quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Muco clara de ovo


Detectar a ovulação, ou pelo menos tentar, é uma das principais preocupações de toda mulher que deseja engravidar. Uma das formas de se fazer isso é através da verificação do Muco Cervical. Conhecido como muco fértil, muco transparente ou muco clara de ovo (devido ao seu aspecto), esse método de identificação do período fértil pode muitas vezes confundir as mulheres, fazendo com que percam o período fértil, ou simplesmente acreditem que não tenham ovulado por não conseguir visualizá-lo durante o ciclo. Algumas vezes, esse muco pode aparecer mais de uma vez durante o ciclo, deixando as tentantes de cabelos em pé, sem saber o que esperar. 


Quando o muco clara de ovo aparece?



Durante o ciclo menstrual, o muco cervical adquire vários aspectos conforme a fase do ciclo. (Saiba mais a respeito aqui!O muco clara de ovo é um muco transparente, muito aquoso (com as aspecto de água, só que elástico) que aparece durante alguns dias do ciclo menstrual. Quanto mais perto da ovulação, mais transparente e elástico o muco vai ficando. O muco clara de ovo, de fato, surge cerca de 3 dias antes da ovulação mas mantém-se até lá e vai aumentando a elasticidade. Depois da ovulação, repentinamente, desaparece. 


Sempre que estiver perto da ovulação o muco fica visível?


Muitas mulheres podem estar no período fértil sem que consigam notar a presença do muco. Isso pode ocorrer devido à vários fatores como a quantidade de muco, que pode ser pouca, ficando visível apenas através de colheita diretamente do colo do útero. 


Como se colhe o muco?


De manhã, após fazer xixi e com as mãos bem lavadas, deve introduzir o dedo médio o mais fundo que conseguir no canal vaginal, deixando com que fique um pouco de muco no dedo. Deve-se então avaliar a elasticidade e o aspecto do muco. Para isso, esfrega-se o dedo médio no polegar e depois separa-os levemente de forma que o muco possa esticar um pouco. O muco fértil poderá ser esticado sem partir-se por alguns centímetros. Caso o muco se parta facilmente, ou não esteja tão transparente, ainda não é o período mais fértil.


Quando o muco aparece fora do período fértil


Algumas vezes pode ocorrer do muco transparente aparecer pouco antes de vir a menstruação, ou seja, logo após a ovulação, e em alguns casos, pode continuar aparecendo mesmo em caso de gravidez. 

O aparecimento do muco elástico fora do período fértil pode indicar uma alta do hormônio feminino estrogênio. O aumento do estrogênio no organismo feminino faz com que o muco se torne mais abundante, menos espesso e mais aquoso. Desta forma, caso haja alguma alteração no equilíbrio do hormônio estrogênio, a quantidade e a consistência do muco irão sofrer variações. Além disso, infecções e o uso de certos medicamentos podem interferir na qualidade do muco cervical.


Casos em que pode aparecer


Na gestação: Esse tipo de muco é bastante comum durante a gravidez e costuma ficar bem abundante! Isso ocorre porque há um aumento do fluxo sanguíneo na região do ventre e os hormônios presentes na corrente sanguínea colaboram para o seu aparecimento.

Devido ao Anticoncepcional: Alguns anticoncepcionais tem níveis de estrogênio mais alto. Nesse caso, o aparecimento do muco não indica que esteja ocorrendo ovulação e não precisa ser motivo de preocupação. Contudo, algumas mulheres podem ficar mais preocupadas, nesse caso, o melhor é conversar com o médico, para que que sabe, possa haver a troca da medicação, mesmo porque todo contraceptivo pode falhar!

Após laqueadura de Trompas: Mulheres que fizeram laqueadura de trompas também podem apresentar o corrimento tipo clara de ovo, pois como os ovários continuam intactos após o procedimento, a ovulação acontece normalmente e a consequente resposta do organismo também, que continua alterando  a consistência do muco.

Medicamentos ou chás: Alguns medicamentos, como indutores de ovulação, podem fazer com que a mulher tenha maior quantidade de muco cervical. Alguns chás, como o inhame, também irão aumentar a quantidade de muco e também o período fértil. 


Quando o aparecimento merece atenção


Em alguns momentos, o aparecimento do muco transparente em conjunto com outros sintomas, necessita de atenção especial, como:

Muco com sangue: Durante a ovulação, é possível que o muco clara de ovo venha acompanhado de um pouco de sangue. Isso ocorre porque quando o óvulo é liberado ele rompe uma porção do ovário para poder sair, e então isso pode causar um leve sangramento de ovulação. Nesse caso, não há motivos para preocupação. 

Muco com sangue na gravidez: O aparecimento de qualquer sangramento na gravidez, ainda que leve, deve ser comunicada imediatamente ao médico. Algumas vezes, a causa é o rompimento de algum vaso sanguíneo e devido a região uterina estar mais irrigada, qualquer mínimo atrito pode romper um vasinho.


Muco aparece sempre 3 dias antes da ovulação?


E se tratando de corpo humano tudo é sempre muito relativo. Principalmente no que diz respeito ao ciclo menstrual. Como vimos, há várias situações em que o muco clara de ovo pode aparecer. Mesmo quando estamos no período fértil, não se pode assumir que o muco surge sempre 3 dias antes da ovulação. Pode ocorrer do aparecimento um pouco mais tarde ou mesmo, a percepção do muco tenha sido mais perto da ovulação. A menos que a mulher tenha um ciclo regular e faça a avaliação do muco diariamente, não se pode afirmar quanto tempo falta para a ovulação. E ainda nesses casos, qualquer alteração, mesmo emocional, poderá interferir no ciclo menstrual. O melhor é que aproveite o aparecimento do muco clara de ovo para namorar, garantindo maior chance de conquistar o positivo. Até a próxima!

Leia também:

Como sentir o colo do útero

42 comentários:

  1. Sou ligada a três anos e tive sangramento de ovulação por três dias e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangramento de ovulação dura no máximo 1 dia. O melhor é consultar um médico a respeito.

      Excluir
  2. Ola eu fiz relacoes numa 2f e o muco clara de ovo apareceu me num dia a seguir na 3f poderei estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aparecimento do muco não é fator determinante para que ocorra a ovulação. Contudo, como o espermatozoide sobrevive de 3-5 dias dentro da mulher, há chances de engravidar se namorar um dia antes de ocorrer a ovulação. Boa sorte!

      Excluir
  3. Após 8 dias da minha ovulação(teste confinado) fui fazer xixi e ao me limpar notei muco Clara de ovo, porém mais líquida e em poucas quantidade.o que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, pode ser resto de esperma se teve relação nos dias anteriores. Normalmente o muco após a ovulação é parecido com hidratante.

      Excluir
    2. Aconteceu isso hj comigo e ai vc tava gravida ? Oq houve

      Excluir
  4. Queria relatar meu caso para saber se ja aconteceu cim alguma mulher. Estou 7 dias atrasada, hoje fiz o beta hcg e deu negativo. Notei hoje tb um corrimento Clara de ovo. Será que esse teste pode ter dado falso negativo?? Sinto meua seios e abdômen inchados!!

    ResponderExcluir
  5. Meu ciclo é de 34 dias e menstruação dura 6 dias,minha menstruação veio dia 02/07 e acabou 07/07.......
    E eu tive relação dia 18/07 e24/07 que dia aconteceu óvulo sair???? Ahhhhh lembrei dia 21 tive o clara de ovo,parece que quebrei o ovo na minha calcinha.me respondam por favor

    ResponderExcluir
  6. Olá,,queria q tirasse uma duvida,,tenho 50 anos,menstruei pela ultima vez no dia 6 de maio, e até agora nada,,não sinto nada,,,só tenho notado q algumas semana tenho tido muito corrimento cara de ovo,,,acredito q aos 50 e não menstruando,,não seria possível engravidar.

    ResponderExcluir
  7. Ola boa noite semana passada tive o mudo clara de ovo em bastante contidade no 2 dia desceu um negocio branco tipo creme e no 3 tbm a mesma coisa .ontem de manha tive tonturas hj to com tontura a noite e de tarde tava doendo muito de baixo da barriga minha M e desregulada oq pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ocorre muco fértil significa que pode ocorrer gravidez. Após a ovulação é normal a presença de muco branco parecendo hidratante, sem cheiro e que não arde ou coça. Com relação a tontura pode ter diversas causas exceto gravidez pois seria muito cedo para ter sintomas.

      Excluir
  8. Sou laqueada há 8 anos e apareceu um mico claro com pouco sangue.o que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. Oi boa tarde tive uma contidade grande de muco transparente,mais sem nenhuma elasticidade ,é no outro dia veio aquele claro ,porem ainda aguado ,e mesmo assim ainda estou sentindo muito dor no ovário !alguem sabe me dizer se já ovulei ou era só inicio do período fértil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente seja o início do período fértil. Continue observando e namore bastante. Boa sorte 🍀

      Excluir
  10. Oi boa tarde tive uma contidade grande de muco transparente,mais sem nenhuma elasticidade ,é no outro dia veio aquele claro ,porem ainda aguado ,e mesmo assim ainda estou sentindo muito dor no ovário !alguem sabe me dizer se já ovulei ou era só inicio do período fértil ?

    ResponderExcluir
  11. Fiz laquiadura a 17 anos tenho 38 e minha mestruacao ta atrasada 5 dias e saindo uma gosma transparente como clara de ovo oque e isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas resto de esperma ou se namorou de muco lubrificante ou ainda muco fértil, embora tenha feito laqueadura não impede a formação do muco. Em caso de dúvida converse com seu médico.

      Excluir
  12. De acordo com eu App eu ovulei dia 18 mais dia 20 pareceu muco clara de ovo e eu estou tentando a um ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O app serve apenas de orientação. Seu corpo vai indicar sinais mais precisos que o app. Se viu muco aproveite para namorar. Boa sorte.

      Excluir
  13. Olá então meu caso é a uns dois dias atrás foi meu período mais fértil, treinei bastante só que hoje acordei fui fazer xixi e vi no papel o muco clara de ovo em bastante quantidade, estou sentindo meus ovarios pesados e pontodas dos dois lados, estou perdida!!

    ResponderExcluir
  14. Se eu namorar no mesmo dia que estou ovulando posso engravidar

    ResponderExcluir
  15. Um dia após minha menstruação que dura 7dias tive o muco clara de ovo logo no dia seguinte ficou cremoso , fiz o teste de ovulação e deu , negativo ,fiquei meio perdida pq hj deu negativo tb 2 dias após;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco não deve ser o único item a ser observado para saber da ovulação. Dependendo do tamanho do ciclo deve-se fazer teste de ovulação até pouco mais da metade do ciclo ou até que de positivo. Boa sorte.

      Excluir
  16. eu so tenho visto o muco no dia da ovulação as vezes em grande abundância as vezes muito pouco quase impercetível vocês tem alguma dica para aumentar o muco

    ResponderExcluir
  17. Olá boa noite. Minha ultima menstruação foi a 24/01, periodo pertil segundo app foi de 02 a 09, semana passada. Namorei bastante todos os dias intercalados. Menos no dia 07... até hoje nao me recordo de ter visto o muco clara de ovo, mas senti muitas fisgadas durante toda a semana fertil, do lado direito. Bicos dos seios doridos e com coceira. A cerca de 4 dias notei um muco branquinho parecido com hidratante. Nao tenho náuseas nem tonturas nem nidacao. Hoje fiquei um pouco ansiosa. Nao me lembro de ter visto o tal muco clara dw ovo... e a próxima menstruação está para o dia 21/02...tenho 36 anos e uma menina com 5... será que pode ter acontecido implantação do ovinho...? Quando posso fazer o teste? Posso ter ficado gravida sem ver o muco dw ovulação...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é muito cedo para saber se ocorreu implantação. O muco pastoso como hidratante é normal após a ovulação. Nem todas mulheres que ovulam percebem o muco fértil o que não quer dizer que a ovulação não ocorreu. Espere o atraso e então faça um teste. Boa sorte flor!

      Excluir
  18. Muito obrigada meu bem! Vou aguardar quieta esta nova semana e esperar que não desça ��

    ResponderExcluir
  19. Olá, Eu Gostaria De Saber Se Quando A Mulher Sente Enjoos E Nojo De Algumas Comidas E Não Consegue Se Alimentar Direito Eh Gravidez?(Esse Eh O Caso Da Minha Mulher 😀

    ResponderExcluir
  20. Olá ,tenho uma dúvida que está me deixando de cabelo em pé ,tenho 41 anos e fazem 25 se cada e depois dia 40 tenho Maia vontade de de namorar e sempre tenho Maia de 1 orgamos por que ? E parece que tem dias que quero muito mais que o outro por que?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Tenho 35 anos e fiz laqueadura a 7 anos.
    De uns 3 anos pra cá, venho de ginecologista em ginecologista em busca por uma solução. Já fiz vários preventivos, já usei vários medicamentos orais e aplicáveis. Nada faz esse corrimento parar! E um corrimento transparente e totalmente aquoso! Não e clara de ovo(elástico) ele não tem textura, apenas água! Sem cheiro...mas molha toda minha calcinha ..ou calca..ou short! Tenho q viver de protetor, sem contar o desconforto de não poder dormir sem calcinha ou acordo toda molhada! Ele para somente poucos dias antes de eu menstruar e tb alguns dias após a menstruação....acredito q de 3 a 5 dias antes e depois da menstruação esse corrimento não aparece!
    Já não sei o que fazer!!
    Já fiz até um preventivo mais específico e não acusou nada!

    ResponderExcluir
  22. Olá. uma semana antes do meu PF estava descendo pouco muco clara de ovo. Ele já passou há mais de uma semana e continuo tendo esse muco em maior quantidade e mais um corrimento branco tipo pomada sem cheiro e nem coceira. Meus seios estão doloridos. O que isso pode ser? Minha menstruação está prevista pro dia 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruninha, qualquer alteração mais específica do muco deve ser avaliada junto ao médico pois nosso blog tem caráter informativo e qualquer diagnóstico deve ser feito com especialista.

      Excluir
    2. Ok, muito obrigada!!! ♥ Continuo apenas com o corrimento branco, bem pouco e o bico dos meus seios estão doloridos demais. Eu tentei todos os dias do meu Período fértil, pode ser um sinal de ter havido fecundação?

      Excluir
    3. Apenas o exame pode confirmar a gravidez. Boa sorte, Bruninha!

      Excluir
  23. boa noite tive relação no dia 15 de setembro quando foi dia 21 veio o muco clara de ovo , corro risco de estar gravida? nao tenho sintomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gravidez só ocorrerá se estiver próximo da data da ovulação. O muco é uma das formas de saber se está no período fértil mas não é 100% seguro para saber se está fértil já que outros fatores podem interferir no muco ou mesmo ocorrer dele não ficar visível e a mulher estar fértil. Portanto, em caso de dúvida, melhor fazer um teste de gravidez.

      Excluir
  24. Tem 5 meses que minha menstruação não desce fiz 2 testes e farmácia e ume sangue e todos deram negativos, porém nada de menstruação ainda é venho sentindo encomodos como leves colicase hoje saiu muco clara e ovo, será que posso estar gravida e não acusou nos exames ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter um diagnóstico o melhor é conversar com seu médico. O muco pode aparecer por vários motivos além de fertilidade. Convém esclarecer com exames.

      Excluir