quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cesárea Humanizada


Muito se fala hoje na humanização do parto, onde a mãe e o bebê devem ser tratados como protagonistas do parto, respeitando sempre o que for melhor para os dois. Nem sempre é possível seguir o plano com um parto normal. Algumas complicações pedem que medidas urgentes sejam adotadas para garantir a segurança da mãe e do bebê. Mas, o que muitos desconhecem, é que mesmo uma cesárea pode ser feita de forma menos traumática para a mãe e o bebê. Estamos falando da Cesárea Humanizada.


O que é Cesárea Humanizada?


A cesárea é uma cirurgia de grande porte que deve ser feita apenas em casos específicos em que o bebê e/ou a mãe correm risco de saúde. No caso da cesárea humanizada há uma preocupação em que seja feito todo o possível para que o parto seja tranquilo. Para ser considerada uma cesárea humanizada alguns requisitos devem ser observados:


Necessidade cirúrgica - A cesárea só é considerada humanizada em caso de real necessidade. Algumas mulheres preferem agendar a cesariana mesmo que sua saúde ou a do bebê não tenha nada que indique essa necessidade. São as chamadas cirurgias eletivas, e nesse caso não é considerada como cesárea humanizada pois essa preconiza que não tendo problemas médicos que indiquem a cirurgia, a mesma não deve ser realizada.  


Diferença entre a cesárea convencional e a humanizada


Trabalho de parto iniciado - Outro fator que é levado em conta é com relação ao trabalho de parto iniciado. Salvo em caso de urgência médica, é importante esperar que a mulher entre em trabalho de parto. Quando a mulher entra em trabalho de parto, a criança costuma estar pronta para vir ao mundo. 




Também é importante que sempre que der, a mãe e o bebê fiquem juntos após o parto e que ela tente amamentar o bebê já nesses primeiros momentos. Entenda a importância da amamentação neste post


Participação familiar - A cesárea humanizada defende a participação do pai ou de um familiar ou acompanhante escolhido pela mãe no centro cirúrgico. Garantir um ambiente tranquilo e seguro é importante para que a gestante se sinta amparada. Também é possível reduzir a iluminação já que a mesma no campo operatório é total, o que não acontece é a luz ao redor da mesa. Existe a possibilidade de se diminuir a luminosidade da sala, mas o campo cirúrgico (mesa cirúrgica) tem que ser iluminado. Para deixar o ambiente mais confortável ao bebê e à mãe, o ar condicionado também deve ser reduzido.

Participação materna - A mãe é mais valorizada, tendo uma participação maior no parto. O médico informa sobre tudo o que está acontecendo e caso deseje, o campo cirúrgico (pano colocado elevado para que a mãe não veja os procedimentos cirúrgicos) pode ser abaixado para que a mãe veja o bebê nascendo. Alguns médicos permitem que a mãe leve um CD com músicas calmas para serem tocadas durante o parto.

Corte menor - O corte para o parto é feito com o mesmo diâmetro de dilatação de um parto normal. O bebê é retirado com calma (é importante que o bebê finalize quase sozinho a saída) e o cordão umbilical não é cortado imediatamente, os médicos esperam ele parar de pulsar. De acordo com evidências científicas cortar o cordão umbilical enquanto ele pulsa aumenta a incidência de anemia na infância. Após isso, o bebê vai diretamente para o colo da mãe.


Como garantir uma cesárea humanizada?


A única forma de garantir um parto humanizado, ainda que tenha necessidade de fazer uma cesariana, é escolhendo uma equipe humanizada e também através do plano de parto. Fazer um plano de parto e colocar no papel suas preferências ajuda muito também na hora de reivindicar seus direitos se o médico ou a instituição não fizer o que estava combinado. No plano de parto que visa uma cesárea humanizada, a mulher pode optar, por exemplo, por entrar em trabalho de parto antes de fazer a cesárea (normalmente, essas cirurgias já são agendadas) e também amamentar assim que o bebê nascer. As preferências da paciente são respeitadas e o bebê nasce em segurança. Aprenda aqui como fazer um plano de parto.

Veja um vídeo de cesárea humanizada





O parto é um momento único na vida de uma mãe e nada mais justo que este momento seja lindo, ainda que tenha que haver intervenção médica para garantir a saúde do bebê e da mãe. A maior ferramenta que a gestante tem é o conhecimento. Converse com seu médico e indique desde cedo seu desejo de um parto tranquilo e que mesmo que haja necessidade de cesariana, não precisa deixar de ser um momento de alegria e que será lembrado de forma positiva. Até a próxima!

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário