segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Ovulação Precoce


O ciclo menstrual pode sofrer várias alterações durante a vida fértil da mulher. Essas variações podem decorrer da ovulação, não ovulação (ciclos anovulatórios), alterações hormonais e até emocionais. Em se tratando da ovulação, é mais comum que ocorra a ovulação tardia, porém hoje falaremos de Ovulação Precoce, também chamada de ovulação antecipada ou ovulação adiantada. Embora menos comum que a ovulação tardia, ela pode afetar diretamente a mulher que deseja engravidar. Entender esse processo ajudará aquelas que passam por isso a planejarem melhor momentos de namoros, facilitando com que haja a concepção.


O que é ovulação precoce?


A ovulação nada mais é do que momento em que o folículo ovariano amadureceu e foi liberado para a fecundação e posterior implantação do embrião. Normalmente a ovulação acontece no meio do ciclo menstrual. Por exemplo, se o ciclo menstrual de uma mulher dura 28 dias (a duração média do ciclo), então a ovulação irá ocorrer aproximadamente no 14º dia. O período que um óvulo leva para amadurecer varia de mulher para mulher. Em alguns casos, a maturação leva mais tempo e a ovulação ocorre ao final do ciclo menstrual (ovulação tardia), noutros casos ela pode ser observada logo após a menstruação, ou seja, ocorre precocemente.


A ovulação precoce é um processo natural no corpo de uma mulher quando um óvulo maduro é liberado do folículo após 8 ou 10 dias após o início da menstruação. 


O que causa a ovulação precoce?


Vários são os fatores que podem afetar a maturação precoce dos óvulos:

  • Alterações em hormônios como a progesteronaestrogênio,  hormônio luteinizante (LH), até mesmo estresse (seja bom ou não), ou problemas no hipotálamo e na glândula pituitária afetam a saúde geral da mulher. Muito estresse e problemas no hipotálamo e glândula pituitária desencadeiam um aumento no hormônio luteinizante (LH), fazendo com que os ovários liberem o óvulo antes que ele esteja maduro.
  • Alterações no ritmo de vida ou no ambiente normal para o corpo, bem como alimentos. 
  • Idade. Como a quantidade de óvulos é naturalmente reduzida com a idade (Reserva Ovariana), o hormônio folículo estimulante (FSH) sobe mais fazendo com que o organismo selecione um folículo dominante para a ovulação antes que ele esteja de fato maduro e em condições de ser fertilizado. No entanto, enquanto a fase folicular durar pelo menos 12 dias e o resto das fases do ciclo menstrual forem equilibradas, isso não é um problema.


Pode também ser indicação distúrbios metabólicos e insuficiência hormonal, em alguns casos, pode indicar violações no trabalho dos ovários. Na maioria das vezes essas patologias observadas em mulheres com um ciclo menstrual irregular. Qualquer hábito (tabagismo, alcoolismo, consumo excessivo de café) e certos medicamentos podem perturbar o ciclo menstrual. Dieta e perda de peso dramática pode ser uma razão que não ocorre a concepção. Por isso, muitas vezes elas não podem engravidar. 


Quando a ovulação precoce atrapalha engravidar?


Nem sempre a ovulação precoce será motivo de preocupação. Quando a fase folicular (maturação do óvulo) dura pelo menos 12-14 dias, não há motivos para preocupação. No entanto, se o gráfico de temperatura basal ou os testes de ovulação indicarem que a mulher está ovulando no 11DDC (11º dia do ciclo) ou antes disso, provavelmente o folículo não está tendo tempo de se desenvolver adequadamente para ser fertilizado. Essa ovulação adiantada pode vir acompanhada de pouco ou nenhum muco cervical e um endométrio fino demais para segurar o óvulo recém fertilizado, dificultando a implantação do embrião (Nidação). 


Diagnóstico da ovulação precoce


Para saber se a mulher está tendo uma ovulação prematura, deve ser feito um acompanhamento do ciclo menstrual através de exames de ultrassom, medição de temperatura basal ou testes de ovulação. Quando a mulher tem um ciclo curto, é necessário avaliar se este se deve a uma fase folicular deficiente ou não, ou se o problema está na insuficiência da fase lútea

Dicas de como aumentar a fase folicular


Cada organismo reage de uma forma mas utilizando algumas dicas naturais, pode-se ajudar a alongar a fase folicular:

Pare de fumar! O tabagismo está associado à insuficiência ovárica prematura, problemas de ovulação, aumento do risco de aborto espontâneo, gravidez ectópica, diminuição da contagem de folículos e danos ao DNA nos folículos. Fumar é uma má notícia para a sua fertilidade e pode estar ligada a uma fase folicular encurtada.

Reduza o álcool e a cafeína. Esses alimentos estressam o organismo. Tanto o álcool quanto a cafeína perturbam a função hormonal, podendo levar à ovulação precoce e aumentar as chances de uma gravidez de risco. Se você precisa de uma bebida quente todos os dias, tome chá de folha de amora! 

Reduza e gerencie o estresse. Se você está sob muito estresse, isso pode afetar seu ciclo menstrual e teus padrões de ovulação. Tente terapias de gerenciamento de estresse como meditação, respiração profunda ou aromaterapia. Você vai se sentir melhor usando essas terapias e também estará aumentando a fertilidade.

Use fitoterápicos. Os fitoterápicos são medicamentos de origem medicinal, que ajudam a equilibrar os hormônios femininos de forma a regular o ciclo menstrual. Alguns fitoterápicos que podem auxiliar são: Dong quai (Angelica sinensis), Vitex (Vitex agnus-castus), Tribulus (Tribulis terrestris)  e Folliculinum e Ovarinum CH6

É importante então a mulher monitorar cuidadosamente a saúde. Para que caso existam alterações hormonais, ela possa adequar melhor o período fértil e assim chegar ao tão sonhado positivo. Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário