segunda-feira, 27 de março de 2017

Alimentos e a Fertilidade


Sabemos que o corpo é uma máquina incrível. Absorvendo os elementos necessários para sua manutenção, retira da alimentação as substâncias vitais para a sobrevivência: respiração, circulação sanguínea, eliminação de resíduos, e assim por diante. O desequilíbrio nessas substâncias, seja pela ausência ou excesso, ocasiona desequilíbrio no funcionamento do corpo. Assim, manter um bom hábito alimentar é importante, principalmente para quem deseja engravidar. 

Qual a relação entre a alimentação e a fertilidade?


A reprodução, assim como outras funções vitais do organismo, depende das vitaminas, minerais e outros nutrientes que fornecemos através da alimentação. Por exemplo, zinco é a única substância encontrada em grande quantidade no esperma. Cientistas descobriram uma forte conexão entre vitamina B6 e o equilíbrio entre o estrógeno e a progesterona, essenciais para que as mulheres possam engravidar.

Dieta saudável para engravidar


É muito comum a indicação de uma boa dieta alimentar para aumentar as chances de engravidar, mas você conhece a influência de cada vitamina ou nutriente na fertilidade? 

Vitamina B6 - A deficiência de vitamina B6 pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão. Tanto as mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual como as que tomam pílulas
anticoncepcionais têm níveis baixos de vitamina B6 em seus organismos.
Uma dieta com alimentos ricos em vitamina B6 devolve o equilíbrio entre os hormônios e promove o retorno da fertilidade.
Alimentos fontes de vitamina B6: Carnes de aves, peixes, rim, fígado,
ovos, grãos de soja, aveia, produtos com trigo integral, amendoim e nozes.
Vitamina E - Estudos têm mostrado que a vitamina E pode melhorar a motilidade dos espermatozoides.
O uso da vitamina E pode ser indicado também para prevenir o aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta mais saudável.
Alimentos fontes de vitamina E: alimentos crus, com sucos de frutas e vegetais,  germe de trigo, grãos integrais e noz crua. Também recomenda-se ingerir uma colher de chá de óleo de germe de trigo, três vezes ao dia.

Zico - Além de contribuir para a fertilidade da mulher, especialmente se combinado com vitamina B6, a adição de zinco na alimentação, melhora a contagem e a motilidade dos espermatozoides. 
Alimentos fontes de Zinco: as melhores fontes são as ostras, carne bovina, fígado de galinha, carne de peru escura, feijões, germe de trigo e leveduras.

Vitamina C - Assim como o zinco, a vitamina C melhora a contagem e motilidade espermática. Na mulher, atua protegendo a função ovariana e o desenvolvimento dos óvulos. 
Alimentos fontes de vitamina C: encontrado em frutas cítricas como laranja, limão, goiaba, kiwi, acerola, morango, tomate e folhosos, como brócolis, couve-flor e pimentão.
Bioflavonoides - são substâncias parecidas com vitaminas, encontradas na parte clara de frutos com casca, no brócolis, na batata, no repolho e no pimentão verde. Esses nutrientes estão envolvidos na formação de veias sanguíneas saudáveis, importante para preparar o útero para implantação do embrião. Por tonificar e aumentar a resistência das paredes dos vasos capilares, os bioflavonoides fortalecem a mulher contra o aborto.



Vitamina A - A deficiência de vitamina A pode levar a degeneração e queda do número de espermatozoides. Mas cuidado! O excesso dessa vitamina pode ser tóxico. Por isso, o melhor é garantir o acesso a essa vitamina através da ingestão de beta-caroteno. 
Alimentos fontes de beta-caroteno: cenoura, mamão, abóbora, batata-doce, aspargos, ervilhas, brócolis, espinafre e couve-flor. Outra excelente fonte é o óleo de fígado de bacalhau.

Dicas para uma Dieta Saudável


  • Reduzir a ingestão de açúcar e carboidratos refinados, como doces, biscoitos, bolos, chocolates, geleias, sorvetes e bebidas doces. São alimentos pobres em vitaminas e minerais.
  • Reduzir a ingestão de gordura animal.
  • Aumentar a quantidade de frutas e vegetais – cinco generosas porções por dia são consideradas desejáveis.
  • É muito importante ingerir uma razoável quantidade de fibras, incluindo grãos, frutas vegetais e cereais integrais.
  • Diminuir a quantidade de bebidas alcoólicas.
  • Manter um peso corpóreo adequado.
  • Beber água todos os dias.


Essas são algumas dicas para ajudar na conquista do positivo. Contudo, é importante não pensar que a simples ingestão dessas vitaminas irá fazer com que você engravide no ciclo seguinte. Vários são os fatores que contribuem com a fertilidade (Conheça mais a respeito) mas, quanto mais fatores temos a nosso favor, melhor! Uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva é uma boa forma de contribuir com a fertilidade do casal. Até a próxima!

Fonte: Fertilidade Natural









Nenhum comentário:

Postar um comentário