domingo, 30 de setembro de 2018

Colo do útero Pré-Gravidez, Gravidez e Pós-Parto


Existe um projeto chamado Beautiful Cérvix que exibe muitas fotos que nos ajudam a visualizar todo o ciclo menstrual. Para quem tem curiosidade basta clicar aqui (site em inglês);

Este é o colo do útero de uma mulher de 30 anos. A primeira foto foi tirada antes de ela engravidar e o resto foi tirado cerca de três anos depois, durante a segunda gravidez. As duas fotos no final foram tiradas no pós-parto.  


Pré-Gravidez


Esta foto foi tirada antes da primeira gravidez desta mulher. Observe como o tamanho e a forma do sistema operacional são menores em comparação com as próximas fotos, que foram tiradas durante a segunda gravidez, cerca de dois anos após o parto vaginal para seu primeiro filho.

5 semanas, 3 dias de gravidez

Você pode ver uma secreção branca espessa chamada leucorréia que flui do colo do úteroEsse tipo de corrimento é comum na gravidez e não apresenta outros sintomas de infecção vaginal, como coceira, ardor, mau cheiro, etc.

 

6 semanas, 3 dias de gravidez

 



8 semanas, 6 dias de gravidez

Esta mulher teve uma infecção por levedura (um crescimento excessivo de Candidíase) visível como uma descarga de queijo branco espessa e grossa. Sobrecrescimentos de levedura são particularmente comuns na gravidezHormônios elevados causam uma mudança na temperatura vaginal e no pH e um aumento nas secreções vaginais, dando à levedura um ambiente mais quente para se replicar e açúcares abundantes para se alimentar. Ela tratou este desequilíbrio com uma medicação antifúngica supositório vaginal (também chamado de antimicótico). Conforme você percorre as fotos, verá que o crescimento de levedura ocorreu nas semanas 20 e 21.



10 semanas, 2 dias de gravidez



11 semanas, 1 dia de gravidez



14 semanas, 6 dias de gravidez



16 semanas de gravidez



20 semanas, 6 dias de gravidez



21 semanas, 3 dias de gravidez



25 semanas, 6 dias de gravidez




 32 semanas de gravidez

É um pouco complicado ver entrada útero nesta foto, mas ele está localizado na linha da sombra na fonte do fluxo de leucorreia branca. Você pode ver como o colo do útero assume uma tonalidade azulada / arroxeada, que é comum durante a gravidez, à medida que aumenta o fluxo sanguíneo para a pélvis.

38 semanas, 2 dias de gravidez

Novamente, é difícil ver a entrada, que fica atrás do lado direito da parede vaginal. Observe como as paredes vaginais se projetam para dentro devido ao inchaço pélvico e se aprofundam na cor devido ao aumento do volume sanguíneo da gravidez.


63 dias após o parto

Esta mulher deu à luz vaginal 63 dias antes. Este corrimento branco amarelado é comum no pós-parto, especialmente se a mulher estiver amamentando.

83 dias após o parto



4 comentários:

  1. Nossa, muito incrível sempre tive duvidas sobre esse assunto, amei

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Débora. Estou usando o celular do meu esposo. Mas gostei muito desse conteúdo. A forma bem específica. Eu com um mês e 7 dias de pós parto. Mas não me recuperei ainda 💯%

    ResponderExcluir