quarta-feira, 8 de junho de 2016

Controle de ovulação - Ultrassom seriada


Para a conquista do positivo, vários fatores devem estar em perfeita sintonia. Nem sempre é fácil identificar se nosso corpo está funcionando como devia. Felizmente, temos a nossa disposição várias opções que nos ajudam a ter uma ideia de quando seria o período ideal para encomendar o bebê. Uma dessas ferramentas de controle de ovulação é o exame que praticamente toda mulher que visita o ginecologista com frequência já fez: a ultrassom! (Entenda os termos utilizados no exame de ultrassom!)

Para quem está programando engravidar, fazer o controle da ovulação é importante por acompanhar o desenvolvimento do período fértil e facilitar as tentativas. É uma das ferramentas fundamentais para identificar como anda a futura casinha do nosso baby e mostrar visualmente o que pode ou não estar atrasando a conquista do positivo. 


Como posso controlar a ovulação com ultrassom?

Para controlar a ovulação através da ultrassom, utiliza-se uma sequência de exames de ultrassons transvaginais feitos no período fértil de forma seriada, ou seja, em dias consecutivos, para identificar se, e quando, uma pessoa está ovulando.

O que é observado durante os exames?


No momento do exame é analisado todo o aspecto do útero, observando se há aparecimento de folículos nos ovários direito e/ou esquerdo e a espessura do endométrio.

Os folículos são as cascas que protegem o óvulo até ele amadurecer. Durante o ciclo menstrual, vários folículos começam a se formar até que um deles se torne dominante, ou seja, eles crescerão até que um dos folículos cresça mais que os outros, fazendo com que tenha maior potencial para amadurecer o óvulo adequadamente, o que ajudará na fecundação. Quando existe um folículo dominante, os demais costumam regredir e então, após atingir o tamanho ideal (cerca de 22mm), ele se rompe e o óvulo é liberado.

O endométrio no dia da ovulação é entre 7 e 15 mm, contudo o indutor de ovulação pode fazer com que a espessura dele fique menor, pois o medicamento pode afinar um pouco. O endométrio deve ser trilaminar, ou seja, ter 3 camadas, para que seja possível que ocorra a nidação (implantação do óvulo fecundado no útero)

Então durante o controle de ovulação é observado como os folículos estão se desenvolvendo, se vão atingir o tamanho ideal e se após atingirem esse tamanho, o óvulo foi liberado e também garante que o endométrio estará apto para a implantação do embrião. E isso é o tal controle de ovulação!


Quando é feito o exame?


Num ciclo normal de 28 dias, a ovulação costuma ocorrer no meio do ciclo, cerca de 14 dias após a chegada da menstruação. O período fértil é a fase em que a pessoa está ovulando e tem chances de engravidar.

Para conseguir determinar quando irá ocorrer a ovulação, primeiramente é feito uma transvaginal a partir do 8º ou 10º dia do ciclo menstrual. Em média, os folículos crescem cerca de 2 milímetros por dia, de foma que o ideal seria fazer o exame a cada dois dias, mas quem determina quais são os dias do exame é o médico. 

Em um ciclo de 28 a 33 dias, entre o 10º e o 12º dia já costuma ter a presença de folículos dominantes, ou seja, com mais de 10 mm (1 cm). Em geral, costuma-se fazer o exame no 10º, 12º, 14º e 16º dia do ciclo, podendo ser estendido caso haja indícios de ovulação tardia (que ocorre mais próximo ao que seria o fim do ciclo menstrual).  

Como sabemos que ocorreu a ovulação?


Os folículos se rompem em média entre 19 e 23 mm, mas há medicamentos, como é o caso do indutor de ovulação, que fazem com que os folículos se desenvolvam mais, podendo atingir até 28 mm ou mais. Normalmente, apenas um folículo se rompe para liberar o óvulo, mas em algumas pessoas há formação de mais folículos e vários atingem o tamanho para se romperem. É o caso de quem faz uso de indutor de ovulação, que age estimulando o desenvolvimento de vários folículos, fazendo com que seja mais fácil que mais de um folículo cresça e se rompa! 

Alguns médicos utilizam-se de medicamentos que garantirá que o(s) folículo(s) se rompa(m). Dessa forma é possível programar o dia certo do namoro e aumentar as chances de fecundação. 

Às vezes, por alguns motivos como problemas hormonais, entre outros, algumas pessoas não ovulam durante o mês inteiro, o que é chamado de ciclo anovulatório. Sem ovulação, é impossível acontecer uma gravidez.

Quando o folículo rompe ele deixa o corpo lúteo (casca que envolvia o folículo), como se fosse uma cicatriz que indica que o óvulo foi liberado. Então, se ele estiver no ovário direito, significa que a ovulação ocorreu no lado direito, se estiver do lado esquerdo, a ovulação ocorreu pelo lado esquerdo. A presença do corpo lúteo só pode ser visualizado na ultrassom cujo aparelho tenha doppler, senão ele não é visível.


Corpo lúteo . A: Ovário direito com uma massa cística, de parede fina em seu interior, com conteúdo ecogênico, característica do corpo lúteo (seta). B: Cor Doppler - o halo de vascularização ao redor do corpo lúteo (CL) caracteriza o padrão de imagem "ringue-de-fogo". C: Ovário direito com corpo lúteo (seta) com restos sugestiva de hemorragia no seu interior - o conteúdo ecogênico linear heterogênea, com um aspecto reticular. D: Ovário direito com três corpos lúteos (setas) em uma paciente submetida à terapia de indução da ovulação.


O corpo lúteo aparece logo após a ovulação e vai ficar lá até a próxima menstruação, ou até a formação da placenta na gestação, entre 12 e 13 semanas. É ele quem produz a progesterona, que causa um aumento da temperatura basal. O tempo de vida do corpo lúteo é cerca de 14 dias, após esse período ele se desfaz, deixando de produzir progesterona e isso sinaliza ao corpo que o endométrio deve se desfazer (menstruar). Quando há gravidez o hormônio hCG estimula que o corpo lúteo não se desfaça e assim cria-se um ciclo que garante que a gestação se mantenha até que placenta assuma a produção de progesterona.

Converse com seu médico a respeito do controle de ovulação, e ainda que tenha pouco tempo de tentativas, não desanime e não deixe ninguém dizer qual a melhor hora de intensificar as tentativas, pois se há formas de ajudar na chegada do positivo, não há motivo para não usar não é? Até a próxima!

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário