quarta-feira, 12 de abril de 2017

Teste do Cotonete


É claro que acompanhar o ciclo menstrual quando estamos tentando engravidar causa uma certa ansiedade. Principalmente quando chega o período de início do fluxo menstrual. Nesse momento, existem alguns métodos que ajudam ao menos  a driblar a ansiedade. Um desses métodos é o Teste do Cotonete

O que é o teste do cotonete?


O teste do cotonete ajuda a determinar se a menstruação está próxima ou não. Pode ser feito em caso de atraso da menstruação ou ainda nos dias em que deveria ocorrer o fluxo, para saber se a possibilidade de gravidez deve ser descartada. 

Como fazer o teste do cotonete?


Antes de tudo a mulher deve lavar muito bem as mãos antes de qualquer observação da região íntima. Depois, a mulher pode introduzir uma haste de algodão (cotonete) através do canal vaginal e raspar delicadamente a parede do colo do útero. Não é necessário introduzir muito a haste, cerca de 2 cm ou metade do cotonete já é suficiente. Se a haste sair avermelhada ou com tonalidade marrom a menstruação está próxima. Se sair branquinho ou seco, sinal que a menstruação está distante.

O cotonete saiu branco, então é gravidez?


Muitas mulheres acreditam que esse teste vale para indicar a gravidez. Contudo, ele serve apenas para conferir se a menstruação está vindo. É importante observar também que não é um teste que funcionará para todas as mulheres já que esses sinais podem variar de mulher para mulher. 

Antes de descer a menstruação, existe um tempo em que o sangue desce pelo colo do útero, algumas mullheres conseguirão observar o cotonete sujo mais cedo, outras tem um fluxo mais intenso, fazendo com que não tenha tempo de sujar o colo pois já terá o fluxo com sangue vivo.

Caso o teste do cotonete aponte que sua menstruação não está vindo, busque um teste de farmácia, que é muito mais confiável e pode servir para esclarecer a situação.

O cotonete saiu sujo, então não estou grávida?


Esse é o problema com esse tipo de teste, muitos fatores podem comprometer o resultado. Haverão casos em que a mulher está grávida mas durante o processo de nidação teve um leve sangramento que, se feito o teste neste período, poderá gerar a ideia de que a menstruação está vindo, quando na verdade o bebê já se implantou. 

Riscos ao fazer o teste do cotonete


Devemos lembrar que a região íntima da mulher é um lugar muito sensível. Dessa forma, um pequeno desequilíbrio nesse ambiente já pode haver consequências. Os riscos ao introduzir um cotonete na vagina:

Se machucar - isso mesmo! Algumas mulheres podem sem querer machucar o colo do útero ao introduzir de mal jeito o cotonete. Além disso, não precisa inserir o cotonete inteiro para observar o muco, nem usar força para isso. Então esteja atenta e calma se decidir fazer o teste, seja delicada e não haverá problemas.

Infecções - a higiene é algo primordial nesse tipo de teste, mas ainda assim existe o risco do próprio cotonete estar contaminado pelo ambiente, já que em geral, guardamos ele no banheiro, então temos fungos, bactérias, umidade pairando pelo ambiente. Um verdadeiro festival para um organismo com imunidade baixa. Lave bem as mãos e só use o cotonete se ele não estiver exporto no ambiente, de preferência em um recipiente seco, tampado e limpo.

Posso perder o bebê ao fazer o teste?


Esse é um tema delicado, já que inclusive debati a poucos dias sobre isso. Vejamos alguns fatores a considerar:

Logo que ocorre a fecundação, como proteção natural, o colo uterino se fecha e se eleva. Assim, a distância da entrada do colo e a entrada da vagina aumenta. Para que o cotonete cause risco, teria que se inserido com força, pressionando o útero. Imagino que ninguém queira fazer dessa forma. 

Caso seu colo esteja baixo e aberto, então o organismo já não está desenvolvendo bem a gravidez, dessa forma, já há risco iminente de abortamento. Pode acontecer de fazer o teste e em seguida abortar, mas não necessariamente o uso do cotonete seria o fator determinante. 

Geralmente a mulher antes de saber que está grávida continua mantendo relações sexuais, faz exame de ultrassom transvaginal e até exame de toque, sendo assim, o cotonete teria os mesmos riscos de aborto quanto essas situações. 

O risco de infecção é o que seria, a meu ver, o mais sério nesse tipo de teste. Isso porque a infecção aumenta o risco de parto prematuro. No final da gravidez a mulher pode ter que fazer o chamado Exame do Cotonete, que é para detectar a a presença ou a ausência de micro-organismos que podem ser perigosos para o bebê. Esse é um exame feito pelo médico e muitas mulheres o confundem com o teste do cotonete feito em casa.

Deve-se assim, tomar o máximo de cuidado ao realizar o teste, tentando ser o mais delicada possível e não usar qualquer material suspeito. Evite também ficar repetindo o teste com frequência. Espere uns dias caso a menstruação continue atrasada e dê preferência pelo teste de gravidez. Até a próxima! 

Leia também:







24 comentários:

  1. Meu cotonete saiu branquinho.Um pouco úmido mas branco.

    ResponderExcluir
  2. Minha mostra ta para vim no dia 23/02 mais estou sentindo alguns sintomas como fome dores de cabeça dor no pescoco dores nas costas cólicas bem poucas que vai vem durantes os dias será que devo esperar o atraso lembrando que nao me previne no dia 07 desde mês e nem no dia 11/02 ?

