segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Bebê sentando - O que é Versão Cefálica Externa?


Vai chegando o final da gestação e a tão esperada data do bebê nascer se aproxima, mas o bebê permanece sentado. A expectativa vai aumentando e o receio de não poder ter um parto normal aumenta. 

A grande maioria dos bebês nascem na posição cefálica, isso é, nascem com a cabeça para baixo. Mas 3 a 4 % dos bebês ficam sentados até o final da gravidez, o que é chamado de Apresentação Pélvica. 

Muitas cesáreas são marcadas quando o bebê se apresenta, ao final da gestação, sentado. O parto vaginal com apresentação pélvica apresenta um risco se feito por quem não tem experiência nesse tipo de parto. Nesse caso, como evitar uma cesárea, que traz muitos riscos de uma cirurgia de grande porte como os riscos de hemorragia, infecção, complicações anestésicas e outras e também evitar o risco de um parto vaginal pélvico por um profissional com pouca ou nenhuma experiência? Existe uma opção para quem deseja muito tentar um parto normal, a chamada Versão Cefálica Externa.


O que é Versão Cefálica Externa?



A versão cefálica externa (VCE) é uma técnica não invasiva, realizada em gestações próximas do termo (tempo gestacional entre 37 e 42 semanas), que visa converter uma apresentação pélvica ou uma situação transversa numa
apresentação cefálica. Ou seja, consiste na rotação de um bebê pélvico (sentado) para cefálico (com a cabeça pra baixo). Esse é um procedimento seguro e recomendado pela Organização Mundial da Saúde.


Como é feito a VCE?



Por manobras realizadas através da parede abdominal materna, o bumbum do bebê é elevado e deslocado lateralmente por uma mão do operador, enquanto a cabeça é manipulada por outra mão no sentido oposto, tentando-se uma cambalhota ou para frente ou para trás, sendo que esta última se associa a uma taxa de sucesso menor.

O protocolo para a realização da manobra varia conforme os diferentes centros, preconizando-se o uso universal de ecografia durante o procedimento e cardiotocografia após o mesmo. O limite de tentativas também varia de centro para centro, oscilando entre 2 e 6 vezes.


Assista o vídeo da VCE realizada por Braulio Zorzella, médico obstetra:


Todas as gestantes podem tentar?



Em algumas situações a manobra VCE não é indicada como em caso de gravidez múltipla, malformações fetais graves, vitalidade fetal comprometida ou morte fetal, quando há indicação de cesárea independente da apresentação, por outro motivo qualquer (como por exemplo placenta prévia) e membranas rotas. Algumas contraindicações são relativas como a mãe ter feito cesárea anterior, restrição do crescimento fetal e sangramento uterino, porém as evidências não são suficientes para proibir a versão nesses casos.


Quando há mais chances da manobra dar certo?


A manobra costuma dar mais certo nas seguintes situações:

  • Quando a mãe já teve outras gestações;
  • Quando a placenta está posterior (localizada atrás do bebê, e não na frente);
  • Tipo de apresentação pélvica: quando o bebê está com as pernas para cima, com todo o bumbum encaixado na pelve tem maiores taxas de sucesso do que quando o bebê está com os joelhos ou os pés apresentando na bacia.
  • Pélvico Incompleto modo de pés tem maior chance de sucesso que o Pélvico Completo:

  • Quantidade de líquido amniótico: quanto mais líquido amniótico tem, maior a taxa de sucesso. Uma alternativa para quando há muito pouco líquido é fazer uma “amnioinfusão”, que é a injeção de soro fisiológico dentro da cavidade amniótica.
  • Índice de Massa Corporal Materno: quanto mais gordinha está a mãe, menor a taxa de sucesso.
  • Uso de medicações que "relaxam" o útero: usar drogas que relaxam a parede uterina aumenta a chance de sucesso da manobra, já que a tensão da musculatura do útero é um fator determinante. Há várias medicações que tem esta ação, sendo as mais usadas a terbutalina ou o salbutamol. Deve ser administrada cerca de meia hora antes do procedimento.
  • Uso de anestesia raqui ou peridural: um dos fatores determinantes do procedimento é a tolerância da gestante ao mesmo. A manobra pode ser desconfortável, e algumas sentem muita dor. A anestesia pode auxiliar neste quesito, além de proporcionar um melhor relaxamento da parede uterina. O inconveniente é o risco inerente ao procedimento anestésico, ou seja, não é algo isento de complicações.


Quando realizar a manobra?


Preconiza-se a realização da manobra entre 36 a 38 semanas, por vários motivos: 1. O bebê provavelmente não vai mais virar sozinho depois desta idade gestacional (mas isso pode acontecer!), portanto, antes desta idade gestacional a gente aguarda ou faz técnicas alternativas para ajudar o bebê a virar; 2. Se der certo, a chance do bebê desvirar é menor nesta idade gestacional; 3. Caso ocorra alguma complicação durante ou após o procedimento e o bebê precise nascer, ele já não é mais prematuro e consegue se adaptar melhor a vida extra-uterina.

Em que local realizar a manobra?


É importante ter um acompanhamento durante a manobra, que precisa de ultrassom antes e durante o procedimento. Após a manobra o bebê é avaliado através de um exame chamado cardiotocografia. O local deve contar um centro cirúrgico, caso haja alguma complicação, a gestante precisará de um atendimento rápido. O local que normalmente dispõem de todos estes recursos e facilidades é o hospital.

Riscos e complicações


Apesar da VCE ser relativamente simples, pode ser que a manobra não dê certo. Quando em um primeiro momento a manobra não é bem sucedida, tenta-se novamente, por 2 a 6 vezes, na dependência do desejo da mulher e de outros fatores. Além disso, algumas complicações que podem ocorrer, apesar de serem bastante raras: alterações dos batimentos cardíacos do bebê (após a manobra é relativamente comum haver alterações momentâneas da frequência cardíaca do feto, mas se estas alterações persistem podem motivar uma cesárea por suspeita de sofrimento fetal); descolamento de placenta; rotura da bolsa amniótica.

Como decidir pela manobra


A VCE é um procedimento muito seguro e com uma razoável taxa de sucesso, principalmente quando selecionadas as grávidas às quais se oferece. Contudo, é importante frisar a necessidade de um profissional com experiência na técnica. As complicações da técnica são muito raras e são quase sempre passíveis de resolução sem sequelas, caso a situação seja prontamente detectada e corrigida, razão pela qual esta manobra deve continuar a ser realizada apenas em locais com os recursos necessários para se proceder a uma cirurgia imediata.

A VCE deve ser oferecida a toda gestante com bebê em apresentação pélvica após 36 semanas, sendo uma técnica recomendada e validade pelas principais instituições científicas em Ginecologia e Obstetrícia.

Em suma, apesar de alguns obstetras ainda acreditarem que o procedimento é obsoleto e não deve mais ser adotado, todo um corpo de evidências nos últimos 20 anos tem demonstrado o contrário. A versão cefálica externa deve ser incorporada à prática obstétrica, uma vez que reduz expressivamente tanto os nascimentos não cefálicos como as taxas de cesariana. Em uma época em que muitos obstetras perderam a habilidade de conduzir adequadamente partos pélvicos, a VCE surge como uma alternativa atraente e segura para mulheres com bebês em apresentação pélvica que querem ter parto normal, mas não estão seguras ou não encontram obstetras dispostos a prestar assistência ao parto pélvico. Até a próxima!









Nenhum comentário:

Postar um comentário