quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Como aliviar os enjoos na gravidez


Viver a gravidez muitas vezes não é fácil. Embora a felicidade de estar gerando uma vida seja grande, lidar com as intercorrências que isso significa pode dar um certo desânimo. É o caso dos conhecidos enjoos. Cerca de 50% a 70% das mulheres grávidas sofrem disso no primeiro trimestre. A náusea não só é normal como é geralmente um sinal de que sua gravidez é saudável.

Muitas pessoas chamam de "enjoo matinal", porque é geralmente o horário quando os sintomas estão piores, mas infelizmente ele pode ocorrer a qualquer horário do dia ou da noite.


O que causa os enjoos na gravidez?


Sabemos que a gravidez significa uma grande mudança hormonal. Acredita-se que um desses hormônios, o hCG - Gonadotrofina Coriônica Humana que é produzido pelo desenvolvimento da placenta e que ajuda a manter a gravidez - seja responsável pelos sintomas incômodos. Mas outros fatores, como baixo nível de açúcar no sangue, maior quantidade de ácido estomacal, tensão e fadiga também podem contribuir.


Como prevenir os enjoos?


Algumas dicas de como melhorar os enjoos durante a gravidez são bastantes conhecidas, como:


Comer de três em três horas


O organismo da gestante trabalha dobrado para manter tudo funcionando e ainda garantir um bom desenvolvimento da gestação. Comer regularmente e em períodos curtos ajudará nesse processo e também garantirá que as taxas de açúcar não caiam exageradamente, além de evitar que a gestante tenha refluxo, gastrite ou náusea.


Manter bolachas de água e sal, bolinhos de arroz ou mesmo chocolate no criado mudo e comer algo assim que acordar, para elevar a taxa de açúcar no sangue antes de se levantar é uma ótima estratégia para lidar com os enjoos. Experimente um copo de leite ou dois comprimidos de cálcio para neutralizar o ácido em seu estômago.

É importante também manter uma dieta equilibrada durante as refeições, incluindo uma quantidade suficiente de proteína como carne, peixe, ovos, queijo e também carboidratos complexos como frutas, vegetais, grãos para atender as exigências de desenvolvimento do seu bebê.

O consumo diário de certos alimentos ricos em magnésio, como feijão preto, grão de bico, azeitona, abobrinha, sementes de abóbora, tofu ou iogurte desnatado também ajudam a diminuir os episódios de enjoo na gravidez, pois o magnésio diminui a contração muscular.


Evitar ingerir líquidos durante as refeições


A digestão durante a gravidez é mais lenta e levando isso em conta, ao ingerir líquido durante as refeições, cria-se um bolo alimentar ainda maior, dificultando ainda mais o processo digestivo. Também deve-se ter mais atenção com a ingestão de molhos, caldos e condimentos, como também alimentos picantes ou gordurosos nesta fase. 



Evitar os odores fortes


Durante a gravidez a mulher pode desenvolver um olfato mais apurado, com isso é comum que os enjoos sejam desencadeados por odores fortes e variados. Dessa forma, o melhor é evitar o contato com o cheiro que tenha desencadeado a náusea, bem como evitar consumir alimentos que causem o mesmo efeito, enquanto o mesmo for incômodo para a gestante.


Comer gengibre


O gengibre atua na região do cérebro onde estão os neurotransmissores que são responsáveis pela parte do enjoo, agindo como estabilizador desses neurotransmissores. A Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia) divulgou uma normativa, baseada em evidências científicas, sobre o tratamento mais indicado para as gestantes. A recomendação oficial prevê a adoção da prescrição de piridoxina com extrato de gengibre, única combinação disponível no Brasil considerada classe A, ou seja, que não apresenta risco algum para a gestante nem para o bebê. Mesmo assim, o tratamento só poderá ser indicado pelo obstetra.


Relaxar o máximo que puder


Se não tiver de acordar a uma hora específica, então aproveite e descanse o máximo que puder e tenha um dia mais relaxado. Fique relaxada. Respire lentamente — com o ar entrando pelo nariz e soltando pela boca — ou tente a imaginação virtual, concentrando-se em algo agradável.

Alguns fatores psicológicos como estresse e ansiedade podem desencadear enjoos, de forma que quanto mais relaxada for a rotina, melhor para a gestante. Além disso, quando estamos em repouso, nosso corpo consegue direcionar o fluxo sanguíneo para funções específicas do corpo, como a digestão, acelerando o processo.


Tomar suplementos de vitamina B6


Alguns especialistas em nutrição recomendam ingerir de 50 a 100 miligramas de suplemento de vitamina B6, para evitar a náusea. Tome suas vitaminas pré-natal regularmente, também.


Experimente atividades alternativas


A gestante pode optar por fazer tratamentos alternativos como a acupuntura, ou atividades como caminhada, Yoga ou Pilates que ajudam no alívio do estresse, além de que ao se fazer uma atividade física prazerosa, nosso corpo libera endorfinas, substâncias que melhoram nossa disposição física e mental, inclusive aliviando dores e mal-estar. Contudo, é importante consultar o obstetra antes de iniciar qualquer atividade física. 


Trocar os produtos de higiene


Algumas vezes os cheiros, antes agradáveis, dos produtos de higiene como xampus, condicionadores, antisséptico bucal ou creme dental podem causar náuseas fortes, e como algumas pessoas preferem fazer a higiene antes do café da manhã, os enjoos podem ser potencializados. 

O creme dental infantil costuma ser uma ótima opção para as gestantes que não conseguem escovar os dentes como antigamente. Também pode ser usado com mais frequência para manter a boca fresca.


Pulseira anti-enjoos


Uma nova opção para combater o enjoo na gravidez é usar uma pulseira anti-enjoos que se compra em algumas farmácias, drogarias, lojas de produtos para grávidas e bebês ou pela internet.

A pulseira anti-enjoo possui um botão que deve ser posicionado um ponto específico no pulso, que é um ponto de reflexologia chamado Nei-Kuan, que quando é estimulado consegue combater a sensação de enjoo. Para que se tenha o efeito esperado, deve-se utilizar uma pulseira em cada pulso.


Comer alimentos frios


Algumas vezes não é apenas o sabor do alimento que pode ocasionar enjoos mas também sua temperatura. Dessa forma, a grávida também pode experimentar comer alimentos frios, como iogurte, gelatina, picolé de fruta, saladas, água com gás.

Deixar disponível cubos de gelo para que a gestante possa chupar ou mastigar também ajudará a diminuir os efeitos do enjoo. Pode-se optar por fazer cubinhos de gelo com o suco de sua preferência como limão ou abacaxi.


Tomar suco de abacaxi ou limão


Tanto o limão como o abacaxi, além de diminuírem o enjoo e a ânsia de vomitar, são uma rica fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imune e a placenta, garantindo uma gestação mais saudável para a mãe e para o bebê.

No entanto, é importante beber este suco em goles pequenos durante o dia porque os líquidos no estômago podem favorecer o refluxo, uma vez que o estômago sofre uma maior pressão que favorece o retorno ácido do seu conteúdo.

Pode-se optar também por ter fatias de limão ou abacaxi para chupar ao invés de tomar o suco se os enjoos forem mais persistentes.


Quanto tempo os enjoos duram?


Para a maioria das mulheres, os enjoos costumam acabar pelo quarto mês de gravidez, quando os níveis de hormônio começam a reduzir um pouco. Embora para algumas esses enjoos possam durar mais tempo.

Lembre-se que embora seja chato, ter enjoos é normal mas logo passam. Sentir enjoo também é um sinal de que está tudo bem com a gravidez. Alguns especialistas dizem que existe uma relação muito forte entre esse desconforto e um hormônio produzido pela placenta. Assim, o enjoo acaba funcionando como um indicativo de que a produção está equilibrada e que não há motivos para se preocupar. 



Mulheres com gestação gemelar têm níveis hormonais mais altos, por isso tendem a ter enjoos durante os nove meses. Até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário