sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Metformina para tratar SOP


Embora seja muito conhecida pelas pré-mães, a metformina ainda enfrenta resistência de alguns ginecologistas para tratar a síndrome dos ovários policísticos. 

Muitos estudos estão disponíveis e registram a eficácia da metformina no tratamento de pacientes que, devido a SOP, tem resistência insulínica (hiperinsulinemia) devido ao aumento de insulina no corpo. 

Insulina no corpo e SOP


Para entender a SOP, devemos conhecer o papel da insulina no nosso organismo. 

Todo alimento tem um índice glicêmico (quantidade de açúcar presente no alimento) e uma carga glicêmica (quantidade de insulina necessária para digerir o açúcar), ou seja, para que esse açúcar seja aproveitado pelas células, há uma quantidade de insulina (hormônio que transporta esse açúcar para as células) certa. 


A SOP atua então fazendo com que o corpo tenha uma resistência à insulina, indicando que não há insulina suficiente no corpo para digerir o açúcar. Imaginemos que um alimento tenha uma carga glicêmica 3, isto é, precisa de 3 cargas de insulinas para cada 1 de açúcar (isso é só para ficar mais fácil entender!). Quando consumimos esse alimento com 1 carga de açúcar, o corpo com SOP entende que não tem insulina suficiente para digerir e diz que precisa de mais, mesmo tendo 3 cargas de insulinas. Ou seja, nesse nosso exemplo, mesmo o corpo tendo carga de insulina suficiente para transportar o açúcar ele aumenta essa quantidade. O grande problema é que a insulina também faz com que a proteína globulina aumente, e é ela a responsável por levar outros hormônios para as células, entre eles, os andrógenos (masculinos). Isso faz com que a mulher com SOP tenha uma quantidade alta de hormônios masculinos no corpo. Com mais hormônios masculinos, a ovulação é inibida. 


O papel da metformina


A metformina é um medicamento hipoglicemiante que age aumentando a sensibilidade à insulina. Ela modifica o metabolismo dos carboidratos e lipídeos (gorduras), fazendo com que diminua a quantidade de glicose (açúcar). Com menos açúcar, o corpo entende que não necessita de tanta insulina. Menos insulina é menos globulina no corpo, diminuindo assim a quantidade de hormônios andrógenos no corpo. Com o equilíbrio de hormonal restaurado a mulher volta a ovular normalmente. 

Metformina no tratamento de SOP


Como mencionei no início do post, muitos ginecologistas ainda não acreditam no tratamento da SOP pela metformina. Não conheço quais pontos de vistas são defendidos pelos mesmos, mas já li vários estudos que indicam exatamente o contrário. 

Pensei em colocar os estudos aqui, mas o foco do post é para alertar que o medicamento pode sim ser utilizado pelas pré-mães com SOP. Então se seu ginecologista prefere passar anticoncepcional ao invés de passar metformina, talvez seja a hora de trocar de médico. Acho que deve prevalecer o desejo da mulher. Muitos médicos não se importam de passar AC e fazer com que a mulher espere, afinal "são só alguns meses!" Infelizmente alguns médicos perdem (se é que já tiveram) a conexão de confiança com a paciente. Ignorar o conhecimento da paciente sobre alternativas de tratamentos apenas por "ser o médico" é muitos vezes apenas orgulho ferido. 

Efeitos colaterais 


Esse é o receito de algumas pré-mães quanto a optar pelo tratamento com metformina. Geralmente, nos primeiros dias de uso, o medicamento pode dar um desarranjo estomacal. Mas isso tende a melhorar depois que o corpo se acostuma com a metformina. Então se apresentar enjoos ou diarreias quando começar a tomar o remédio, não se assuste e mantenha o foco no positivo. Toda pré-mãe é perseverante e logo tudo melhora. Mas se o mal estar não passar dentro de uns dias, o melhor é ajustar a dose com seu médico. Começar o uso do remédio pela manhã é o melhor (na minha opinião) pois não faz com que você tenha uma noite de rainha!

O que penso a respeito


Antigamente usar-se do título para dizer que a paciente não tinha ideia do que estava falando poderia até ser aceito, mas num mundo onde a informação está ao alcance das mãos já não é mais sensato. E se esse for o caso, nada mais justo que lançar-se de argumentos convincentes para esclarecer o motivo de não adotar determinado tratamento. 


É importante não ter medo de questionar seu médico quanto ao uso de um tratamento e do motivo por não optar por outro. O médico deve está atualizado com os estudos, muitas coisas que antes eram desaconselhadas para manter-se saudável, hoje são inclusive indicadas. Então fique de olho! Não permita que alguém atrase seu sonho sem uma explicação plausível! Se for o caso, mude de médico ou escute uma segunda opinião. Corra atrás do seu positivo e boa sorte!







Nenhum comentário:

Postar um comentário