Após a confirmação da gravidez com exame de sangue (Beta hCG) ou como teste de farmácia, fazer exame de ultrassom é o momento mais esperado. Algumas vezes, por ser feito muito cedo, não há possibilidade de ver o embrião. Quando isso acontece, a primeira observação para saber se a gravidez está encaminhando bem é a presença do saco gestacional e também da vesícula vitelina.
O que é vesícula vitelina?
A vesícula vitelina ou vitelínica, ou saco vitelínico, é uma bolsa constituída de um nutriente, denominado vitelo. Ligada ao intestino embrionário e ao embrião por meio de ductos, este auxilia nos processos relativos à alimentação do indivíduo em formação. Isto é possível porque ele envolve o vitelo; as células derivadas do mesoderma digerem seus componentes e estes são distribuídos para os vasos sanguíneos do embrião, formados a partir do mesoderma.
Imagem de ultrassom transvaginal de um embrião de cerca de 5 semanas. O embrião é apenas o pequeno ponto branco! O anel branco sobre o qual o embrião está é uma estrutura chamada vesícula vitelina, responsável pela nutrição do bebê nesta fase.
Formação da vesícula vitelina
A vesícula vitelina se forma no início do desenvolvimento embrionário e no final da segunda semana de desenvolvimento embrionário já adquiriu uma forma definitiva, sendo formado por endoderma revestido externamente por mesoderma extra-embrionário. No início do terceiro mês, observa-se que a vesícula vitelina diminui e adquire um aspecto periforme, estando ligada ao intestino médio pelo pedículo do saco vitelino. No inicio do 5º mês a vesícula vitelina é muito pequena e posteriormente é praticamente impossível visualizá-la.
Funções da vesícula vitelina:
1 – transferência de nutrientes para o embrião, na 2ª e 3ª semanas de desenvolvimento enquanto se processa a circulação uteroplacentária;
2 – da 3ª a 5ª semana de desenvolvimento a vesícula vitelina tem função hematopoiética, isto é, formadora dos elementos do sangue. Somente na 6ª semana é que o fígado inicia sua função hematopoiética;
3 – durante a 4ª semana, parte dorsal da vesícula vitelina é incorporada ao embrião como intestino primitivo;
4 - na 3ª semana, a parede da vesícula vitelina forma as células germinativas primordiais que posteriormente migram para as gônadas onde originam as células germinativas (espermatogônia ou ovogônia).
Vesícula vitelina hidrópica
A vesícula vitelina realiza a transferência de nutrientes para o bebê antes de o cordão umbilical ser desenvolvido. A partir do momento em que o cordão aparece (em torno da 12ª semana), a vesícula vitelínica desaparece. Na quinta semana, ela mede cerca de 3 mm de diâmetro. Em casos de vesículas vitelínicas hidrópicas (maior que 7 mm), elas não somem e o embrião não faz a ligação com o cordão umbilical e não se desenvolve.
Quando o médico faz esta constatação por meio de um ultrassom, ele costuma pedir outro exame para confirmar o diagnóstico. De qualquer forma, é o médico quem determinará o que deve ser feito quando se tem o diagnóstico de vesícula vitelina hidrópica ou de gravidez anembrionária.
O que esperar no ultrassom nas primeiras semanas de gestação?
05 semanas – o saco gestacional é visível à ultrassonografia transvaginal.
06 semanas – a vesícula vitelina é visível à ultrassonografia transvaginal.
O encontro da vesícula vitelina, que é uma estrutura fetal, confirma a gestação intrauterina.
07 semanas – o embrião é visível à ultrassonografia transvaginal. O batimento cardíaco fetal já poderá ser ouvido.
No início, a frequência cardíaca permanece por volta de 100 batimentos por minuto e após passa a 180 batimentos por minuto. Com o avançar da gravidez, se localiza na faixa de 120 a 160, normalmente utilizada para o acompanhamento da gestação.
07-08 semanas – movimentos fetais suaves e discretos podem ser vistos.
11-12 semanas – a cabeça fetal já pode ser visualizada.
12 semanas – a placenta é visível à ultrassonografia transvaginal.
Leia também:
Pela minha DmU estaria de 8 semanas fiz a ultra e constatou gestação inicial < 5 semanas nunca fui regulada na ultra foi viziluazida saco gestacional e vesícula v.com 0.21 mm está normal ou pode ser gravidez de ovo cego?
ResponderExcluirAjudaaaaa
ResponderExcluirEstou de 12 semanas e 4 dias fiz minha ultrassonografia agora com 12 semanas, tudo está bem, até..... Eu ver a visicula vitelina medindo 9,1 MM não acho que é normal!!!! O que vcs acham???! Estou a ponto de enlouquecer me ajudem meninas nessa idade gestacional a visicula vitelina já era pra ter sumido???
Estou com 6 semana é normal não ver o embrião?
ResponderExcluirA idade gestacional pode diferir até 2 semanas na ultra, o que pode causar confusão com relação a data estimada de gestação. Assim, recomenda-se repetir a mesma em duas semanas para confirmar a idade gestacional. Isso significa que vc pode estar de menos tempo do que imagina, daí não apareceria na ultra. Refaça a ultra para confirmar a idade e depois passe a seguir a data informada na ultrassom. Boa sorte.
ExcluirEstou de 6 semanas e 6 dias pelo ultra e não deu p ver o embrião mas tem a vesícula vitelina visível o que isso significa?
ResponderExcluirO ideal é repetir a ultra pra confirmar idade gestacional. Visualização de vesícula vitelina indica uma gestação em curso.
Excluir