    ResponderExcluir
  3. Minha mostra ta para vim no dia 23/02 mais estou sentindo alguns sintomas como fome dores de cabeça dor no pescoco dores nas costas cólicas bem poucas que vai vem durantes os dias será que devo esperar o atraso lembrando que nao me previne no dia 07 desde mês e nem no dia 11/02 ?

    ResponderExcluir
  4. O meu saiu com a cor vermelho mais eu tomei a injeção depoprovera pode ser reação da vacina tomei dia 6 de fevereiro

    ResponderExcluir
  5. boa tarde. ja perdi 3 bebes e ja estou a tentar desde dezembro que foi quando fiz curetagem.
    os meus ciclos estao de 30 dias w esta para vir agora dia 11, ou seja daqui a 2 dias. descobri o teste do colo do utero e o do cotonete, ontem tentei fazer esse do colo do utero e deu sensaçao de estar alto, macio e fechado. Hoje fiz o teste do cotonete 2 vezes, e saiu tipo o da imagem acima no artigo so que mais clarinho ainda. devo presumir que ela vem?

    ResponderExcluir
  6. O meu saiu amarelo e meu útero está baixo porém parei de tomar anticoncepcional será que é por conta da pílula que meu corpo está voltando aos hormônios normais que ela ainda não veio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com o uso de AC ou a interrupção do mesmo deve aguardar um tempo até que o organismo se ajuste. Nesse caso pode indicar que a menstruação pode estar vindo mas também pode indicar alteração no muco em razão da interrupção.

      Excluir
  7. Tô atrasada 8 dias fiz o teste e saiu branco porém um pouco úmido será um positivo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, apenas um teste pode confirmar se é gravidez ou não. Faça um teste e boa sorte!

      Excluir
  8. Bom dia minha menstruação era pra mim vim dia 24 e sempre sinto sintomas dela está chegando tipo espinhas peito inchados mundança de humor, hoje já e dia 30 e nada eu não sinto nada apenas uma cólica bem fraca e os bico do peito mais escuro, está atrasada a 7 dias eu fiz o teste do cotonete saiu limpo apenas uma pasta leitosa transparente mais sem cheiro e possível está grávida ? Nunca atrasou e regular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, em caso de suspeita de gravidez o melhor é fazer um teste para confirmar. Boa sorte!

      Excluir
  9. Oláaa, tive penetração com o líquido lubrificante e o resto da relação usamos camisinha (nao teve gozo dentro). Tomei a PDS 15hrs depois da relação pois no dia da relação estava na ovulação. A questão é não tive sangramento depois da PDS. Hoje dia 29/05 faz 10 dias depois da relação fiz um teste de gravidez e deu negativo, porém saiu um líquido aguado marrom SERA QUE MESMO USANDO A PDS TEVE NINDAÇÃO OU É SINAL QUE A MENSTRUAÇÃO ESTAR POR VIM? Pois falta 4 dias para a data prevista da menstruação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PDS pode alterar o ciclo já que sua concentração hormonal é maior. Qualquer alteração no ciclo deve ser avaliada junto ao médico.

      Excluir
  10. Por favor me ajudem minha amostra está atrasada a dois dias minha menstruação e regular vem sempre dia 18 . No dia da amostra fis o teste do cotonete e saiu branco e aguado no dia 19 também saiu branco aí fis o teste de gravidez clearblu e deu negativo será que fis sedo demais .sinto colocas leves e um desconforto no pé da barriga alguém já passou por isto me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  11. Em caso de atraso da menstruação, o melhor é repetir o teste de gravidez após alguns dias. Apenas o teste de gravidez ou ultrassom poderá confirmar ou não uma gravidez.

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz o teste saiu um pouco vermelhinho a minha menstruação está atrasada 9 dias a última vez que mestruei foi dia 30 de novembro de 2019

    ResponderExcluir
  13. Gente minha amostra e pro dia 28 hoje saiu corrimento rosado dai fiz o teste do cotonete 5 cotonete saiu rosado mas menstruei dia 5 desse mês não sei se é nidacao ou mestruacao6

    ResponderExcluir
  14. Quero saber se é normal a mestruacao decer logo em seguida que faz o teste de cotonete.Observacao:estava para vim dia 20!

    ResponderExcluir
  15. Falta 3 dias pra vim minha mestruaçao fiz o teste do cotonete saiu umido o o que sera deve ser

    ResponderExcluir
  16. Olá! Bom dia! Queria perguntar algo!
    Durante 3 anos, tomei o anticocepcional microvlar! Menstruei dia 29/07/2020. Era pra ter iniciado novamente uma nova cartela dia 01/08/2020! Porém não iniciei, no App dizia que meu período fértil começaria dia 08/08 e iria até o dia 14/08/2020, porém tive uma relação rápida dia 05/08/2020, não houve ejaculação! Minha menstruação ainda não veio,fiz o teste do cotonete e saiu um pouquinho escurinho! Será que a menstruação está chegando? Hoje já é 28, e ainda não menstruei! Tô muito preocupada? Tô correndo algum risco??

    ResponderExcluir
  17. Minha menstruação tá atrasada a 16 dias hoje tá descendo um líquido claro tipo caramelo é menstruação

    ResponderExcluir
  18. Minha última menstruação foi dia 31 de julho de 2021 meu ciclo e 28 dias no máximo ainda não desceu fiz o teste do continente saiu branquinho já senti cólicas e meus seios pinicando ah sete meses que não tomo nada será?

    ResponderExcluir