quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Como sei se estou ovulando?


Toda pré-mãe se faz essa pergunta todo o mês. Nosso corpo é incrivelmente complexo, mas costuma mostrar sinais de quando estamos ovulando. Muitas vezes não sabemos identificar esses sinais, daí podemos contar com ajuda de recursos simples disponíveis a toda mulher.

No post anterior (veja aqui) eu explico o ciclo menstrual completo, mas será que basta saber os dias que veio a monstra para saber quando estou ovulando? Nem sempre. Muitos fatores podem alterar o dia que deveria ocorrer a ovulação e precisamos aprender a identificar o maior número possível de sinais que nos ajudem a conhecer nosso corpo.

Contando os dias do ciclo


Essa é forma mais comum de muita pré-mães fazem para saber se estão ovulando. Num ciclo de 28 dias, conta-se 14 dias a partir do 1ºddc (dia do ciclo). A ovulação ocorre normalmente na metade do ciclo, assim sendo, se o seu ciclo não for de 28 dias, pegue o total de dias do ciclo e divida por 2. Esse seria o dia em que estaria ovulando. Exemplo: uma pré-mãe com ciclo de 30 dias estará ovulando por volta do 15ºddc.

Os aplicativos de celulares usam esse cálculo para estimar os dias da ovulação. Uma forma de não se perder durante o ciclo já que pode-se deixar tudo (ou quase tudo) registrado e o mesmo faz todo o cálculo indicando os dias de namoros.


O grande problema de usar o cálculo para saber quando está ovulando, é que deixamos de levar em conta fatores que podem alterar o ciclo ou ainda podem fazer com que nem haja ovulação no ciclo.


Medindo a temperatura basal


A temperatura basal é a temperatura que o corpo fica durante o tempo de repouso. Nesse caso, é a temperatura base que registramos logo ao acordar.

Esse é um método mais exato pois detecta as alterações que vão ocorrendo ao longo do ciclo. Contudo, ele apenas ajuda a saber que houve ovulação. Nesse caso, não se pode esperar a temperatura indicar os dias de namoro.

É um método que demanda tempo e empenho pois a temperatura deve ser medida todos os dias na mesma hora, antes mesmo de levantar. E também pode sofrer alterações em caso de febres, ficando incerto as medições. Além de que alguns medicamentos podem alterar a temperatura do corpo, fazendo com que se tenha uma anotação menos exata.

Com ajuda do gráfico de temperatura basal com o tempo podemos detectar quando é o período fértil ou mesmo se não está ocorrendo a ovulação, o que ajuda a buscar outros exames para entender o que esteja ocorrendo com o ciclo.

São sinais da ovulação:

  • Último ou penúltimo dia de temperatura do corpo baixa antes da elevação da temperatura por vários dias seguidos

  • Secreção vaginal parecida com clara de ovo

  • Colo do útero alto e macio

grafico-temperatura-basal
Exemplo de gráfico de temperatura basal


Usando testes de ovulação


Os testes de ovulação detectam a presença do hormônio luteinizante (LH) no corpo. Esse hormônio é secretado durante todo o ciclo mas atinge um pico alto pouco antes de ovularmos.


Podemos usar os kits vendidos em farmácias que contém em média de 5 a 10 tiras de testes, como testes de gravidez, que devem ser feito durante o período fértil para prever a data da ovulação. Geralmente de 24h a 48h após o registro do pico ovulatório.

A vantagem é que esse teste caseiro aponta um resultado positivo antes da ovulação, dando a você tempo para planejar os namoros.
A grande desvantagem, no entanto, é o alto custo, caso você tenha que utilizá-lo por muitos ciclos. Você pode precisar gastar vários testes por mês até conseguir o positivo para ovulação.

1
Teste de ovulação em tiras


clearblue-teste-de-ovulacao
Teste de ovulação digital (o rostinho indica que é positivo)


Ultrassonografias seriadas


Essa é forma mais exata dos métodos apresentados. Cada dia mais conhecida no nosso mundo de pré-mãe. É um exame de ultrassom simples mas feito em sequência, nosso conhecido transvaginal. Começa durante o período menstrual e é repetido com um intervalo de poucos dias. Observando as alterações nos ovários e no endométrio pode-se determinar o dia em que o óvulo será liberado, qual seu tamanho médio e até se há mais de um óvulo passível de ser liberado (meu sonho, já que desejo muito ter gêmeos).
Com essas informações fica fácil programar os dias em que haverão jantar romântico, cinema e muito namoro rsrs. (Conheça mais sobre ultrassom seriada!)
Em combinação com um desses métodos ou mais devemos ficar de olho no muco cervical. Ele também é um ótimo indicativo de que a ovulação está para ocorrer. É uma secreção que aparece, um muco que sai da vagina ele é claro, sem cheiro, lembrando uma clara de ovo. Ele é normal e costuma a aparecer mais quando se está ovulando. Esse sintoma pode vir acompanhado de dor pélvica, não são todas as mulheres que sentem, mas ele é caracterizado por algumas pontadas na região pélvica durante a ovulação. O sintoma pode ser pouco perceptível, mais a mulher deve ficar atenta principalmente se ela está na metade do ciclo. Observar e anotar as alterações do corpo ajuda a nos conhecer melhor, fazendo com que o tempo seja fácil saber se ovularemos ou não.

Pode também acontecer de um ciclo não ocorrer ovulação. São chamados de ciclos anovulatórios. Um ciclo sem ovular não representa infertilidade, contudo, deve-se ter cuidado caso ocorram vários ciclos sem ovulação. Da mesma forma que há ciclos em que a ovulação pode ocorrer um pouco depois da data esperada. Conheça melhor sobre ovulação tardia.



Nesse caso, ir ao médico para saber o motivo disso estar ocorrendo. Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário