segunda-feira, 28 de março de 2016

Bebê no 1º mês


Começo informando que apesar do que possa parecer, o post não se propõe a descrever realmente o que acontece no primeiro mês do bebê. Na verdade pode ser tudo diferente do que aqui é descrito. Infelizmente, ou felizmente, a maternidade não conta com a ajuda de manual de instrução. Cada dia será uma aventura, ainda que leia muito a respeito, mesmo que sejam os melhores livros de psicologia. Esse texto poderá ajudar você mãe, a ter uma ideia do que esperar no primeiro mês do bebê ou não! 

Medos iniciais



Os primeiros dias do bebê serão os mais difíceis mas com o tempo a família toda irá se habituar a nova rotina. Aos poucos a mãe tem mais consciência de cada detalhe do seu filho e isso facilitará sua comunicação com ele. Cada choro passa a ser identificado mais facilmente e os medos iniciais que permeavam os pensamentos da mãe estão sendo dissipados, contudo, outros medos virão, mas ser mãe é isso mesmo!

Interesse por objetos



No primeiro mês, basta um movimento de qualquer objeto para chamar a atenção do bebê. Essa é a fase que o bebê demonstra interesse por objetos que lhe são apresentados, conseguem aprender a usar seus olhos para acompanhar seus movimentos e passam receber estímulos diferentes para manterem as pálpebras abertas, principalmente quando estes objetos são brilhantes. Quando concentrado, tende a mexer menos braços e pernas. 

Distinção de tons claros e escuros



Sabemos que os bebês nascem sem que a visão esteja completamente desenvolvida e com o passar do tempo eles passam a perceber melhor as nuances do ambiente em que vive. É nessa fase também que eles costumam aprender a focar diretamente nos olhos dos pais e sentem mais estimulados por objetos com tons contrastantes, por serem mais fáceis de visualizar.

Postura do bebê



A postura característica do bebê de um mês é com os membros flexionados, mãos fechadas e a cabeça oscilante, ou seja, tende a cair para trás quando pegamos no colo. Se o bebê é deitado de bruços, consegue ajeitar sua cabeça para poder respirar, tentando levantar o queixo. Quando segurado ao colo já consegue levantar a cabeça do ombro do adulto. 

Segurar o dedo 



Nesta idade os bebês têm um aperto forte, devido reflexo de “preensão palmar”, que é muito forte que o recém-nascido, muitas vezes, é capaz de aguentar seu próprio peso por suspensão por alguns segundos.

Este é um reflexo que se perde por volta dos três meses, quando começa a pegar no que lhe oferece.

Satisfação no banho



Aos poucos o berreiro que costumam acompanhar os banhos dão lugar a tranquilidade do bebê na hora do banho. Também já reagem ao desconforto, embora eu acredite que isso se dá desde o primeiro dia. 



Sono do bebê



O sono do bebê passa a ser mais constante, embora muitos bebês ainda durmam mais durante o dia, é comum que ainda acordem a noite para mamar ou por causa da fralda suja. Já estão mais habituados aos ruídos da casa e as vozes dos familiares mais próximos. (Aprenda a criar uma rotina do sono!) Uma forma de ajudar a relaxar o bebê e melhorar o sono é utilizando a técnica de massagem Shantala.



Sinais de desenvolvimento


É mais do que normal os pais se preocuparem com o bom desenvolvimento dos seus filhos. Uma forma de conferir o desenvolvimento da inteligência do bebê é observar alguns sinais, como:

  • O bebê agarra objetos colocados ao seu alcance, como o dedo por exemplo, que se colocado na palma da mão aberta do bebê, rapidamente ele fecha a mão agarrando o dedo.
  • O bebê se acalma com vozes suaves e conhecidas. Se a mãe canta para o filho quando ele está chorando, o bebê se tranquiliza e muitas vezes para de chorar.
  • bebê se esforça para apanhar o bico do seio para mamar e se o bebê está mamando e o bico sai da sua boca, rapidamente ele move a cabeça, com a boca aberta, para tentar abocanhar novamente. 

Apesar de tudo o que foi colocado aqui, pode ocorrer de que no primeiro mês seu bebê ainda não faça tudo o que foi descrito, isso não deve, a princípio, preocupar demais. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento e tentar comparar o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças só causará ansiedade e estresse, fazendo com que o mais importante, muitas vezes, seja deixado de lado, que é estar com seu filho e aproveitar cada instante com ele. A maternidade é uma linda aventura, com altos e baixos, mas que são feitos por momentos que jamais voltarão, então aproveite enquanto pode! Até a próxima.

Leia também:

Bebê no 2º mês


Nenhum comentário:

Postar um comentário