segunda-feira, 14 de março de 2016

Útero Infantil e Gravidez



Cuidar do corpo e principalmente do sistema reprodutor é preocupação de toda mulher que está tentando engravidar. O útero é o primeiro berço que abriga o tão sonhado bebê. Ele deve ser bem desenvolvido para garantir que o embrião encontre as condições necessárias para seu crescimento, sendo a manutenção da gravidez uma das principais funções do útero. 

O que é útero infantil?


Na adolescência, a mulher passa a ter um aumento nos níveis de hormônios sexuais e eles são responsáveis por preparar o corpo para reproduzir. Algumas mulheres entretanto apresentam uma má formação congênita e mantém os padrões de tamanho de quando era criança. Essa condição é chamada de útero hipoplásico ou hipogonadismo hipotrófico, mais conhecido como útero infantil. 

As causas possíveis do útero infantil estão relacionadas a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise que fazem com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.

Sintomas e diagnóstico


Nem sempre o útero infantil apresentará sintomas em todas as mulheres. Alguns sintomas podem ser de alterações hormonais que são responsáveis pela alteração. Assim sendo, a presença de um ou mais sintomas devem ser investigadas para confirmação de um diagnóstico, são eles:

  • Primeira menstruação tardia
  • Órgãos sexuais pouco desenvolvidos
  • Ausência de pêlos pubianos e nas axilas
  • Mamas pouco desenvolvidas
  • Volume do útero menor que 30cm na vida adulta
  • Menstruação irregular
  • Dificuldade em engravidar
  • Abortos espontâneos
O diagnóstico é feito com base na avaliação das dimensões do útero mediante a ultrassonografia pélvica ou transvaginal (volume do útero menor que 25 cm ou 30 cm – alguns afirmam 30 cm, porém há estudos em que mulheres com útero de volume entre 25 e 30 cm que podem ser considerados normais e não significam útero infantil). Nela observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.

Antigamente, a mulher entrava na puberdade entre 15 e 16 anos, contudo, hoje isso ocorre mais cedo, dessa forma, caso a mulher esteja com mais de 15 anos e apresente algum dos sintomas descritos, o ideal é procurar orientação médica para investigar a possibilidade de alteração hormonal.

Quem tem útero infantil pode engravidar?


O útero infantil nem sempre tem cura, pois quanto menor for o tamanho do órgão mais difícil será estimular o seu crescimento, no entanto, o tratamento pode ser feito para tentar aumentar o útero para permitir uma gravidez.

As mulheres com útero infantil podem ter dificuldades para engravidar devido a problemas na função ovulatória, de forma que não há desenvolvimento de óvulos com qualidade ou ainda problemas de anovulação que impossibilitam a gravidez. 

Algumas mulheres conseguirão engravidar mas a manutenção não é possível pois o tamanho do útero não deixa espaço para o crescimento do bebê.

As mulheres com útero infantil devem fazer o acompanhamento pré-natal com um bom obstetra, para que ele acompanhe de perto toda a gravidez e esteja atento a qualquer eventual problema. O ideal é que esse acompanhamento comece antes mesmo da mulher engravidar com o tratamento da causa do útero infantil e preparação do corpo da mulher para a gravidez.

Tratamento



O tratamento deve ser feito logo que haja o diagnóstico da doença, e para o tratamento do útero infantil medicamentos a base de hormônios são recomendados como forma mais eficaz de tratamento, para que ocorra o correto crescimento do útero, especialmente se a mulher tem outros problemas associados, como a hipofunção dos ovários.

Caso o objetivo seja a gravidez, o tratamento deve também incluir medicamentos que ajudem na ovulação.

Felizmente hoje existem muitas possibilidades de tratamento em caso de diagnósticos de dificuldades como é o caso do útero infantil. O importante é se informar e também contar com a ajuda de um médico que esteja atualizado e que esteja familiarizado com seu desejo de ser mãe, além, claro, de entender a importância disso para você. Até a próxima.

Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário