quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Calcular o período fértil


Saber calcular o período fértil é importante para todas as mulheres que desejam engravidar para aumentar as chances de fecundação. Da mesma forma, é possível que as mulheres que prefiram evitar uma gravidez, saber se ato sexual foi feito em uma período com maior risco de engravidar.

Se você deseja entender como calcular o dia fértil continue lendo, caso deseje apenas saber quais dias provavelmente estará mais fértil, clique aqui!

O que é período fértil?


O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher está com a fertilidade elevada, ou seja, tem maiores chances de engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Então manter relações fora desse período não há possibilidade de gravidez? Depende! Se a mulher tiver relações antes do período fértil, ou seja, logo depois que termina o fluxo menstrual, há chances, embora menores, de que os espermatozoides sobrevivam durante o período fértil até que ocorra a ovulação. (Conheça quanto tempo sobrevive um espermatozoide!)

Um exemplo: A menstruação ocorreu no dia 01/06, num ciclo de 28 dias, a provável ovulação seria no dia 14/06. O período fértil seria entre 11 a 15/06. Caso tenha havido relação no dia 09 ou 10/06, ainda que fora do período fértil, há chances de que alguns espermatozoides sobrevivam até 14/06 possibilitando a fecundação.


Quanto tempo dura o período fértil?


O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12-24 horas. As maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação. O ideal é que, quando o óvulo chegue nas trompas, já exista uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 3 a 4 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma.

Como saber quando será a ovulação?


Estimar o dia da próxima ovulação pode ser uma tarefa difícil, principalmente para aquelas mulheres com ciclos muito irregulares. Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais preciso conseguimos ser ao calcular o dia fértil. (Como saber se estou ovulando?)

Na prática, o que vemos é o seguinte:

Em 95% dos ciclos menstruais, a ovulação ocorre nos quatro dias antes ou depois do meio do ciclo (em um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre 4 dias antes ou depois do 15º dia).
Em cerca de 30% dos ciclos, a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo (por exemplo, no 14º dia num ciclo de 28 dias ou no 15º dia num ciclo de 30 dias).
Vamos dar exemplos de como calcular o período fértil para diferentes tamanhos de ciclos menstruais.

Lembre-se que se trata de estimativas e que cada mulher tem ciclos menstruais com características próprias. Sem fazer exames, é impossível afirmar com certeza o dia da próxima ovulação.

Calcular ovulação de ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias


Quando as mulheres têm ciclos bem regulares e de aproximadamente 1 mês, é bem fácil calcular o dia fértil.

Nestes casos, a ovulação habitualmente ocorre bem no meio do ciclo, 14 a 15 dias depois do primeiro dia de menstruação, o que também significa 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.

Portanto, se o primeiro dia da menstruação caiu no dia 01 de Junho a ovulação deverá vir ao redor do dia 14 de Junho e o período fértil englobará os dias 11 a 15 de junho, sendo os dias 12,13 e 14 e 15 de Junho os com maior probabilidade de gravidez.


Calcular ciclo menstrual regular maior que 30 dias ou menor que 28 dias


As mulheres com ciclos regulares, mesmo que não entre 28 e 30 dias, também podem estimar com alguma precisão o dia da próxima ovulação. Como já explicamos, a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se o ciclo é bem regular, é possível prever o primeiro dia da próxima menstruação.

Imagine uma mulher com ciclo de 26 dias, que menstruou no dia 01 de Junho. Sendo o seu ciclo regular, a próxima menstruação deverá vir no dia 27 de Junho. Como a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação, a ovulação deverá ocorrer aproximadamente no dia 13 de Junho.

Portanto, neste caso, o período fértil englobará os dias 10 a 14 de Junho, sendo os dias 11,12 e 13 e 14 de Junho os com maior probabilidade de gravidez.


Calcular ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias


A maioria das mulheres não tem seu ciclo menstrual regular como um relógio. Em um mês o ciclo é de 29 dias, no outro 27, num terceiro 31… Quando a menstruação não segue um padrão bem definido ao longo dos meses, calcular o período fértil e quando será a próxima ovulação não são uma tarefa fácil.

Em 95% das mulheres, a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois da metade do ciclo. Portanto, como não é possível prever antecipadamente o tamanho do ciclo, nessas mulheres o cálculo é feito levando em conta a possibilidade de ciclos de 26 a 32 dias. Isso significa que se ocorrer um ciclo curto de 26 dias (meio do ciclo com 13 dias), a ovulação pode se dar entre os dias 10 e 16 do ciclo. Se for um ciclo longo, com 32 dias (meio do ciclo com 16 dias), a ovulação pode ocorrer entre os dias 13 e 19 do ciclo.

Portanto, em mulheres com ciclos irregulares entre 26 e 32 dias, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento entre o 10º e o 19º dias do ciclo (o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação). Isso significa que o período fértil pode começar tão cedo quanto o 7º ou 8º dia do ciclo ou terminar tão tarde como o 20º dia.

No nosso exemplo, se a mulher menstruou no dia 01 de Junho, os  4 dias férteis dela podem cair desde o dia 09 de Junho (no caso de ciclo de 26 dias) até o dia 14 de Junho (no caso do ciclo ser de 32 dias).

Existe uma outra maneira de calcular o período fértil nos casos de ciclos irregulares, mas é preciso que a mulher tenha anotado o tamanho dos seus ciclos nos últimos seis meses.

Como é feito este cálculo? Ao longo dos últimos 6 meses, pegamos o número de dias do menor ciclo e subtraímos 18, depois, pegamos o número de dias do maior ciclo e subtraímos 11. Por exemplo, se o menor ciclo foi 25 dias e o maior foi de 34 dias, então:

25-18 = 7
34-11 = 23

Isto indica que no próximo mês, os seus 4 dias de período fértil poderão cair a qualquer momento entre os dias 7 e 23 do ciclo.

Já deu para notar que nestes casos não há muito como antecipar os dias férteis com segurança. O intervalo é grande porque é impossível prever o dia da ovulação com muita exatidão. A cada mês a mulher ovula em um dia diferente do ciclo. E quanto maior for a diferença de dias entre o maior e o menor ciclo, mais impreciso é o cálculo.


Ciclo menstrual irregular muito curto ou muito longo


A maioria das mulheres tem ciclos entre 26 e 32 dias, mas consideramos normais os ciclos entre 25 e 35 dias. Ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias geralmente indicam que a mulher não está ovulando.

Nos ciclos muito curtos, mesmo que haja ovulação, ela se dará tão próxima da menstruação, que o útero ainda não estará preparado para receber o óvulo fecundado, não sendo possível a progressão da gravidez.

Nestes casos, portanto, não adianta querer calcular período fértil, pois ele provavelmente não existe. O ideal é procurar ajuda do ginecologista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário