sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os movimentos do bebê - o que é normal e o que precisa de atenção?



Depois da descoberta do positivo, uma das maiores emoções da futura mamãe é sentir o seu bebê mexer. Fora os sintomas comuns do início da gravidez não há como realmente sentir-se grávida sem passar pela maravilhosa sensação de borboletas na barriga. A partir disso é que a mulher começa a viver realmente sua gravidez. Muitas mulheres ficam ansiosas por essa experiência, principalmente as mamães de primeira viagem. O movimento do bebê consegue acalmar a mãe quanto o bem estar do rebento. Contudo, há sempre uma certa dúvida do que esperar desses momentos. Será que ta mexendo pouco ou muito? Eu já deveria ter sentido ou não? Até quando posso esperar sem sentir o bebê para procurar ajuda médica? Essas são algumas das muitas dúvidas durante a gestação. Dessa forma, vamos entender o que esperar no que diz respeito as mexidinhas do bebê.



Quando os movimentos começam?



A partir da semana 7, os movimentos são sutis e nem dá para a mamãe perceber. O bebê vira de lado e faz movimentos involuntários que parecem sustos. Esse é um bom sinal de que eles estão bem alimentados e oxigenados. Quando a mamãe se alimenta, eles se mexem mais ainda!

Com cerca de 9 semanas, o bebê soluçará, balançará um braço ou perninha por conta própria, conseguirá engolir, piscar e também chupar o dedo.

Na semana 10 ele consegue flexionar e virar a cabeça, levar as mãos até o rosto, abrir a boquinha e se esticar. É também nessa fase que ele gosta de escutar o coração da mamãe batendo e se acalma com esse batuque ritmado.

Entre 11 e 13 semanas, seu bebê começará a bocejar, ou seja, expressará o sono. Na semana de número 14, o bebê já movimenta os olhos.

Da semana 15 até a 20, a sensação muda porque ele estará crescendo. Você começará a sentir chutes e trancos, muitos deles bem fortes. Mas ele não se mexe o tempo todo, já que há momentos em que só quer descansar e dormir, como todos nós.

Entre 20 e 24 semanas os movimentos são menos intensos, o bebê pode dar pequenos chutes durante o dia. Já nas semanas 24 a 28, é possível perceber movimentos constantes e bruscos, principalmente com barulhos ou som de música — e sentir até certos pulinhos por causa dos soluços. O bebê também começa a se esticar e espreguiçar e, por isso, alguns “calombos” podem ser vistos na barriga da mãe.

A partir de 29 semanas, os movimentos ficam menos bruscos e mais precisos. Com 32 semanas chega o ápice da movimentação e a agitação diminui por conta do espaço menor dentro do útero. O bebê também costuma dormir uma parte do dia e se movimentar na outra.

Na semana 33, o bebê começa a escutar sons de fora da barriga da mamãe. A partir de 36 semanas já começa a se virar e chegar na posição ideal para o parto, encaixado de cabeça para baixo. 


Quando vou sentir o bebê mexer?


No caso das mamães de primeira viagem, talvez demore um pouco mais para perceber os movimentos do bebê, porque é uma sensação totalmente nova. Muitas mamães só sentirão os primeiros movimentos do bebê entre 18 a 20 semanas. Contudo isso não é uma regra. Eu mesma não acreditei quando senti umas borboletinhas de leve na barriga com pouco mais de 12 semanas de gestação. É claro que meu médico não acreditou até que eu descrevesse a sensação durante o exame ginecológico e ele estivesse ouvindo com o doppler para confirmar que realmente se tratava dos movimentos fetais. A sensação pode ser de uma cosquinha bem de leve, por dentro, como uma borboleta batendo asas.  


A percepção é variável de grávida para grávida e nem todos os movimentos serão sentidos pela mãe, sobretudo na primeira gravidez. Quem não é mamãe de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas. 

Se quiser tentar sentir, você pode comer alguma coisa e se deitar de barriga para cima, bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação apareça. E depois aqueles movimentos tão levinhos viram chutes vigorosos, ótimos para mostrar que tudo vai bem dentro da sua barriga. 


Como interagir com o bebê?


O bebê poderá ficar mais agitado durante o dia, e dormirá durante a noite, o que será ótimo para o sono da mamãe também. 



Lá pela semana 33, a interação com o bebê ficará mais presente, já que é nessa fase que ele começa a escutar o que a mamãe e quem estiver por perto falarem.




A interação pode ser feita colocando músicas suaves e conversando com o bebê, que responderá se mexendo mais. E é nesse momento que é importante que os pais evitem discutir ou falar muito alto, e a mamãe deve evitar ficar em locais com muito barulho ou som muito forte. Isso pode não ser bom para o bebê.

Além disso quando a mamãe fica nervosa e passa por muita tensão, ocorre uma descarga de adrenalina — o hormônio do estresse — diretamente no sangue. Esse hormônio pode chegar até a placenta e fazer com que os batimentos cardíacos do bebê fiquem acelerados.


Registrando os movimentos do bebê


Uma maneira de avaliar a saúde do bebê antes do nascimento é contar quantas vezes ele se move em um certo período de cada dia. Os bebês não se movimentam constantemente. Eles podem dormir e depois acordar e movimentar-se.

Para registrar os movimentos, escolha a hora do dia em que seu bebê está mais ativo. Apoie-se no seu lado esquerdo ou direito. Fique numa posição confortável:


  • Coma ou beba algo antes de fazer a contagem dos movimentos pois o alimento fará com que o bebê fique mais ativo.
  • Não fume! Além do fumo ser prejudicial para a mãe e para o bebê, fumar deixará o bebê menos ativo por até 90 minutos.
  • Comece a contagem dos movimentos do bebê: pontapés, cambalhota, movimentos grandes e pequenos. Às vezes, pode sentir uma saliência ou depressão no seu abdome quando o bebê muda de posição. Algumas mulheres descrevem os movimentos como gases, alongamentos ou empurrões. Cada mudança de posição sentida é contada como um movimento. 
  • Se você não conseguir sentir o bebê a movimentar-se internamente, coloque as mãos delicadamente na sua barriga e verifique se há algum movimento. 
  • Com um relógio, registre a hora em que você começou a contar. 
  • Quando você tiver contado 10 movimentos numa hora, pare a contagem.


 Se o bebê se movimentou menos do que 6 vezes numa hora, conte os movimentos por mais uma hora. Se o total de movimentos nessa hora ainda for inferior a 6 movimentos, ou se notar uma grande mudança no movimento ligue para seu médico imediatamente. Diga-lhe quando é que sentiu o bebê mexer pela última vez e se o movimento foi lento ou repentino. 

O médico fará um exame específico da vitalidade fetal, podendo estimular a movimentação fetal mecanicamente, apreendendo a cabeça do bebê nas mãos, por sobre o abdômen da mãe, movimentando-o lateralmente. Também existe a opção de recorrer a um estímulo sonoro, como buzina, ou ainda poderá usar outros meios para examinar o bebê, como a auscultação ou a monitorização do padrão de frequência cardíaca ao longo do tempo.



Quando a mãe deve se preocupar?


Algumas mães ficam ansiosas e nervosas quando não sentem o bebê se mexer, mas é preciso manter a calma. Com a correria do dia a dia e os muitos afazeres, alguns movimentos podem passar despercebidos. 

O problema surge realmente quando a mãe não sente o bebê mexer. Não existe um número exato de movimentos, mas a gestante deve começar a se preocupar se não sentir a movimentação por seis horas seguidas. O bebê pode estar em sofrimento e é necessário descobrir o que provocou a redução da movimentação fetal. Várias patologias obstétricas que diminuam o fluxo sanguíneo placentário como diabetes gestacional, hipertensão gestacional, redução do crescimento fetal, do líquido amniótico ou a presença de fezes fetais no líquido amniótico são algumas das causas dessa redução de movimentos.


Truques para fazer o bebê mexer



Assim que a mãe percebe que o bebê parou de se movimentar, as medidas iniciais são:
Alimente-se - se alimentar fará com que o bebê seja estimulado a movimentar-se. Às vezes pode estar faltando alimento, e o feto então deixa de se movimento. Aguarde 30 minutos deitada em repouso para o lado esquerdo para contar os movimentos do bebê. Se em uma hora ele se mexer sete vezes ou mais, está tudo bem. Caso contrário, a mãe deve procurar um Pronto Atendimento Obstétrico ou o seu médico de pré-natal. 
Faça barulho - outra dica é colocar uma música, fazer um barulho ou até conversar com o bebê, estimulando-o a ficar mais ativo.

Fique quieta - às vezes o bebê está acostumado com os movimentos da mãe, que acaba funcionando como um embalo natural, proporcionando ambiente favorável para que ele fique dormindo. Se este for o caso, ao sentir você parar, ele acordará. 
Beba água gelada - a mudança de temperatura pode fazer com que o bebê tente "desviar" da onda fria.

Para as mães que estão em uma gravidez delicada, é importante ter uma atenção maior e avisar ao médico no caso da ausência de movimentos.

Confie nos seus instintos


A mãe é a melhor fornecedora de informações a respeito da saúde do bebê. Rara as vezes em que seus instintos não lhe guiarão pelo caminho certo. Ainda que alguém insista que está tudo bem, siga sempre seu coração. Contudo, lembre-se que cada gravidez é única. Assim sendo, evite comparar sua gravidez com outras, pois cada uma é de um jeito e cada bebê também. Há os que são mais agitados e outros que são mais calmos, mas se tiver qualquer dúvida e preocupação procure sempre seu médico. Até a próxima!







Perda de líquido amniótico

Nenhum comentário:

Postar um comentário