quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ovulação: Ajudinha da mãe natureza



Todo mês algumas de nós (talvez todas) pensamos no que fazer para aumentar as chances de conseguir o positivo. Nesses momentos, pensar em induzir a ovulação é muito fácil. Mas nem sempre temos tempo (e dinheiro) para fazer toda a preparação e acompanhamento que o indutor de ovulação precisa. Sem falar que mesmo com tempo e dinheiro nem sempre nosso organismo possibilitará o uso de indutores.


Quando não se tem como usar remédio, ou mesmo por opção, uma ajuda da mãe natureza passa a ser a melhor saída. São alimentos naturais que podem contribuir para a fertilidade, aumentando assim nossas chances de engravidar.


Inhame



O inhame é o mais conhecido colaborador da fertilidade da mulher. Rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumido cru, em forma de elixir, chá (feito com a casca), sucos ou cozido acompanhando a comida.


inhame

Seu sucesso se deve ao efeito do fitoestrógeno (hormônio vegetal) presente em sua composição. De forma, seu consumo ajuda na produção de muco cervical, estimulação dos folículos e também no aumento da libido.


Como ele funciona no corpo



O inhame possui o fito-hormônio diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). O DHEA, por sua vez, pode ser transformado em estradiol, progesterona, entre outros.


Consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH). O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos, e o LH, pela liberação do óvulo pelo ovário.


A ação do chá de inhame no organismo feminino é muito parecida com a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva.

Diferentemente do citrato de clomifeno, que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame é capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião.


Chá de inhame



01696984200O chá costuma ser a forma mais consumida pelas tentantes. A maneira de ingestão do chá vai variar de acordo com o ciclo da pré-mãe. A seguir está a receita e sugestão de como tomar de acordo com o ciclo.


Receita: Para um copo de chá usa-se 250 ml de água e a casca de 1 inhame médio. Para um litro de chá, usa-se as cascas de 5 inhames. Lave bem as cascas e deixe ferver bem por cerca de 5 minutos.


Como tomar: Deve ser tomado em jejum durante os primeiros dias do ciclo, variando os dias de acordo com o tamanho do ciclo menstrual. O ideal é tomar o chá de inhame até, no máximo, o dia da ovulação. Se o seu ciclo for de 28 dias, você vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo. Se for de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante. Pode-se substituir o chá pelo elixir de inhame ou mesmo o inhame em cápsulas, o consumo deve seguir os mesmos dias indicados para cada ciclo. As cápsulas são vendidas em farmácia de manipulação ou de produtos naturais.

Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá, é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona.

Se sua menstruação é irregular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte maneira: Em ciclos que sempre chegam antes da data prevista tomar do 5º ao 11º dia do ciclo. Em Ciclos que sempre atrasam tomar do 9º ao 16º dia do ciclo.


vitamina-de-manga-e-banana-com-ades-f8-15892-1
O inhame também fica muito bom como suco. Basta adicioná-lo junto com uma fruta de sua preferência ou ainda fazê-lo em forma de vitamina com banana ou mamão.  Use sua criatividade para aproveitar essa maravilha, não se preocupe com o sabor, pois costuma não interferir no gosto da fruta.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Para utilizado junto com a comida, basta cortá-lo e fazer da mesma forma que faria com uma batata.



Importante lembrar que o chá de inhame não desregula o ciclo nem causa descontrole hormonal. O que ele pode fazer é prolongar o período fértil. Um outro aspecto que sempre vejo é a afirmação de que o mesmo não pode ser consumido por quem tem síndrome dos ovários policísticos. Não se deve avaliar o chá de inhame como se avalia um medicamento para induzir a ovulação, pois não é! Seu efeito irá variar de acordo com o organismo de cada uma de nós. Assim sendo, não digo que seja proibido para quem tem SOP, mas a pré-mãe deve avaliar se existe muitos microcistos nos ovários e lembrar que o inhame PODE agravar a situação. Como também pode ocorrer da pré-mãe sentir pouco o efeito do inhame.




Isoflavona de Soja



isoflavones20de20soja-blog20es

O nome é engraçado e até um pouco difícil de pronunciar (pelo menos pra mim rsrs) mas a Isoflavona de Soja é um outro auxiliar natural no que diz respeito a ovulação. Trata-se de uma substância extraída da soja, que induz a produção de estrogênio, assim sendo dá aquela ajudinha na ovulação favorecendo desenvolvimento dos folículos.


Como ela funciona no corpo


isoflavona-60-cps-9202-mlb20013582766_122013-fO estrogênio é o hormônio secretado nos ovários quando há a produção de FSH e LH pela hipófise, esses hormônios que ajudam no desenvolvimento dos folículos ovarianos. Dentro de cada folículo existe um óvulo que será liberado assim que estiver maduro. E como o corpo sabe que está maduro? Quando o nível de estrogênio está alto ele provoca um pico de FSH e LH que informa ao corpo que o óvulo está maduro. Daí o corpo libera o óvulo.

A Isoflavona de soja então age como o bloqueador dos receptores de estrogênio. Dessa forma o cérebro entende que há níveis baixos de estrogênio no corpo, então passa a produzir mais estrogênio. Quando a gente pára o consumo da isoflavona de soja, o corpo então percebe que há muito estrogênio e ocorre o pico de produção de LH, fazendo com que haja o amadurecimento e liberação do óvulo para ser fertilizado (para nossa alegria! rsrsrs).


Onde encontrar Isoflavona


Além de alimentos a base de soja, podemos encontrar a isoflavona em farmácias, casas de produtos naturais, locais de venda de suplementos vitamínicos, pela internet ou ainda em alimentos que contém a substância, como:
    bf5e5e_6c42d63c3d134834b48120da10072fd0
  • Broto de Alfafa - possui alto teor proteico e baixa caloria, rico em vitaminas e minerais tem como principais benefícios ao organismo a prevenção ao raquitismo, tratamento da anemia, recalcificante para os ossos e no trato de problemas nas articulações.

    linhac3a7a-marrom-e-dourada
  • Linhaça - fonte de fibras, ômega 3 e 6 é um alimento funcional muito usado em dietas de emagrecimento oferece uma extensa lista de benefícios á saúde.


    ervas
  • Trevo vermelho, Angélica e Alcaçuz são ervas medicinais que contém isoflavona e são usadas em tratamentos para os sintomas da menopausa, cicatrização de ferimentos, tônico fortificante entre outros.

Como usar a isoflavona



Para que tenha o efeito desejado e ajudar na ovulação, a pré-mãe deve estar atenta a quantidade consumida do produto pois, em excesso, o efeito no organismos será o descontrole do ciclo. Em caso do consumo in natura, através da soja ou outras fontes, convém utilizar apenas nos primeiros dias do ciclo, podendo ser de 3 a 5 dias de consumo. Em caso do consumo de cápsulas, deve-se também atentar para a quantidade recomendada por dia, que não deve ultrapassar a 80mg. Alguns fabricantes disponibilizam a cápsula contendo 40mg, onde então seria necessária a ingestão duas vezes ao dia, não importando muito a hora do dia em que é feito mas respeitando o horário escolhido. Lembre-se de aumentar o nível de progesterona após a ovulação, seja com chás e alimentos (chá da folha de framboesa vermelha, por exemplo) ou ainda a ingestão de progesterona em cápsulas ou o uso de cremes.


Mulheres que tenham ciclos regulares devem evitar utilizar a isoflavona sem que haja um problema na ovulação, isso para que não haja o descontrole do ciclo. Já no caso de pré-mães com SOP (como eu) ou com problemas para ovular, podem ainda se beneficiar da redução dos níveis de insulina e a glicemia com o uso da substância.




Diferente do inhame, o consumo de isoflavona de soja deve ser evitado pelos maridos e afins pois pode prejudicar a produção de peixinhos e não queremos isso, né?

Ainda existe outros indutores naturais mas esses ficarão para outro post. Agora que já tem o inhame e a isoflavona nas mãos, hora de correr para os namoros! Espero que tenham gostado e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário