Utilizada para limpar o organismo, a água inglesa ganhou fama em ajudar a engravidar. Apesar de não ter descrita essa finalidade na bula, era indicada por alguns médicos (antigamente) para ajudar na limpeza e cicatrização do útero após aborto ou pós-parto.
O que é água inglesa?
Trata-se de um remédio fitoterápico que ajuda no funcionamento do sistema digestivo (de acordo com a bula) e também melhora o apetite. Embora não apresente nenhuma informação de que ajude a engravidar, é utilizado por muitas mulheres para esse fim. Composto por ervas amargas, age sobre a mucosa do aparelho digestivo, estimulando a produção do suco gástrico, facilitando assim a digestão.
Para quê é indicada?
Algumas pessoas indicam a água inglesa para limpar o útero e desintoxicar o organismo após longos períodos de uso de anticoncepcionais ou ainda após a utilização de indutores de ovulação. Também existem indicações de uso para quem sofre com endometriose ou infecções uterinas.
Antigamente era mais indicada para limpeza do útero após abortamento ou pós-parto para eliminação dos resíduos uterinos. Ou ainda para auxiliar na produção de leite durante a amamentação.
Muitas pré-mães então usam a água inglesa no início do ciclo para limpar o útero de qualquer coisa que esteja impedindo que ocorra a ovulação e a implantação do embrião.
Contra-indicação
Ainda que seja um remédio natural, devemos tomar alguns cuidados na hora de utilizar. O primeiro deles é ter CERTEZA de não estar grávida. Esse é um ponto muito delicado pois nem sempre se consegue essa certeza no início de um novo ciclo como é indicado o início do tratamento. Embora muitas mulheres façam seu uso sem ao menos fazer um teste de gravidez, sabemos que um teste negativo no início do ciclo não descarte totalmente a possibilidade de gravidez. Outra questão, nesse caso pessoal, é que não acredito muito nessa história de fluxo forte descarta gravidez, pois já presenciei casos de gravidez em que a mulher além de ter fluxo normal, apresentou mais de um ciclo "menstruando".
O medicamento não deve ser utilizado por pessoas com hiperacidez estomacal, epilepsia, gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do intestino irritável, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, Mal de Parkinson, hepatopatias, dispepsias hiposecretoras ou ainda por pessoas com hipersensibilidade ao remédio ou a seus componentes.
Como tomar?
Como é indicado para aumentar o apetite, na bula a instrução é tomar antes das refeições. Se você é magrinha e quer aproveitar para tentar aumentar o peso, pode ingerir dessa forma. Mas se engordar não é opção, preferirá ingerir após as refeições. A quantidade indicada é de 1 cálice (30ml). Diluir em água ajudará a tomar já que seu gosto é forte.
Um frasco de água inglesa costuma durar em média 7 dias, por isso o melhor é tomá-lo no 1º dia da menstruação e também não prejudicará a ovulação.
Não utilize em conjunto com outros medicamentos, principalmente os que são hormonais, como anticoncepcionais ou indutores de ovulação. Também evite fazer uso juntamente com o regulador Saúde da Mulher (conhecido também como Elixir de Agoniada).
Onde encontrar?
A água inglesa é facilmente encontrada à venda em farmácias, casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Pode ser adquirida sem necessidade de receita médica.
Cada pessoa tem uma reação diferente à diferentes tipos de medicamentos ou mesmo alimentação. De forma, ainda que escute que uma pessoa tomou e não sentiu nada ou que outra tomou e foi horrível, cabe a você observar qualquer sintoma que sinta ao fazer uso da água inglesa ou qualquer medicamento. Caso não se sinta bem, não tenha receio de parar seu uso imediatamente. Lembre-se que mesmo que não consiga o resultado esperado do remédio, poderá tentar outras formas de conseguir o positivo, sem prejudicar seu bem-estar. Boa sorte e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário