É comum depois de um tempo tentando conquistar o positivo se deparar com uma expressão que muitas mulheres não conhecem bem: gravidez química. E muitas pré-mães ficam se perguntando se poderia ter sido evitado e se foi alguma atitude dela que fez com que a gravidez não se desenvolvesse. Conheça um pouco mais a respeito desse assunto:
O que é gravidez química?
Gravidez química ocorre quando a mulher fica apenas alguns dias grávida. Nesse caso houve a fecundação do óvulo por um espermatozoide, e o hormônio da gravidez (hCG) começou a ser produzido. Muitas mulheres, principalmente as que não estão tentando engravidar, não fazem nem ideia de que engravidaram. Normalmente são as tentantes que fazem o teste mais cedo, antes do atraso, que percebem um teste positivo, geralmente com uma linha bem fraca, indicando que a gravidez está bem no início. A decepção costuma ser seguinte ao novo teste mas agora, com resultado negativo. Algumas mulheres costumam achar que o teste indicou um falso positivo, mas que na verdade, tratava-se apenas de uma gravidez que não evoluiu. Saiba mais sobre Teste de Gravidez.
Qual a causa da gravidez química?
O corpo tem mecanismos para garantir que uma gravidez inviável não evolua. Problemas com os cromossomos, que podem ser devido a algum distúrbio hormonal, são a maior parte das causas de gravidez química. Uma outra causa pode ser infecção que pode ser tratada com antibióticos prescritos pelo médico. Algumas vezes a gravidez teve problemas na fase de implantação, que pode ser pelo local em que o embrião se implantou, como é o caso da gravidez ectópica ou pela falha na implantação durante a nidação, neste caso podendo ser por causa de um endométrio atrófico. Defeitos genéticos também levam a gravidez química. Alguns defeitos genéticos dos pais ou até mesmo a má combinação genética do casal pode levar a uma gravidez química, mas que necessita de investigação detalhada para ser confirmada.
Outro aspecto que pode fazer com que a gravidez não evolua é quando existem anormalidades uterinas, tais como fibroides (também conhecidos como mioma, leiomioma, e fibromioma) presentes no útero, no momento da implantação. Estes podem ser detectados através de testes.
Outro aspecto que pode fazer com que a gravidez não evolua é quando existem anormalidades uterinas, tais como fibroides (também conhecidos como mioma, leiomioma, e fibromioma) presentes no útero, no momento da implantação. Estes podem ser detectados através de testes.
Devo me preocupar caso tenha uma gravidez química?
Normalmente, quando há gravidez química o hCG deixa de ser produzido e a gravidez é interrompida espontaneamente. Com a queda no hormônio, a menstruação deve descer normalmente depois de alguns dias, sem que haja necessidade de intervenção médica. Se a menstruação não aparecer em até uma semana, então é necessário procurar o médico.
Muitos médicos não consideram a gravidez química como uma perda, já que ela costuma ser interrompida no período que seria normal ocorrer a menstruação. Mesmo que seja feito um exame de ultrassom, não há tempo suficiente para que o saco gestacional possa a ser visualizado, ao contrário do que acontece no aborto espontâneo e na gestação anembrionaria.
Não há restrições para voltar a tentar engravidar novamente no próximo ciclo, embora os sentimentos possam ser confusos já que houve a euforia de ver um resultado positivo seguido de outro negativo. É importante, olhar o aspecto positivo dessa experiência, que é a confirmação de que se houve uma gravidez química, uma nova gravidez, dessa vez viável e que se desenvolva tranquilamente é mais que possível.
Como saber se houve uma gravidez química?
Em geral, a gravidez química é descoberta depois de um teste de gravidez positivo e quando novo teste é feito, o resultado é negativo, ou quando a menstruação vem depois de poucos dias de atraso apesar do teste positivo. Assim, os testes que ela realizar após a menstruação terão resultados negativos.
Exemplo de teste positivo que pode indicar gravidez química |
É comum que o teste positivo, no caso de gravidez química, seja menos intenso que o teste feito após um tempo de atraso menstrual, de forma que a linha do teste (no caso de teste de farmácia) seja muitas vezes quase imperceptível. No caso de uma gravidez que se desenvolva normalmente, o teste positivo em geral irá escurecer mais em relação aos primeiros testes feitos.
Outro sintoma é que o sangramento pode ser mais intenso do que o comum e durar mais de cinco dias.
No sangue menstrual pode conter resíduos do embrião, por isso a intensidade aumenta. Na maioria dos casos não há dor ou sintomas associados a gravidez, pois o problema ocorre ainda nos primeiros dias, então é difícil prever uma gravidez química, a não ser que se realize exames adicionais.
Como tratar uma gravidez química?
Infelizmente não há como tratar uma gravidez química. No caso de passar por essa experiência deve-se procurar alguém com quem possa falar a respeito e tentar entender mais sobre o assunto de forma a se acalmar. Muitas mulheres podem se culpar e achar que a perda do bebê foi por descuido próprio, o que NÃO é verdade. É preciso seguir em frente, sabendo que da mesma forma que uma gravidez começou seu processo mas foi interrompida, outra poderá seguir o curso normal e logo o sonho de ser mãe será realizado. Até a próxima!
Leia também:
Gravidez Psicológica - Como reconhecer?
O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?
Gravidez Psicológica - Como reconhecer?
O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?
Aconteceu comigo e até hj eu choro em lembrarelação que poderia estar com meu bebê nós braço, em abril faz 1 ano e nunca deixei de tentar e tenho certeza que logo vou engravidar e nascera meu bebê e meu sonho se tornara realidade
ResponderExcluirBoa sorte flor que seja em breve. 😘
ExcluirAconteceu comigo e até hj eu choro em lembrarelação que poderia estar com meu bebê nós braço, em abril faz 1 ano e nunca deixei de tentar e tenho certeza que logo vou engravidar e nascera meu bebê e meu sonho se tornara realidade
ResponderExcluir