Ciclos menstruais irregulares são por si só bastante confusos de entender, e costuma causar grande preocupação para aquelas mulheres que desejam engravidar. Entenda o que pode causar ciclos irregulares e o que pode ser feito com relação a isso.
O que é a menstruação?
A menstruação é a descamação do tecido que envolve a cavidade do útero, que se desprende uma vez que não ocorreu a fertilização do óvulo. Considera-se uma menstruação normal com os seguintes parâmetros: duração entre dois a sete dias, intervalo a cada 21 a 35 dias (nas adolescentes até 45 dias), um volume aproximado de até 80 ml por ciclo, não mais que um absorvente grande por hora ou tampão a cada duas horas.
O que caracteriza a menstruação irregular?
A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do período fértil e do melhor período para engravidar. Em geral, a menstruação varia entre 21 a 35 dias para descer. A menstruação considerada regular seria aquela que desce num período regular, como a cada 28 dias ou a cada 30 dias.
Podem ocorrer falhas consideradas normais de até 90 dias depois dos ciclos regulares, sem que haja gestação. Qualquer alteração para mais ou para menos na quantidade e/ou intervalo deve ser investigada quando persistir por mais de dois ciclos consecutivos.
Tipos de irregularidade menstrual
- Oligomenorreia: menstruações pouco frequentes e/ou escassas. O tempo decorrido entre os períodos é tipicamente 35 dias ou mais. Ocorre muito em atletas
- Metrorragia: sangramentos acíclicos fora do período menstrual com aumento do fluxo
- Menorragia: aumento da quantidade do fluxo menstrual com intervalos regulares
- Hipermenorragia: aumento da quantidade e da duração
- Amenorreia: ausência de menstruação durante três a seis meses ou mais.
O que causa um ciclo irregular?
Os dois principais grupos de menstruações anormais são as orgânicas e as funcionais. As alterações funcionais também são denominadas alterações hormonais ou endocrinológicas. Só se pode fazer um diagnóstico de alteração funcional da menstruação quando tiver sido excluída uma causa orgânica ou uma patologia.
Os fatores que podem causar a irregularidade menstrual são:
- Alterações hormonais, devido à troca da pílula anticoncepcional, uso de dispositivo intrauterino (DIU), síndrome dos ovários policísticos ou mioma, por exemplo.
- Distúrbios hormonais, como tireoide hiperativa ou hipertireoidismo.
- Má alimentação (excesso de cafeína ou álcool).
- Grandes alterações de peso.
- Transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia.
- Uso de drogas ilegais.
- Estresse.
- Cansaço.
- Excesso de atividade física.
- Cicatrizes graves (aderências) do revestimento do útero, uma condição conhecida como síndrome de Asherman.
É normal que a menstruação fique irregular no período pós-parto, durante a amamentação, nos primeiros anos da menstruação e nos que precedem a menopausa, devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante estas fases.
Quando buscar ajuda médica?
Toda mulher que deseja engravidar deve buscar ajuda médica o quanto antes, isso porque fica mais fácil diagnosticar e tratar qualquer problema que atrapalhe engravidar, especialmente se há irregularidades no ciclo menstrual, como:
- Não há ciclo menstrual em três ou mais períodos em um ano
- A menstruação acontece em intervalo menor que 21 dias ou maior que 35 dias
- Ocorrência de sangramento mais forte do que o normal durante o período ou que persiste por mais de 7 dias
- Ocorrência de mais dor do que o habitual durante o período.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico quanto ao motivo da irregularidade do ciclo menstrual vai ser feito com base no histórico da paciente e também com a realização de exames como Citologia oncótia (Papanicolau), Colposcopia com biópsia se necessário, Ultrassonografia pélvica, Biópsia de endométrio se necessário, Exames de urina e de sangue, como hemograma completo, coagulograma e dosagens hormonais.
O tratamento dependerá do que está causando o sintoma. Normalmente, nenhum tratamento é necessário para menstruação irregular causada pela puberdade e menopausa, a menos que os sintomas são excessivos ou incômodos. Tratamentos para menstruação irregular devido a outras causas podem incluir:
- Corrigir ou tratar a doença subjacente
- Alterar o tipo de anticoncepcional
- Mudanças de estilo de vida, incluindo a perda de peso, tratamento de possíveis distúrbios alimentares e saídas para reduzir o estresse
- Terapia hormonal
- Cirurgia.
Chances de engravidar devido à menstruação irregular
Quando a mulher possui a menstruação irregular fica mais difícil calcular o seu período fértil. Se ela não utilizar nenhum método contraceptivo e mantiver contato íntimo com um homem, ela correrá o risco de engravidar. Caso este não seja o seu desejo, deverá utilizar algum método contraceptivo.
Já se a mulher deseja engravidar e possui a menstruação irregular, o que se pode fazer é tentar identificar quando ocorre a ovulação, seja através do uso de teste de ovulação, observação do muco cervical ou ainda pelo método de medição da temperatura basal, assim saberá quando investir nos namoros. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário