segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Progesterona e seu papel no corpo da pré-mãe

Em se tratando de hormônios, com certeza há uma grande confusão em como cada um deles é liberado, quando isso ocorre e qual o seu papel no ciclo menstrual. É muito importante estamos cientes do que cada hormônio faz no nosso ciclo, para que possamos entender os sinais que nosso corpo dá, assim, saber o momento exato de namorar. 

São quatro hormônios basicamente ligados ao ciclo da mulher: Estrogênio, Progesterona, FSH e LH. Eles funcionam como as peças de um relógio, e para que o relógio funcione corretamente, é necessário que eles estejam em sincronia. Hoje, falaremos da Progesterona e sua importância para a gravidez.

Progesterona no ciclo menstrual


A progesterona é produzida pelos ovários a partir da adolescência, no ciclo menstrual normal, ela ativa as células da parede uterina, onde os vasos sanguíneos do endométrio vão engrossando, de forma a preparar o útero para receber o embrião.

Para entender como ela é produzida, devemos observar outro hormônio que está mais ativo nos primeiros 15 dias do ciclo menstrual: o estrogênio. No início do ciclo, o estrogênio estimulado pela a produção de FSH, vai estimular o crescimento dos folículos ovarianos até que um ou mais óvulos estejam maduros (que é determinado pelo LH) e prontos para serem liberados para o útero. Quando o óvulo é liberado, o corpo lúteo (a membrana que protegia o óvulo), ou corpo amarelo, funciona como uma estrutura endócrina temporária que então produz progesterona.



A progesterona então passará a encorpar o endométrio, deixando mais esponjoso e permitindo que o embrião possa fixar-se nele. Ela também passa a modificar o muco cervical, que antes era mais fino e transparente para permitir que os espermatozoides passassem, tornando-o mais grosso e impenetrável. Tudo para proteger o colo do útero de ações de corpos estranhos que possam prejudicar a possível gravidez em andamento.

Quando não há fecundação, o corpo lúteo então se degenera parando a produção de progesterona, que ao ter seu nível decrescido deixa de sustentar o endométrio que passa a descamar, dando início a um novo ciclo menstrual. E quando existe uma gravidez em curso, a produção de progesterona é continuada de forma a estimular o crescimento dos seios (preparando-os para lactação) e manter a proteção e nutrição do embrião, até que a placenta formada possa assumir esse papel. É a progesterona também a responsável pelas ondas de calor sentidas na gravidez pelo alto nível dela no corpo. 

Baixa produção de progesterona


As causas da baixa produção de progesterona ainda não estão bem esclarecidas, contudo, fatores como má nutrição, estresse e vida sedentária podem comprometer o andamento geral do organismo, sendo um dos motivos de infertilidade. Isso se deve pois se não há produção adequada de progesterona, o endométrio não engrossará o suficiente para que haja a nidação (saiba mais aqui), e ainda que ocorra a fixação do embrião, o mesmo poderá não conseguir sustentar-se no útero, ocasionando aborto. Quadros como aborto de repetição também estão ligados a deficiência de progesterona.

Embora os sinais de baixa progesterona possam ser confundidos com outras patologias, o ideal é verificar junto ao médico seu nível hormonal caso apresente mudanças de apetite,  alterações de humor (depressão, ansiedade, irritabilidade), alterações de peso, cansaço excessivo, menstruação irregular, dores de cabeça, pouca libido, dor durante as relações sexuais, secura vaginal, síndrome do ovário policístico, falta de concentração e insônia.

O que fazer em caso de má produção de progesterona



Atualmente o tratamento para quem tem deficiência de produção de progesterona é a reposição hormonal através de medicamentos de progesterona natural ou sintética, ou ainda cremes ou géis a base de progesterona.

Lembre-se que por ser muito complicado diagnosticar o baixo nível hormonal apenas com a descrição dos sintomas, o ideal é compartilhar com seu médico sua suspeita e fazer um exame de dosagem hormonal no período do ciclo em que deveria haver uma maior concentração do hormônio (entre 21 ou 23 dia do ciclo). 
Uma forma de auxiliar na elevação da progesterona mas de forma natural é através do consumo de alimentos como Cará ou Inhame. Podendo ser feito em forma de chás, elixires ou ainda seu consumo in natura, sozinho ou como acompanhamento alimentar. 

Fazendo o que estiver ao seu alcance, logo seu positivo chegará. Até a próxima.


Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário