quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Parto Empelicado - O que é?



O parto é um momento mágico para muitas mulheres. Em alguns poucos casos, esse momento pode ser ainda mais especial. É o caso em que o bebê não rompe a bolsa durante o parto. Antigamente, acreditava-se que esse tipo de nascimento significaria sorte para criança durante toda vida. Algumas culturas culturas acreditavam que a criança nascida assim jamais poderia se afogar, ou que teria poderes sobrenaturais quando crescesse. Trata-se do parto empelicado! 

O que é parto empelicado?


A palavra “empelicado”, segundo dicionário Aurélio, refere-se àquele nascido coberto de pelica (pele fina de animal), com a cabeça e o corpo protegido pelas membranas fetais, ou seja, envolto na bolsa intacta de líquido amniótico.

O parto empelicado ou nascimento empelicado é quando o bebê não rompe a bolsa amniótica, ficando envolto pelo líquido amniótico mesmo após o nascimento. Esse tipo de nascimento é considerado raro e existe uma estimativa que só ocorra 1 caso a cada 80 mil nascimentos. 

Em alguns casos, esse tipo de parto é utilizado como proteção para o bebê em casos em que a mãe pode passar algum tipo de doença ou infecção (como o HIV) na hora do parto, evitando assim o contato do feto com o sangue materno.

Importância do líquido amniótico:


  • Amortecedor de golpes e solavancos, que possam ocorrer com a gestante;
  • Espaço adequado para o crescimento e a movimentação do feto;
  • Sustenta a temperatura do bebê dentro do útero;
  • Oferece a proteção contra infecções;
  • Auxilia no desenvolvimento dos sistemas do feto sensíveis a odores e sabores;
  • Ajuda no desenvolvimento dos aparelhos digestivo e respiratório, a criança mesmo dentro do útero, efetua movimentos de respirar, digerir e evacuar.
  • Durante as dilatações e contrações causadas pelo trabalho de parto evita o contato da cabeça da criança com o colo do útero, protegendo-o. 
  • Dá maior mobilidade ao cordão umbilical.


O parto empelicado oferece riscos?


O bebê não corre perigo algum enquanto está no saco amniótico, por que ainda está recebendo oxigênio do cordão umbilical, e não vai tomar seu primeiro fôlego enquanto não for exposto ao ar pela primeira vez.

O fato da bolsa amniótica continuar intacta não atrapalha o trabalho de parto, onde a dilatação pode prosseguir normalmente oferecendo apenas benefícios à criança.

Parto humanizado tende a possibilitar mais esse tipo de nascimento do que outros partos já que não há intervenção no trabalho de parto, como o rompimento manual da bolsa amniótica, feito para que o trabalho de parto seja acelerado.

Veja o vídeo




Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário