quinta-feira, 9 de março de 2017

Como induzir o parto naturalmente


A ansiedade para a chegada do bebê é comum, principalmente quando se aproxima ou mesmo passa da data prevista para o parto. Uns dos principais receios da gestante é com relação ao bebê "passar da hora". A hora do parto será no momento em que o bebê estiver pronto para vir. Descubra aqui a importância de esperar o trabalho de parto. Contudo, a mamãe poderá usar algumas ideias podem ajudar a incentivar o pequeno ou pequena a conhecer o mundo fora da barriguinha da mãe. 

Namore bastante



Durante o sexo, o corpo libera substâncias que são semelhantes aos medicamentos usados para induzir o parto. A ajuda está no sêmen do parceiro, que deve ejacular dentro da vagina, pois ele contém prostaglandinas, as substâncias semelhantes a hormônios. A prostaglandina ajuda a amadurecer o colo do útero (amaciar) e incentivá-lo a se abrir. E como a natureza é sábia, não há riscos de partos prematuros se namorar no final da gravidez. O esperma só poderá ter algum efeito se o colo do útero estiver já em processo de amadurecimento.

Além disso, o orgasmo feminino estimula o útero através da produção e liberação do hormônio ocitocina. Este hormônio também é responsável por desencadear contrações.

Importante: O sexo é contra-indicado se a bolsa tiver rompido, porque há risco de infecção. O sexo também deve ser evitado no caso de placenta baixa ou sangramentos vaginais. 

Estimule os mamilos


Aproveite o namoro para estimular os mamilos. Da mesma forma que o orgasmo feminino, o estímulo dos mamilos conduz a produção de ocitocina e às contrações uterinas. O estímulo pode ser feito sozinha ou com a ajuda do parceiro, ou se ainda amamenta, pode deixar que a criança mame no peito até sentir as contrações.


Estimule os mamilos por cerca de 5 minutos e, em seguida, aguarde 15 minutos ou mais para ver se as contrações começam. 

Tome banho quente


O efeito da água quente promove o relaxamento dos músculos, a circulação sanguínea, além de ser relaxante. Portanto, pode ajudar no desencadear do parto. Se estiver com contrações irregulares, experimente uma ducha quente e demorada. Pode ser o suficiente para as contrações se tornarem mais fortes e regulares.

Apimente a comida



Muitas mulheres recorrem à pimenta quando querem induzir o parto naturalmente, embora algumas tenham apenas conseguido uma indigestão, outras juram que comida bem condimentada funciona. A certa altura, não custa nada ir a um restaurante indiano ou tailandês. Apesar de não haver estudos científicos que comprovem o dito popular, acredita-se que a pimenta e outras substâncias picantes podem aumentar a produção de endorfinas que são presentes quando o corpo está relaxado e dão bem-estar. Não custa tentar, sobretudo se for fã de comida apimentada.

Comer abacaxi


O abacaxi tem a enzima bromelina, e segundo acredita-se que ajuda a amadurecer o colo do útero e facilitar o trabalho de parto. Como a quantidade dessa enzima é pouca, teria que ser consumido em grande quantidade, o que poderia causar dor de barriga ou mesmo com crise de azia. Além disso, o consumo deve ser da fruta, pois se for transformada em suco ou doce, perde-se essa propriedade. 

Tomar chá de canela e/ou gengibre



Existe a ideia de que o chá de canela deixa o útero mais sensível, mas não há provas científicas. 
Se o chá for muito concentrado, ou tomado em grande quantidade, pode irritar o trato digestivo, o que pode acabar provocando alguma desidratação e deixar o útero mais irritável. E desidratação nunca é aconselhável para ninguém, especialmente para uma grávida.


Faça uma sessão de acupuntura



Na Ásia, a acupuntura foi, durante muito tempo, uma maneira popular de induzir o trabalho de parto, e sua eficácia está sendo estudada. Em uma pequena Universidade da Carolina do Norte, um estudo foi realizado em mulheres com 39,5-41 semanas de gravidez; 70% daquelas que receberam apenas três sessões de acupuntura entraram em trabalho de parto de forma natural, em comparação com 50% das que não receberam tratamento.

Segundo a mediciona oriental, há certos pontos do organismo que quando pressionados desencadeiam contrações uterinas. Tal como pode ajudar no desenrolar do parto, a acupunctura pode ajudar a iniciar o processo. Mas só deve ser feita por um profissional experiente e credenciado.

Tente tratamentos de acupressão



A acupressão é parecida com a acupuntura mas utiliza-se os dedos ao invés de agulhas. Pressionando pontos específicos pode ser usada para tentar iniciar as contrações e promover a dilatação cervical.

Pontos a serem pressionados:
  • Pressione firmemente a curva localizada entre o polegar e o dedo indicador por cerca de 1 minuto e, em seguida, solte. 
  • Pressione ou esfregue o músculo grande localizado entre a nuca e o ombro. 
  • Outro ponto de pressão que você pode tentar: a área acima das nádegas e região lombar. 
  • E por fim, encontre o ponto de pressão na parte interna da perna acima do tornozelo, ou na parte exterior do tornozelo logo atrás do osso "pontudo" do tornozelo.


Faça uma caminhada



Se você sente que a hora está chegando, a caminhada pode ajudar a induzir o parto ou estimular contrações mais fortes e regulares quando chegar a hora do trabalho de parto. Andar a pé usa a força da gravidade para puxar o bebê para baixo e colocar uma leve pressão sobre o colo do útero, o que estimula a dilatação. Caminhar também ajuda a mover o bebê na posição correta para o nascimento. A equipe de enfermagem na maternidade provavelmente vai encorajá-la a andar bastante para ajudar o progresso do trabalho.

Faça atividades físicas ou arrume a casa



A atividade física ou mesmo os esforços físicos das atividades diárias, como arrumar a casa, aumenta a pressão da cabeça do bebê sobre o colo do útero. Assim, estimula a produção de ocitocina. 

Lembre-se de não exagerar na dose das atividades, principalmente se sua gravidez não foi muito ativa. Caso arrumar a casa não seja o que você deseja nesse momento, pode aproveitar para fazer um passeio no parque ou na praia ou ainda no supermercado. 

Uma curiosidade é que muitas mulheres, ao aproximar-se do momento do parto, sentem necessidade de arrumar a casa. Esse momento é conhecido por muitos como síndrome do ninho arrumado. É o momento em que muita mães sentem o desejo de deixar tudo bem arrumado para quando o bebê nascer.

Tente uma massagem



A massagem é ótima para relaxar, e para uma mulher no final da gravidez, um corpo relaxado, respiração profunda e diafragma aberto proporcionado pela massagem podem criar uma sensação de segurança e definir o cenário para o trabalho de parto começar naturalmente.

Cuide das emoções



Estar preparada emocionalmente para a chegada do bebê é um pressuposto essencial para que o parto se inicie. A preparação para o parto deve ser feita não apenas na cabeça mas também no coração. Muitas vezes, são bloqueios emocionais que impedem o trabalho de parto. É importante ter alguém da sua confiança para conversar e acalmar a gestante, como o marido ou mesmo uma doula.

Não se aflija com o tempo



Quem ultrapassa as 40 semanas de gestação, parece que fica, de repente, com um problema. Quando na verdade, é uma situação perfeitamente normal. Já ultrapassar as 41, conseguindo evitar uma indução, é uma verdadeira raridade no nosso país.


É importante ter um bom acompanhamento médico e jamais tentar comparar sua gravidez com ninguém. Haverão mulheres que com 39 semanas já estarão prontas para o parto. Outras poderão chegar às 42 semanas sem problemas. Quem determina o tempo de gestação é a saúde da mãe e principalmente do bebê. Se ambos estão bem não há motivos para apressar o parto. Até a próxima!

Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário