sábado, 5 de dezembro de 2015

Entendendo o exame de ultrassom

O ultrassom costuma ser o primeiro exame pedido pelo ginecologista em uma consulta. Desde cedo nos acostumamos a fazê-lo para saber como anda a saúde do útero. Apesar de fazer esse exame várias vezes, algumas pré-mães não sabem exatamente como ele funciona e como consegue gerar as imagens do útero.


ultrassom
Ultrassom com feto de 12 semanas e 6 dias

grav-f5
Ultrassom do útero

embarazo10.com.wp-content.uploads.ovariopoliquistico-thumb
Ultrassom com ovários policísticos
Também chamado de ultrassonografia ou ecografia trata-se de um exame não-invasivo (embora as vezes me sinta invadida fazendo uma transvaginal rsrs) que usa ondas de som para criar uma imagem. Para diagnósticos ginecológicos pode ser feita via região pélvica ou via vaginal. Durante o teste, o ultrassonografista lança ondas de som em alta frequência para dentro do útero, e essas ondas atingem o útero. O computador traduz os sons de eco que são recebidos de volta em imagens de vídeo, que revelam então o como encontra-se o útero e os ovários.

Termos utilizados no ultrassom


O que mais costuma gerar dúvidas e ansiedade é a descrição do resultado do ultrassom. O que significa aquelas palavras para a nossa saúde? Claro que a interpretação deve ser feita pelo médico, mas conhecer alguns termos pode nos ajudar a lidar com a ansiedade de ter que esperar até a próxima consulta. Aqui estão alguns deles:

Com relação ao útero


Útero em anteversão: também chamado de útero em AVF ou útero em anteversoflexão. Pode ser resumido como uma forma de apresentação anatômica normal do útero com seu corpo e principalmente o fundo do útero voltado para a parte anterior do corpo feminino.

Útero em RVF: útero em retroversoflexão ou útero invertido é uma variação do normal, encontrado em cerca de 20 a 25% das mulheres. O fundo do útero encontra-se voltado para o dorso da mulher.

Útero com morfologia homogênea: morfologia é o “formato” ou aspecto visual do útero, se está homogêneo é normal.

Formato piriforme: formato considerado normal do útero.

Útero de contornos regulares: A parte externa do útero em contato direto com o interior do abdômen deve ser sempre lisa e no ultrassom aparece como contornos regulares = normal; quando os contornos estão irregulares geralmente é porque existe a presença de miomas.

Útero heterogêneo: o aspecto visual habitualmente normal é homogêneo, geralmente o útero heterogêneo é causado pela presença de miomas.

Útero miomatoso: é o útero que tem vários miomas, geralmente está com o volume aumentado por causa desses miomas.

Útero centrado: pode aparecer como centrado ou centralizado = normal.

Útero aumentado: útero com tamanho maior que o normal. As causas mais comuns são: miomas, disfunção hormonal e gravidez.

Volume do útero aumentado: o volume uterino pode variar entre 30 cm a 160 cm cúbicos.

Textura ou ecotextura miometrial homogênea: o miométrio é a maior camada e a mais importante, é formada de músculo liso e seu aspecto normal é "homogêneo".

Textura miometrial heterogênea: o miométrio tem como aspecto normal homogêneo, quando aparece de forma heterogênea geralmente é em decorrência da presença de miomas.

Presença de nódulos sólidos: nódulos sólidos no útero são na grande maioria das vezes miomas.

Presença de nódulo hipoecoico: geralmente é um mioma.

Nódulo intramural: nódulo na parede do útero, dentro do miométrio (mioma intramural).

Miomas: miomas são formações nodulares formadas basicamente por musculatura lisa (semelhante ao útero), são tumores benignos.

Mioma Intramural: mioma na camada do útero chamada de miométrio.

Mioma Subseroso: mioma na camada externa do útero chamada de serosa, este são os miomas que costumam causar menos sintomas.

Mioma Submucoso: mioma na camada interna do útero, são miomas comumente relacionados a sintomas como sangramento.

Eco endometrial: o endométrio é a camada interna do útero e no ultrassom aparece como uma linha fina contínua (delgado, linear e homogêneo).

Eco endometrial espessado: o endométrio é a camada interna do útero, é essa camada que todos os meses descama e provoca a menstruação, também é a camada onde o óvulo fecundado (mórula) se implanta para desenvolver a gravidez. Geralmente está aumentado nos processo em que há desordem ou algum tipo de alteração hormonal.

Eco endometrial homogêneo: o eco endometrial é delgado, linear e homogêneo; este é aspecto habitual e normal do endométrio.

Eco endometrial heterogêneo: o aspecto habitual e normal do endométrio é homogêneo, quando está heterogêneo geralmente está relacionado a desordens e alterações hormonais.

Canal endocervical fechado: normal, pode eventualmente ser um pouco aberto, principalmente na mulheres que já tiveram filhos.

Colo do útero fechado: é o mesmo que o item anterior.

Colo uterino aberto: quando o colo do útero está “aberto”, essa é uma condição que pode ser considerada “normal” em mulheres que já tiveram filhos.

Com relação aos ovários


Ovários de dimensões preservadas, com contornos regulares e bem definidos: conformação normal dos ovários.

Presença de cistos ou formações císticas: a presença de algumas estruturas císticas bilateralmente, de aspecto folicular, são formações com paredes finas, com conteúdo homogêneo e não ultrapassam 1,0 cm de diâmetro. Cistos funcionais são estruturas normais dos ovários e são os folículos em formação.

Formação cística simples aparente de natureza funcional (luteínica?): o folículo após expulsar o óvulo dá lugar ao cisto lúteo, estrutura normal e importantíssima na produção de hormônios.

Cisto septado: cistos podem ser simples ou complexos, quanto mais complexos os cistos maior a probabilidade de serem malignos. O cisto septado é um cisto intermediário em complexidade.

Demais termos


Fundo de Saco de Douglas: Saco de Douglas é uma estrutura anatômica dentro da cavidade abdominal atrás do útero e é a parte mais baixa da cavidade abdominal, local que com frequência acumula líquido que provem de qualquer parte do abdômen.

Fundo de saco de Douglas livre: significa que não há nada lá;

Ausência de liquido livre em fundo de Saco de Douglas: não há liquido nessa região.

Presença de liquido livre em fundo de Saco de Douglas: há líquido nessa região.

Em caso de gravidez


Útero contendo saco gestacional tópico: foi visualizado o saco gestacional que é a primeira estrutura a ser visualizada em uma gravidez inicial. Quando está “tópico” significa que está no lugar correto.

Embrião e vesícula vitelínica não visualizados: significa que o embrião (feto ou bebê) e a vesícula vitelínica (que irá formar os anexos embrionários não foram visualizados (isso se deve a gestação ser muito inicial, ou eles não exitem ou simplesmente não foram vistos).

Gestação tópica: significa gravidez no lugar certo.

Placenta Grau 0: trata-se do amadurecimento da placenta, não há sinais de calcificação, apresentando uma textura homogênea. É a placenta observada durante o primeiro trimestre da gestação.

Placenta Grau I ou 1: apresenta calcificações esparsas e uma textura ondulada, e é aquela vista desde o segundo trimestre da gestação.

Placenta Grau II ou 2: apresenta uma calcificação já bastante acentuada, principalmente na parte que fica ligada ao útero. Este grau de maturidade placentária não costuma ser visto antes da 30.ª semana da gestação, e é a mais freqüente no momento do parto.

Placenta Grau III ou 3: pode ser vista a partir da 35.ª semana da gestação, e sua característica é a calcificação generalizada, sendo vista numa ultrassonografia sob o formato de um anel.

Placenta Prévia: a placenta está localizada na parte mais baixa do útero, próxima a entrada do útero. Pode cobrir parcialmente ou totalmente a entrada do útero.

Placenta Fúndicaa placenta está localizada na parte mais alta do útero, ou seja, no fundo do útero. É a posição ideal para o desenvolvimento do bebê.

Placenta Anterior: a placenta está localizada na parede da frente do útero. Próxima da barriga da gestante. A placenta anterior pode ser localizada na direita ou esquerda no útero, mas sempre na parte da frente.

Placenta Posteriora placenta está localizada na parede posterior do útero. Próxima das costas da gestante.

Esses são alguns termos utilizados na descrição de um laudo de ultrassom ginecológico. Espero que ajude você a lidar com a ansiedade. Se existe algum termo que não está nesta postagem, por favor deixe um comentário que o mesmo será incluído. Ressaltando que este é um post informativo e não sou médica, logo não posso diagnosticar as informações do seu exame. Até a próxima.

22 comentários:

  1. O que significava fundo de saco posterior livre,sinal do deslizamento positivo

    ResponderExcluir
  2. Estou com liquido livre em FSD, isso me atrapalha engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se do Fundo de Saco de Douglas. Significa apenas que há líquido nessa região mas não atrapalha engravidar.

      Excluir
  3. A minha transvaginal deu fundo de saco livre,isso atrapalha a engravidar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se do Fundo de Saco de Douglas. Significa apenas que há líquido nessa região mas não atrapalha engravidar.

      Excluir
  4. Fiz uma endovaginal e o meu endométrio está medindo 12, mm trilaminar o que será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que ele tem 3 camadas. Em caso de gestação é bom.

      Excluir
    2. Oi, semana passada menstruei 7 dias, depois deu de dois dias veio de novo mais 8 dias mais um sangue vivo mais pouco depois bora de café . Foi na ginecologista e ela me pediu um ultrassom transvaginal , e no ultração deu .
      Útero em anteverso-flexao e medianizando,de contornos regulares e contextura normal do miométrio
      Dimensões uterina : 78x42x48mm
      Volume uterino:81.0 cm normal de 25 a 90 cm
      Eco endometrial apresenta espessura de 6 mm e aspecto característico
      Ovário direito com contornos regulares,ecotextura micropolítica e dimensões aumentadas.
      Dimensões ovário direito: 37x25x31mm - 15.3cm
      Ovário esquerdo com contornos regulares, ecotextura habitual e dimensões aumentadas com presença de formação heterogêneo,cística, medindo 46x41x33mm
      Dimensões ovário esquerdo:54x43x47mm-56cm
      Fundo de saco de Douglas livee.
      Ausência de massas ou líquido na cavidade pélvica
      Conclusão-ovario direito micropolítico
      Cisto complexo em ovário esquerdo.
      E minha menstruação está atrasada a 14 dias . Esse mês não veio . E estou com muita dor nos peitos, gostaria de saber se isso e por causa do cisto

      Excluir
    3. Sim os ovários policísticos podem atrasar o ciclo. Como consulte seu médico.

      Excluir
  5. Oi meninas alguem pode me ajudar .estou gravida nas minhas contas estou de 4semanas .amedica pediu pra eu fazer uma eco pra ver a semana certa,só que o medico fez a transvaginal e dissi que não apareceu nada ainda pq deve ser muito recente fiz na segunda feira que ainda estava de 3 semanas e na terca feichei 4.tenho a consulta na segunda que vem .e minha eco deu .
    Útero em anteversoflexao medindo 7,6x3,7 x 4,7cm(68,7cm)
    Eco endometrial regular 9,8milimetros de espessura.
    E com presença de liquidificador livre em fundo posterior.oque pode ser meninas??
    Meu beta hCG esta aumento normal pois repeti .estou com medo de ser alguma coisa sabe como e mae de lrimeira viagem. Lá por dezembro vou repeti a eco dai o medico disso que ate o coração daria pra ouvir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor... significa apenas que há presença de líquido nessa região, nada anormal. segue explicação: Fundo de Saco de Douglas: Saco de Douglas é uma estrutura anatômica dentro da cavidade abdominal atrás do útero e é a parte mais baixa da cavidade abdominal, local que com frequência acumula líquido que provem de qualquer parte do abdômen.
      Parabéns pela gravidez! Realmente o melhor é fazer a ultra após a 7ª semana para ficar tranquila ao ouvir o coraçãozinho!

      Excluir
  6. Eu estava grávida perdi no dia 30 de novembro onde minha trans deu 103 mm de contorno regular e textura ecografia homogênea , passaram 18 dias fiz uma outra que a médica pediu deu 105 mm contorno irregular e textura miometrial heterogêneo e deu TD aumentando como pode isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, o blog é feito apenas para informar. Qualquer análise mais profunda deve ser feita junto ao médico. Boa sorte.

      Excluir
  7. Boa tarde me chamo Monica.
    Me tira uma duvida por favor fiz o endovaginal e deu fundo de saco de douglas livre isso quer dizer que tem uma posivel gravidez ou nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não flor, o Saco de Douglas é uma região que às vezes pode conter algum líquido. Daí informa-se se há líquido nessa região ou não no momento da ultra. Não tem relação com gravidez.

      Excluir
  8. Fiz uma transvaginal e o médico disse q eu estava com saco gestacional só q não estava grávida e deu o tamanho do uterú (34,4cm) apresentando pequena quantidade de líquidos na cavidade endométrio centrado e homogêneo com espessura de 3,0mm como pode? Estou grávida ou não estou me explica por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tá muito confuso. Presença de saco gestacional é gravidez. Converse com seu médico.

      Excluir
  9. Fiz uma ultrassom e no diagnostico estava escrito; utero com volume discretamente aumentado de forma inespecfica.
    O utero esta com 102,4 x 49,8 x 39,4 mm e o volume 104,4 cm.
    O que poderia ser ? N estou gravida ja fiz teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um médico poderá determinar o que pode ter alterado o resultado.

      Excluir
  10. Estou com 13 semanas i na ultrasom deu F.S.D livre e normal?

    ResponderExcluir
  11. Ovário com poucos e diminutos folículos o q significa

    ResponderExcluir