segunda-feira, 20 de junho de 2016

Gravidez Silenciosa: posso não saber que estou grávida?



Quando se pensa em gravidez ou mesmo na suspeita de gravidez, o que vem à mente são atraso menstrual, enjoos, tonturas, muito sono e também muita fome! Pode até ser que não se sinta todos de uma só vez mas muitas pré-mães pensam que ao menos um deles irá dar uma pista de que algo maravilhoso está crescendo dentro delas. Ocorre que nem sempre o corpo dá alguma pista de que tá rolando alguma coisa diferente. A chamada Gravidez Silenciosa pode ocorrer e não a mãe não era totalmente desligada que não percebeu algo "tão óbvio"!

O que é a gravidez silenciosa?


Gravidez silenciosa ou gravidez assintomática é aquela que, como o nome sugere, ocorre sem que os sintomas comuns da gravidez sejam perceptíveis ou caso haja alguma ocorrência clínica que justifiquem a presença de algum sintoma, como atraso menstrual, sem que a mulher interprete isso como uma provável gravidez.

Segundo uma pesquisa sérvia publicada na revista Medicinski Pregled, a gravidez silenciosa é um fenômeno particularmente raro. De acordo com o levantamento, 1 em cada 475 mulheres não sabe que está grávida nas primeiras 20 semanas de gravidez, 1 em cada 2.455 mulheres não têm ciência da gestação na segunda metade do período, e 1 em cada 7.225 mulheres descobre a gravidez apenas no momento do parto.

Qual a causa da gravidez silenciosa?


Não existem estudos conclusivos quanto às causas de uma gravidez silenciosa. Porém, diversas hipóteses são levantadas por aqueles que buscam avaliar esse fenômeno mais a fundo. Não há um componente psicológico que torne a mulher mais propensa a sofrer com o fenômeno, embora haja uma variedade de fatores físicos que podem fazer com que uma mulher ignore a gravidez. A seguir veremos algumas possíveis explicações para que a gravidez não seja descoberta pela mãe.

Confundir pequenos sangramentos com fluxo menstrual


No início da gravidez é comum que a gestante apresente, em alguns casos, pequenos sangramentos que podem fazer a mulher acreditar que o período menstrual veio com fluxo menor ou mesmo adiantado. Seja em decorrência da nidação ou mesmo ameaça de aborto, a mulher pode não fazer um teste de gravidez por achar que a menstruação não está atrasada.

Durante a gestação, o endométrio – que é a parte interna do útero, também conhecida como berço do embrião – cobre o colo uterino para que a gestação seja gerada lá dentro. No entanto, em algumas mulheres, o endométrio não chega a cobrir inteiramente o colo, resultando em vazamentos de sangue que ocorrem por conta da descamação de parte da parede uterina. Isso acontece por conta do aumento da progesterona, e, como o sangue escapa a cada três ou quatro semanas, a mulher pensa que está menstruando. O sangramento, no entanto, tem uma característica diferente e vem sempre em quantidade menor. 

Síndrome dos Ovários Policísticos


A síndrome do ovário policístico (SOP) é ​​uma desordem do sistema endócrino comum entre as mulheres em idade reprodutiva. As mulheres com SOP pode ter ovários aumentados que contêm pequenos cistos - chamado de folículos - localizados em cada ovário como visto durante um exame de ultrassom. (Conheça mais sobre a síndrome dos ovários policísticos - SOP)

Períodos menstruais não freqüentes ou prolongados podem ocorrer em mulheres com síndrome do ovário policístico, de forma que o atraso do período menstrual não levantaria qualquer desconfiança de que poderia haver uma gravidez em curso. 

Algumas mulheres que sofrem com a síndrome, muitas vezes, recebem diagnósticos de infertilidade, fazendo-a acreditar que qualquer sintoma que apresente seja decorrente de qualquer outro motivo, como gripe, indigestão ou mesmo poderá confundir os movimentos fetais com gases.

Obesidade


A obesidade em muitos casos, pode esconder o que seria o crescimento abdominal característico de uma gravidez avançada, mascarando esse sintoma. Seja em decorrência da própria SOP ou por outros fatores, uma mulher que tem problemas de obesidade, por exemplo, é capaz de considerar normal um aumento de peso ou até mesmo do tamanho de seu abdômen.

Teste de gravidez negativo



Um teste de gravidez feito muito cedo poderá fazer com que a mulher acredite que qualquer mal estar terá outra causa que não gravidez. Leva um tempo após a implantação do embrião para que o organismo apresente níveis de hCG - hormônio da gravidez - detectáveis pelos testes de gravidez. Algumas mulheres poderão, mesmo depois de um certo tempo de gravidez, não apresentar um crescimento no nível hormonal, que explicaria também um teste com resultado negativo, mesmo quando há gravidez mais avançada.  

Negação da gravidez


Um estudo francês de 2007 descreveu 56 casos de negação física da gravidez. Entre eles, 29 mulheres só descobriram do filho na hora do parto, enquanto as outras 27 se tornaram cientes da gravidez na metade da gestação. Quase metade dessas mulheres já eram mães de um ou dois filhos, o que mostra que mesmo quando uma mulher já sabe os sintomas de uma gravidez, ela pode ser vítima da negação física da gestação.

Não apresentar crescimento abdominal



Algumas mulheres, ainda que com gravidez avançada, podem não apresentar o barrigão característico do último trimestre gestacional. A barriga dessas mulheres não cresce, ou cresce muito pouco, a ponto de pensarem que apenas engordaram. A paciente que tem um pouco mais de gordura abdominal pode não perceber o crescimento uterino. Além disso, algumas pacientes têm a pélvis mais larga, então, ao invés de crescer para frente, a barriga cresce em largura.

Não sentir os movimentos fetais


Esse é um dos sintomas que fazem com que haja uma descrença de que a mulher não perceba a gravidez. É lógico pensar que algo mexendo ou chutando seja perceptível pela mãe. Contudo, algumas situações podem explicar o motivo que pelo qual a mãe pode não perceber esses movimentos. 

Se é a primeira gravidez, a mulher não estará habituada ao que seria os movimentos fetais, confundindo-os com gases ou mesmo movimentos do intestino. 


Alguns bebês podem estar posicionados voltados para as costas da mulher, onde a percepção desses movimentos seria menos sensível. Nesses casos, a mãe poderia confundir os movimentos com dores na coluna, explicando-o, seja por uma atividade física mais intensa, ou mesmo por um período em que esteja mais estressada. Esse também pode ser a explicação para o não apontamento da barriga para frente.

Mudanças na rotina da mulher


Não é raro passarmos por situações estressantes no dia-a-dia. Mudanças de emprego, contas para pagar, mudança de casa ou mesmo a procura por um novo lugar para morar, desemprego... Várias são as situações em que a mulher poderá deixar de perceber as mudanças físicas ocorrendo em seu organismo. Algumas mulheres poderão mesmo nem notar que a menstruação está atrasada a um certo tempo. Nessas situações é comum o aparecimento de sintomas que podem ser confundidos com estresse, fazendo a mulher nem desconfiar que esteja grávida.

Uso de contraceptivos


O uso de contraceptivos, principalmente os de maiores eficácia como DIU ou injeções, pode atrasar a desconfiança de gravidez. Alguns métodos contraceptivos pode levar a suspensão da menstruação e até ao aumento de peso, o que faz com que a mulher relaxe quanto a uma possível gravidez. Caso não haja outro sintoma que leve a fazer um teste de gravidez, sua descoberta pode ocorrer bem mais tarde. 

Na série Eu não sabia que estava grávida, exibida no Brasil pelo canal de tv a cabo Discovery Home and Health, mostra alguns casos surpreendentes em que as mulheres tiveram uma gravidez sem nenhum acompanhamento médico ou cuidados especiais, devido à ausência de sintomas, terminando no nascimento de crianças totalmente inesperadas. Confira um caso exibido pela série:




Quais as implicações de não saber da gravidez


O grande problema que a gravidez silenciosa pode acarretar é que a mulher não fará o pré-natal de maneira adequada. Algumas patologias que seriam descobertas nesse período inicial da gravidez só serão feitas mais tarde ou mesmo na hora do parto, o que impede uma medida preventiva ou mesmo melhor preparação para qualquer situação em que o bebê necessite de intervenção médica.

Muitas mulheres, quando descobrem a gravidez, adotam um estilo de vida mais saudável, possibilitando à criança um desenvolvimento adequado. Não saber da gravidez pode fazer com que a mulher não tenha cuidados como parar de beber e fumar, bem como a prática de atividades físicas arriscadas para a gestação, que vão desde equitação, musculação até ao uso de sauna ou mesmo alimentos que trazem riscos ao desenvolvimento fetal, além de não fazer uso de vitaminas importantes para o bebê. Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário