segunda-feira, 5 de junho de 2017

Engravidar com mais de 35 anos


Sonhar em ser mãe é um desejo que muitas mulheres tem desde pequena, embora hoje em dia seja mais comum adiar esse sonho por um tempo até ter certa estabilidade profissional e financeira. Atualmente é comum que a mulher priorize outras áreas antes de decidir ter filhos. Muitas mulheres passam então a tentar engravidar após os 35 anos. E é claro que após certa idade é comum que a mulher fique mais ansiosa e mesmo com dúvidas se a gravidez ocorrerá. Medo de não engravidar, arrependimento de não tentar antes versus o compromisso com o êxito profissional é totalmente normal já que muitas de nós crescemos ouvindo falar da "idade certa para engravidar" ou do "risco de engravidar depois dos 35". Será então que o risco realmente existe e o melhor é ter filho mais cedo? Vamos entender melhor essa relação entre a fertilidade e a idade da mulher, bem como quais riscos implicam para aquelas de decidem esperar para engravidar.

Dados estatísticos sobre a fertilidade


Lendo uma reportagem da Revista Época onde a psicóloga Jean Twenge contava sua história e do medo de não conseguir engravidar após os 35 anos de idade, descobri que muitos dados alarmantes sobre as chances de engravidar de quem passou dos 35 anos, vem de estudos antigos, anteriores aos avanços nos tratamentos de fertilidade. Além disso, segundo Twenge, muitos estudos atuais tem seus dados retirados de especialistas em fertilidade. E nesse caso, é natural que mulheres mais jovens respondam melhor ao tratamento de fertilidade do que uma mulher mais velha – cerca de 42% das pacientes com menos de 35 anos terão um filho saudável após um ciclo de fertilização in vitro, em comparação a 27% entre aquelas com idade entre 35 e 40 anos e apenas 12% entre aquelas com 41 ou 42 anos. O problema é avaliar essa taxa de fertilidade como sendo a realidade da população em geral, considerando assim que a fertilidade irá diminuir com a idade. 

Os estudos de concepção natural são difíceis de conduzir, e essa é uma das razões por que estatísticas de fertilização in vitro e registros históricos são supervalorizados em relatórios sobre fertilidade. 

A psicóloga menciona ainda um estudo baseado em registros históricos de nascimento que mostrou que 89% das mulheres com 38 anos ainda eram férteis e que outra pesquisa concluiu que a mulher típica era capaz de engravidar até uma idade entre 40 e 45 anos.

FAMÍLIA
A psicóloga Jean Twenge, ao lado de dois filhos e, na ocasião da foto, à espera do terceiro. Quando o terceiro nasceu, ela tinha 40 anos (Foto: ©2013 The Atlantic / Distribuído por MCT Information Services)

Todos esses dados só ajudam a evidenciar que nem sempre dados disponibilizados na internet vem de fontes seguras e atualizadas. Hoje em dia há muitas formas de tratamento de fertilidade. As estatísticas são apenas guias mas não podem ser utilizadas como determinantes de forma individual, já que muitos são os fatores que vão variar de uma mulher para outra, de forma a variar assim a fertilidade de uma para outra. Resumindo, não se prenda as estatísticas!


Quanto tempo esperar antes de procurar um especialista?


Até os 35 anos, é normal esperar até um ano para engravidar. Depois dos 35, os ginecologistas aconselham que, se depois de seis meses de tentativas a mulher não engravidar, que procure um especialista. Hoje em dia há diversos tratamentos que ajudam na fertilidade, desde a indução da ovulação até a fertilização in vitro, podendo mesmo optar pela doação de óvulos. 


Riscos de uma gravidez tardia


  • As mutações cromossômicas apresentam incidência maior entre gestantes mais velhas, há algumas doenças cromossômicas bastante conhecidas, como a Doença de Klinefelter ou a Trissomia X, a de maior ocorrência é, também a mais conhecida entre elas, a Síndrome de Down ou Trissomia do 21.
  • A probabilidade de uma anomalia é baixa, mas ainda assim maior em mulheres com mais de 35 anos. É preciso realizar acompanhamento médico para garantir menos traumas ao feto, se necessário. É possível determinar se o feto terá alterações cromossômicas durante a gestação, com a realização de exames como a Translucência Nucal (medição da área da nuca).
  • A ocorrência de um parto prematuro também é maior em caso de gravidez tardia, o parto prematuro pode ocorrer por diversos motivos, como uma disfunção hormonal.
  • Pode haver o surgimento de placenta prévia, uma má formação na placenta que fecha a entrada do útero, forçando a necessidade de uma cesárea.
  • Com os tratamentos de fertilidade é maior a chace da mulher ter uma gravidez múltipla. (Saiba como engravidar de gêmeos)


Como ter uma gravidez segura?


Para ter uma gestação segura é importante adotar algumas medidas para reduzir as chances de ocorrerem problemas de saúde. Estar com o peso adequado tem relação com o risco maior de desenvolver Diabetes e Hipertensão com o aumento do peso. Recomenda-se ainda a suplementação com ácido fólico 3 meses antes de engravidar, para evitar má formação do sistema nervoso central do bebê.

Para aquelas mulheres que desejam engravidar, não importa a idade, é necessário seguir as orientações médicas, tentar levar uma vida mais saudável e não se aterem ao fator idade certa. A idade certa é aquela em que a mulher se sentir segura e mais feliz com sua decisão. Os fatores médicos devem ser considerados mas devem ser avaliados pelo médico através de um check-up para avaliar Diabetes, Hipertensão, Colesterol e outras doenças que possam comprometer a gravidez. Embora as mulheres que ficam grávidas depois dos 35 anos, estejam mais expostas a alguns riscos especiais, os estudos afirmam que a maioria dessas mulheres têm gravidezes com bebês saudáveis. Até a próxima!

Leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário