sexta-feira, 29 de julho de 2016

Sangramento de Ovulação


Para quem está tentando engravidar, saber quando a mulher está prestes a ovular pode ser muito útil no planejamento de quando ter relações sexuais.O corpo muitas vezes manda sinais que ajudam a identificar o melhor período para engravidar. A primeira coisa a saber, em caso de demora da chegada do positivo, é saber se a mulher está ovulando normalmente. 

A maioria das mulheres durante o período fértil apresentam uma boa quantidade de muco fértil, conhecido como muco clara de ovo. Contudo, uma pequena parte apresenta outro sinal, que embora menos conhecido, também indica que é o período certo para a concepção que é um pequeno sangramento de ovulação.


Lembra o que é ovulação?


A ovulação é a liberação de um óvulo do ovário e é essencial para engravidar. A ovulação é desencadeada espontaneamente cerca de 36-40 horas após os níveis sanguíneos de um hormônio chamado hormônio luteinizante (LH) subir. Isso é chamado de pico de LH. Uma vez liberado do ovário, o óvulo é captado e viaja pelas trompas de Falópio onde ele pode encontrar o esperma (sêmen) para ser fecundado. (Como sei se estou ovulando?)


O que é o sangramento de ovulação?



O sangramento de ovulação (que ocorre cerca de 14 dias antes da sua menstruação) é uma pequena perda de sangue, que não costuma ser frequente, mas pode acontecer mais de uma vez. Esse sangramento pode ou não ser percebido pela mulher, seja por uma pequena mancha na calcinha ou mesmo durante uma ida ao banheiro. Algumas mulheres nunca tiveram ou terão o sangramento proveniente da ovulação, mas isso também não indica qualquer problema. Cada corpo é único e tem sua própria maneira de reagir a certos fatos.


Porque acontece o sangramento de ovulação?


O sangramento de ovulação ocorre devido ao rompimento da parede do ovário. Ocorre que o ovário não tem uma abertura por onde o folículo ovariano possa ser liberado. Dessa forma, com o auxílio do LH, a parede do ovário fica mais fina, possibilitando uma ruptura natural no momento da ovulação, e é por causa dessa ruptura que pode haver uma pequena quantidade de sangue percebida durante esse período. Através dessa abertura, o óvulo é liberado para que seja fecundado (ou não), sendo capturado pelas trompas de Falópio, indo em direção ao útero. Muitos especialistas consideram que os pequenos sangramentos de ovulação são um sinal de fertilidade. 




O sangramento de ovulação normalmente se apresenta semelhante a borra de café, podendo ser acastanhado, caramelo ou ainda como um sangue ralo e aguado, sempre em pequenas quantidades, não sendo motivo de preocupação. Não há um padrão para determinar quando ou quantas vezes a mulher pode ter o sangramento de ovulação, nem ao menos pode-se dizer se uma vez percebido o mesmo se repita por outros ciclos. 


Qual dia do ciclo pode ocorrer?


O sangramento de ovulação ocorre durante a ovulação, normalmente cerca de 14 dias antes da data prevista para a próxima menstruação. Mulheres com ciclos mais longos pode ter uma fase lútea maior, fazendo com que essa estimativa seja diferente. Pode ser percebido no dia da ovulação, e por até dois dias após a liberação do óvulo. (Insuficiência da fase lútea e Gravidez)

Qual o melhor dia para concepção?


Normalmente, o dia em que se percebe o sangramento é justamente o dia que o óvulo está sendo liberado, então deve aproveitar esse momento para intensificar os namoros. Ele pode durar de 2 a 3 dias, de forma que se você for esperar o sangramento cessar, perderá dias importantes e diminuirá as suas chances. O ato sexual durante o sangramento de ovulação é liberado, necessário e não traz qualquer complicação para a mulher e sua fertilidade.


Como identificar se é sangramento de ovulação?


Existe algumas formas de identificar se o sangramento percebido é por causa da ovulação por meio de testes de ovulação, medição da temperatura basal, ultrassom e observação do Muco cervical ( que é elástico no período fértil) para saber se a ovulação está próxima ou se já aconteceu.



Com o auxílio de algum desses métodos, é possível ter certeza se de fato é um sangramento de ovulação. Se o ciclo for regulado e o sangramento acontecer exatamente no dia previsto para ovulação, também é um indicativo forte de sangramento de ovulação.

Muitas mulheres confundem o sangramento de ovulação com o sangramento de implantação. O sangramento de implantação ou nidação é o momento em que o embrião se implanta no útero. Normalmente isso ocorre mais próximo do dia previsto para a chegada da menstruação. Uma forma de diferenciar os tipos de sangramentos, já que são muito parecidos, é a data em eles ocorrem. O sangramento de ovulação acontece cerca de 14 dias antes da menstruação, enquanto que o sangramento de implantação será alguns dias após a ovulação.
Qualquer sangramento que ocorra fora do dia previsto para a menstruação é um sinal que o corpo envia, pode ser apenas uma resposta fisiológica ao ciclo menstrual ou pode representar alguma outra coisa, portanto o ideal é que um médico seja consultado,  para que seja feito um exame clínico e ultrassom e saber a causa do sangramento. Até a próxima!






Um comentário:

  1. Oii poderia me tirar uma duvida?
    Bom minha menstruação é irregular então nunca sei se minhas contas estão certas, porem menstruo um mês sim e um mês não,o app que eu uso indicou que dia 31 seria a minha ovulação, então estou confusa pois dia 4 na madrugada saiu um muco duro e elástico com vestigios de sangue , e no mesmo dia 4 o dia inteiro não saiu mais nada , e hoje ao me limpar reparei um corrimento clara de ovo com raios de sangue sem fluxo , em pquena quantidade... pode ser nidação ou esta muito cedo? desculpa o texto...

    ResponderExcluir