asma, gastrite, herpes, pressão alta, infecções urinárias, inflamação do útero, miomas, prostatite e úlceras gástricas, pois tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, depurativa, diurética, imunoestimulante e vermífuga. 

O que é Unha de Gato?




A Unha de Gato é uma planta trepadeira que pode alcançar de 30 a 40 metros de altura, presente na floresta Amazônica e em outras áreas tropicais da América do Sul e Central, incluindo Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Trinidade, Venezuela, Suriname, Costa Rica, Guatemala e Panamá. Seu nome científico é Uncaria Tomentosa, existe outra espécie de unha de gato, contudo não tem as mesmas propriedades que a Uncaria Tomentosa, de forma que não é indicada para uso durante as tentativas de engravidar. Possui propriedades analgésica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antiproliferativa, antitumoral, antiviral, cito protetora, citostática, citotóxica, depurativa, diurética, hipotensiva, inumo-estimulante, imunomoduladora. É indicada para tratamento de asma e inflamações do trato urinário, para recuperação do parto, purificador dos rins, para cura de ferimentos profundos, para artrite, reumatismo e dor óssea, para controlar inflamação e úlceras gástricas, tumores e para câncer, hemorragias, irregularidades na menstruação, cirrose, febres, abscessos e gastrite.

Tribos indígenas no Peru utilizam a planta como contraceptivo, mas para isso deve ser consumido em altas doses, cerca de 5 a 6 kg da raiz da planta reduzido em pouco menos de um copo. Para ter efeito contraceptivo, seria necessário a ingestão dessa dose diariamente durante o período de menstruação por três meses consecutivos, o que supostamente causa esterilidade por três a quatro anos.


Como tomar para engravidar?


Para quem deseja fazer uso da combinação de uxi amarelo e unha de gato, deverá tomar o chá das plantas pela manhã e no almoço. Caso não goste ou tenha dificuldade na ingestão de chás, poderá consumir em cápsulas, que podem ser compradas em sites especializados, casas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação. Para fazer o chá, basta seguir a receita abaixo:

Uxi amarelo: Coloque uma colher de sopa de casca de uxi triturada (pode ser o extrato também) em meio litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Assim que o chá ferva, coloque na potência mínima e deixe ferver mais dez minutos, com a panela tapada. Retire do fogo e deixe repousar cerca de 10 minutos com a panela tampada. Após coar, o chá já pode ser consumido.  Tomar uma xícara pela manhã e outra a tarde (eu prefiro no almoço). 

Unha de gato: Coloque de 10 a 15 gramas da casca ou da raiz em meio litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Assim que o chá ferva, coloque na potência mínima e deixe ferver mais dez minutos, com a panela tapada. Retire do fogo e deixe repousar cerca de 10 minutos com a panela tampada. Coe antes de consumir o chá. Tomar uma xícara pela manhã e outra a tarde. 

Todo o preparo dos chás deve ser consumido no mesmo dia e no dia seguinte deve ser feito um novo chá fresco pois com o tempo o chá perde suas propriedades medicinais. Algumas pessoas preferem fazer os dois chás juntos. O tratamento deverá ser feito a partir do primeiro dia do ciclo menstrual até a ovulação, já que seu consumo é desaconselhado em caso de gravidez. 

Se sua opção for pelo tratamento com as cápsulas, o consumo deve ser feito no mesmo período que os chás, onde tomar uma cápsula pela manhã e outra no almoço até a ovulação.
Apesar de se tratar de um tratamento natural, não se deve esquecer que nem sempre um tratamento que funcionou para uma pessoa, funcionará para outra, bem como as reações às substâncias podem ser diferentes em cada mulher. Não é aconselhado o uso de chás durante a gravidez pois há riscos de má formação do feto ou mesmo abortos. Se não tiver certeza que não está grávida, o melhor é escolher outra forma de tratamento. 

Minha história com Uxi e Unha de Gato


Para quem já me acompanhada sabe que tenho SOP e infelizmente, ovular é a grande dificuldade de quem convive com a síndrome. Numa dessas pesquisas pela internet, encontrei uma reportagem a respeito (veja aqui!). Como não sou adepta a chá ou qualquer tipo de tratamento com ingestão de líquidos, resolvi pedir as cápsulas de uxi e unha de gato. Antes de iniciar o tratamento, já havia feito uma ultrassom que mostrou que os microcistos persistiam. Meu GO fez o que todo médico sem coração (brincadeira, só drama mesmo!), me passou anticoncepcional. Antes de começar a tomar os AC por três meses, eu resolvi testar a eficiência das ervas e para não interferir resolvi consumir as cápsulas por 1 mês e ver se haveria algum efeito nos cistos. Meu ciclo havia começado em 17/09 (2013) e havia feito a ultra antes disso. As cápsulas chegaram em 23/09 e foi quando comecei a tomar. Como queria testar as cápsulas, não fiz a pausa depois que ovulei, ou seja, era pra tomar até metade do ciclo e eu tomei sem parar. No dia 28/10 fiz outra ultrassom e apesar de estar "atrasada", não liguei pois a SOP deixa o ciclo irregular mesmo. Para minha felicidade, naquele dia descobri minha gravidez (apenas o saco gestacional). Acredito que as cápsulas foram essenciais para a conquista do positivo e embora não tenha conseguindo o feito novamente, super recomendo para quem deseja conquistar seu positivo. 

Espero que tenham gostado e até a próxima.




8 comentários:

  1. Fiz meu usg em 7/7/2017 é o volume do meu útero era de 579cm3. Fui em 3 médicos, e todos me falaram de tirar o útero e que estava única opção devido tamanho. Fiquei arrasada. Comecei a tomar Uxi amarelo, unha de gato (chá e cápsulas) , Saúde da mulher ( laboratório EMS) e fazer acupuntura ( agosto de 2017). Ontem 4/10/2017 fiz um usg é meu útero está com 204cm3, diminuiu 375. Acredito que estarei curada em mais 3 meses. Acreditem nessas alternativas, os 3 médicos não apoiaram que eu tomasse, e eu tomei e estou vendo uma melhora significativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, que maravilha sua experiência. Espero que logo esteja tudo certo com sua saúde!

      Excluir
  2. Eu tenho trompas obstruida tomei o chá unha de gato e ipê roxo fiz os dois juntos e colocava na geladeira. Tomei três meses e ainda esperando um positivo. Obs:tento a 11 anos 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casos de obstrução das trompas os chás não poderão ajudar já que os óvulos não chegariam até o útero para fecundação. Há riscos de gravidez nas trompas o que é bastante perigoso. O melhor é conversar com seu médico e talvez tentar um processo de fertilização in vitro.

      Alguns posts que poderão ajudar:

      https://mamysonhadora.blogspot.com/2017/05/trompas-obstruidas-o-que-e-e-como-tratar.html

      https://mamysonhadora.blogspot.com/2016/03/fertilizacao-in-vitro-fiv.html

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Tenho certeza que não estou grávida já fiz o Beta e não mmestru há três mrses, meu chá chegou hoje será que posso começar a tomar ou tenho que tomar anticoncepcional e esperar até menstruar para começar a tomar. Tenho SOP.

    ResponderExcluir
  4. Tenho Ovários Policistico ,estou louca pra tomar unha de Gato e uxí amarelo

    ResponderExcluir