quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O que é sangramento de escape?


Ter controle sobre o ciclo menstrual é o que toda mulher quer. Quando se possui um ciclo regular isso não costuma ser um problema. Mas algumas vezes podemos ser surpreendidas pelo sangramento fora do período normal. Essa ocorrência pode deixar muitas mulheres preocupadas, mas será que é preciso se preocupar com esse tipo de sangramento? O que fazer se acontecer? Entenda melhor sobre esse assunto.

O que é sangramento de escape?


O escape menstrual ou sangramento de escape é um sangramento irregular que ocorre fora do período menstrual. A principal característica do escape é que ele é mínimo, muito menor do que o fluxo normal e embora não seja uma regra, costuma ter uma aparência amarronzada. Também pode ser chamado de sangramento intermenstrual (entre um ciclo e outro) ou Spotting (termo em inglês). 


Diferença entre menstruação e sangramento de escape


O que difere o sangramento de escape da menstruação normal é que o spotting aparece de forma inesperada e imprevisível e cessa espontaneamente.


A consistência, a aparência e a coloração do sangue dos escapes são diferentes da menstruação, bem como a duração que normalmente dura entre 1 ou 2 dias, diferentemente do da menstruação.

O que causa o escape?


Esse sangramento pode ser ocasionado por diversos fatores conhecidos das mulheres, dentre eles estão: 

Anticoncepcional - O uso de anticoncepcional de maneira inadequada pode ocasionar os sangramentos fora de hora. Muitas vezes o ritmo agitado do dia a dia pode fazer com que a mulher esqueça de tomar a pílula ou tomá-la em horário errado. Outras vezes, o remédio não é compatível com seu organismo, resultando em sangramentos. Nesses casos o melhor é conversar com o médico para a adequação do medicamento ou mesmo sua troca.


É normal que ocorram escapes durante a troca de anticoncepcionais, pois o corpo leva um tempo para se reajustar ao novo medicamento. Assim que o corpo se adapta, essas intercorrências deixam de ocorrer.

Estresse - Por ter o ciclo menstrual regido pelos hormônios, qualquer situação que afetem o equilíbrio hormonal afeta o ciclo. Ansiedade e estresse são situações que podem desequilibrar significativamente o funcionamento do organismo. A melhor forma de combater o estresse é com atividades físicas relaxantes ou passatempos divertidos. Saiba aqui como o estresse pode afetar o ciclo menstrual.

Gravidez - No início da gravidez pode ocorrer um pequeno sangramento decorrente da implantação do embrião, é o que chamamos de Nidação e dura até 3 dias, não havendo motivos para preocupação. No caso de escapes após o período inicial da gravidez, a mãe deve acompanhar junto ao médico com cuidado pois pode ser sinal de aborto. Os escapes nas primeiras semanas também podem indicar uma gravidez ectópica. Com a gravidez em estágio avançado, o colo do útero fica sensível, podendo sangrar até mesmo com o exame de toque ou com a ecografia transvaginal.
Outras causas - Existem outras condições que podem ter o escape como sintomas, são elas: Endometriose, Pólipos e miomas, anomalias uterinas, câncer de endométrio ou colo do útero, uso de DIU, HPV, hipotireoidismo, infecções e inflamações ou lesões provocadas durante o ato sexual. 

Os sangramentos de escape devem preocupar?


Sangramento de escape, quando ocorre esporadicamente é algo comum e não deve ser motivo de preocupação. Contudo, em casos repetitivos ou quando ocorrem durante a gravidez, o melhor é o médico ginecologista o quanto antes. 

Para identificar corretamente a causa do sangramento irregular é necessário fazer uma avaliação médica e fazer o tratamento adequado. Até a próxima!

Leia também:







5 comentários:

  1. Era para minha menstruação. Vim dia 25/10 mas neste dia veio sangrando escuro muito pouco ,e no dia 27/10 veio o sangramento de escape o que pode ser já dura 3 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua menstruação estava programada para o dia 25 e veio sangramento escuro e depois de dois dias veio o sangramento vermelho não seria escape mas a menstruação mesmo... escape é fora do período esperado para a menstruação...

      Excluir
  2. No dia 09 veio um mmuco branco,no dia11 veio um pouco de sangue na quela me limpei após o xixi,no dia 12 continuou vindo...só que,só desce quando eu fasso xixi e minha menstruação è só pro dia 20 por ai,oq será?

    ResponderExcluir
  3. Tô com dor no ovário dois messes q a menstruação ñ vem tô com cisto e ta com três dias hj q mela com um pouco de sangue a calcinha o q será???

    ResponderExcluir
  4. Minha menstruação atrasou 2 dias e veio só um pouco,passei o dia com o mesmo Absorv. E no outro dia aumentou um pouco a quantidade,mas em tom claro,não uso anticoncepcional nem preservativo,pode ser nidação,estou no 2 dia e ela parece que tá indo embora.

    ResponderExcluir