terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Teste de ovulação para detectar gravidez

testesovulaçao
Teste de Ovulação: como identificar o resultado

Quando se trata de descobrir a gravidez o mais rápido possível, tudo que ajudará a matar a ansiedade e a curiosidade é bem vindo. Muitas já ouviram falar sobre como o teste de ovulação pode ser usado para descobrir a gravidez antes do atraso. Mas vamos entender como funciona cada um e como usar isso a nosso favor.

Teste de ovulação


O teste de ovulação funciona detectando os níveis de LH (hormônio luteinizante)  na urina. É um hormônio produzido durante todo o ciclo, mas que quando vamos ovular ele aumenta muito e depois cai novamente. O que o teste faz é detectar esses níveis e vai apresentando em forma de linhas mais escuras ou mais claras. Será um teste positivo quando a linha do teste for igual ou mais escura que a linha de controle. Como esse aumento ocorre apenas quando vamos ovular, se fizer um teste no dia seguinte a linha já deverá estar mais clara que a do dia anterior.


Muitas mulheres confundem o resultado do teste de ovulação pois o lê como se fosse um teste de gravidez em que é positivo se apresentar duas linhas, independente da intensidade da cor da linha. Por isso é muito importante determinar com exatidão a tonalidade para não haver confusão com a data da provável ovulação.

Abaixo temos a imagem de um teste de ovulação positivo, e nele observamos que os tons das duas linhas, tanto a de controle (que indica que o teste funcionou como devia), como a linha do teste (que é o resultado de LH presente na urina) são escuros indicando a ovulação.

ovulação-positivo
Teste de ovulação positivo

Teste de Gravidez


O teste de gravidez funciona detectando o nível de HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana) que é exclusivo da gravidez. Ele é produzido após a fixação do embrião na parede do útero.

teste-gravidez-positivo


Diferente do teste de ovulação, não precisa se preocupar com a coloração da linha do teste, onde mesmo que se apresente clarinha já indica a presença do hormônio na urina ou no sangue.



E como o teste de ovulação detecta gravidez

O HCG é uma gonadotrofina produzida pelas células da placenta. Tem a função de manter o corpo lúteo funcionando no início da gravidez para que não haja falta de progesterona. Ele tem uma estrutura molecular parecida com o LH, o hormônio luteotrófico, que tem a mesma função de manter a produção de progesterona na segunda fase do ciclo menstrual.

De modo geral seriam como duas irmãs gêmeas (estrutura molecular parecida) mas que uma delas tem um detalhe a mais.


FotoFlexer_Photo
Irmã LH e Irmã HCG

Como sabemos, apesar de muitos parecidos, os irmãos gêmeos idênticos podem apresentar detalhes que sejam possíveis determinar quem é quem. No nosso caso, podemos observar o gorro presente na irmã HCG. Esse é o detalhe a mais que o teste detecta.

Com isso então podemos observar que um teste de ovulação pode identificar toda a estrutura que é igual a sua, dessa forma ele consegue enxergar o HCG sem a subunidade beta (no caso o gorro). De forma mais simples, o teste de ovulação vai estar procurando por estruturas de LH mas como o HCG tem estrutura parecida, ele "acrescenta" esses valores no resultado. Por isso que o teste de ovulação feito para determinar se há gravidez costuma apresentar o positivo tão forte. Soma-se a presença do LH ao HCG e os níveis estão bem altos.

Agora um teste de gravidez não consegue determinar se haverá ovulação justamente por procurar a subunidade beta, que no nosso exemplo, é o gorro.

Posso confiar no resultado do teste de ovulação?

Algumas questões devem ser observadas com cuidado antes de sair comemorando a gravidez através do resultado de um teste de ovulação.

Se não é o primeiro teste de ovulação feito no ciclo e se conseguiu determinar, sem sombra de dúvidas, que houve ovulação antes, então o resultado é confiável. Contudo, essa é a questão que pode gerar muitas dúvidas para confirmar se houve ovulação. O que ocorre é que o teste acaba sendo muito subjetivo pois depende da interpretação de cada mulher para saber se o resultado foi positivo. Isso por causa da dificuldade de determinar a tonalidade correta das linhas. Embora elas esteja parecidas, pode ocorrer de uma ter um tom um pouco abaixo da linha de controle, e apesar de parecer um positivo, na verdade é um negativo.

A segunda questão é com relação a utilizar o teste de ovulação para detectar a gravidez mas não ter certeza que ovulou anteriormente no mesmo ciclo. Confiar nos aplicativos de celulares, sintomas ou cálculos de ovulação é muito perigoso, já que muitos são os fatores que podem ocasionar o atraso na ovulação. Dessa forma, quando se usa o teste de ovulação no final do ciclo imaginando que já tenha ovulado, poderá na verdade detectar uma ovulação tardia e não uma gravidez.

Terceiro é a presença de algum desajuste hormonal fazendo com que o nível de LH esteja alto mas sem que haja ovulação ou gravidez presente.

Então, caso você esteja segura para realizar o teste de ovulação como alternativa ao de gravidez, avalie a sensibilidade do teste, já que a mesma também pode interferir no resultado.



Em caso do teste de ovulação mostrar que você poderia estar grávida, então é recomendável realizar um teste de gravidez para verificar o resultado. Boa sorte e até a próxima.

Leia também:

O que é reserva ovariana?

Teste do Cotonete

O que pode alterar o resultado do teste de gravidez?

Teste de Gravidez

Beta HCG - Qualitativo e Quantitativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário