segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O que NÃO dizer a uma gestante


Ao preparar-se para a gravidez a mulher muitas vezes não imagina que além das diversas mudanças físicas e emocionais terá que lidar com o aumento da atenção de todos a sua volta. E muito mais do que isso, as pessoas não sabem lidar com essas mesmas alterações. Infelizmente, o que acaba ocorrendo é um monte de palpites sobre como a gestante deve ou não se comportar. É uma carga emocional que nem sempre a pessoa tem ideia que está depositando na futura mamãe. Dessa forma, o post foi criado com algumas dicas para que tanto a gestante como os amigos e familiares possam passar por essa linda fase sem machucar (mesmo sem querer) a gestante. Isso vale também para aqueles que encontram a grávida e desejam embarcar num bate-papo sem constranger com comentários embaraçosos. 


Palpitar sobre quando contar da gravidez



"Conta só para o pai..."

"Nossa... é cedo pra contar?!"

"Antes dos 3 meses não pode contar!"

"Espera para ver se vinga..." 

Embora muitas pessoas queiram apenas ajudar a gestante, deve-se ter noção que quando e para quem contar é escolha da própria mãe em conjunto com o pai do bebê. Muitas mulheres tem receio de contar da gravidez antes dos 3 meses de gestação pois esse é o período com um risco maior de aborto. Contudo, algumas mulheres estão tão felizes que não veem a hora de contar a grande novidade e tudo bem com isso! Cada uma conta no momento que quiser e quando sentir-se mais confortável com a notícia. Não é uma regra que deve-se esperar pelos 3 meses para informar aos amigos e familiares.

Palpitar no tipo de parto



"Parto normal pode matar a criança, cesárea é melhor..."

"Não escolha por cesárea pois demora a recuperação..."

"Parto normal de Gêmeos? Não pode! Tá doida?"

"Devia fazer cesárea já que é um avanço da tecnologia..."

"Parto normal é coisa de pobre..."

"Parto normal? Vai acabar com o playground do teu marido..."

"Parto normal é horrível! O filho de fulana ficou com paralisia cerebral por causa de um parto normal..." 

"Parto normal? Mas tu é muito pequena! Se fosse eu fazia logo uma cesárea"

"Parto normal!? Sabe que o bebê pode morrer e a culpa vai ser tua."

"Parto humanizado? Você é doida?"

"Para quê morrer de tanta dor no parto normal? Você vai se arrepender!"
É importante que a gestante escolha o tipo de parto que melhor lhe convém. Sabemos que há defensores de cada modalidade, contudo é melhor que a mãe chegue ao final da gravidez segura e feliz com sua escolha. O que se pode indicar é apenas que a grávida tenha acesso às informações sobre os benefícios e riscos de cada tipo de parto e que  
tenha um médico que aceite os desejos dela e que a acolha em sua decisão!


Falar sobre o peso da gestante



"Você já está toda redondinha, com cara de mãe..."

"Nossa, como você engordou!" 

"Tem certeza que não são dois?"

"Você está enorme! Na minha gravidez não fiquei assim!"

"Você está gorda ou grávida?"

"Se sua barriga crescer mais um centímetro você vai explodir."

"Não pode engordar mais..."

"Olha a dieta. Neném já vai nascer com obesidade."

"Você está tão gorda que nem parece que está grávida"

Gravidez é o momento em que a mulher encontra-se extremamente sensível. E muita delas já encontram-se diariamente se questionando a respeito de sua aparência física. Ainda que possa parecer um elogio, como dizer que está com carinha de grávida, falar do peso da mulher, além de indelicado é deixar a grávida ainda mais fragilizada. Mesmo que lhe pareça um elogio ou preocupação genuína, não fale a respeito do peso dela, deixe isso para seu obstetra!

Contar histórias de partos ou gravidez que não terminaram bem



"Sabe a amiga/vizinha/prima/irmã/conhecida de fulana que perdeu o bebê durante o parto?"

"Fulana esperou demais e o bebê morreu..."

"Com esse tempo de gravidez o coração do bebê de fulana parou..."

"Minha amiga descobriu que o bebê tava morto na ultra..."

Ao ter uma conversa com a gestante tenha em mente que contar as piores e mais assustadoras não é o melhor tema. Na verdade, ainda tenho dúvidas se esse é realmente o tipo de conversa que se queira ter com alguém! Não importa o lugar, mas principalmente, nada de investir em histórias de partos traumáticos, violentos e com desfechos terríveis durante a espera da consulta e exames pré-natais. 

Infelizmente existem pessoas que se sentem confortáveis em compartilhar esse tipo de história com mulheres num momento tão delicado. A gravidez deveria ser um momento de felicidade e planejamento de um futuro familiar tranquilo. Embora existam, infelizmente, situações que não acabam bem, esse não é um tópico que uma mãe queira imaginar para sua gravidez. Além disso, esse tipo de relato traz uma carga muito negativa e faz com que a mãe possa transmitir sua ansiedade para a criança. 

Já passei por uma situação em que uma senhora me relatou sobre a sobrinha, que perdeu o bebê por sofrer um descolamento de placenta. Imagina minha alegria com tal história, sendo que me encontrava na fila para atendimento para perícia médica pois estava com descolamento de placenta e deveria ficar um tempo em repouso absoluto! 

Assim, não puxe esse tipo de tema ao conversar com uma grávida. Existem muitos outros temas mais alegres que a gestante ficará muito mais animada em conversar! Se ainda não tem ideia do que falar tente:
  • Roupinhas
  • Decoração do quarto
  • Nomes
  • Desejos de grávida
  • Partos com finais felizes!

Dar palpite na vestimenta



"Essa roupa não ta apertando a barriga?"

"Grávida não deve mostrar a barriga!"

"Grávida tem que mostrar o barrigão!"

"Tem que comprar roupa de grávida!"

"Não gasta dinheiro com roupa de grávida!"

Parece até piada mas há sempre quem é a favor ou contra determinada roupa. A grande questão é que a gestante é a única que deve decidir se um tipo de roupa está ou não confortável para ela! Ainda que a roupa pareça curta ou apertada, não é da conta de ninguém! Quanto a gastar ou não com roupas especiais de grávida, essa decisão cabe apenas a ela e ao bolso dela. Pessoalmente eu acho roupa de grávida lindas e se tivesse condições (e grávida!) compraria para mim também! Caso você ache que não pode usar roupa curta ou não pode mostrar (ou pode mostrar) a barriga, só não fazer ou fazer isso quando estiver grávida! Portanto, a menos que seja a gestante a pedir opinião, deixe esse assunto na gaveta!

Dar "dicas" sobre gravidez



"Ahhh, cuidei do meu filho assim e deu certo..." 

"Não passa em cima do fio se não o cordão vai pro pescoço..."

"Não bota amarelo pois o bebê nasce com icterícia"

"Você tá com mau olhado."

"Tem que tomar canjica, sopa ou caldo senão teu leite vai ser fraco."

"Você precisa comer em dobro! São dois agora!"

"Tem que aproveitar, nunca mais vai poder viajar, sair, vida social já era..."

Essa é uma das questões mais delicadas, já que se a grávida não aceitar a "sugestão" pode ser taxada de grossa. Mas a verdade é que é muito chato ouvir uma opinião que não foi pedida. Deve-se ter em mente que a mãe já está fazendo o pré-natal (e tem que fazer!) e seu médico irá orientar em todos os cuidados, vitaminas e tudo mais para que o bebê tenha a melhor saúde possível. Muitas dicas são mais crendices e costumes antigos sem qualquer fundamento científico. Então o melhor é apenas opinar se esse for o desejo da grávida!


Duvidar da gravidez



"Tem certeza que está grávida? Sim.
Cadê a barriga?"

"O exame não tá errado?"

"Pode ser gravidez psicológica."

"Sua barriga devia estar maior..."

Salvos alguns casos de problemas psicológicos, uma gestante não irá sair por ai anunciando uma gravidez que ela não tenha certeza. Conheça mais sobre a Gravidez Psicológica.
Em grupos de mulheres que desejam engravidar é comum que haja dúvida quanto ao exame mas se a mãe já confirmou a gravidez não há motivos para duvidar da sua palavra.

Discutir o sexo do bebê



"Como assim ainda não sabe o sexo?..."

"Não sabe o sexo? Deve ser menina você está preguiçosa."

"É menino ou menina?... como assim você não quer saber? E o enxoval?!" 

"Tomará que você seja abençoada e que agora tenha um menino, pra formar um casalzinho"

"Ah que pena... ia ser legal se fosse uma menina né?" 

"Que chato que é menino... menina é melhor pois é mais calminha"

Não se deve julgar a felicidade dos pais baseados naquilo em que você deseja! Não importa se é menino ou menina desde que venha com saúde. Ainda que os pais tenham alguma preferência não se deve opinar na situação, até mesmo por que não irá mudar em nada. Ter um filho é uma benção e não importa se é menino ou menina ou se você prefere um ao outro. É muito triste (e chato) alguém diminuindo o valor da criança com base no sexo do bebê. 

Falar da disposição física da gestante



"Para de frescura que quando eu tava grávida não passava mal."

"Gravidez não é doença não!!!"

"Larga de ser mole! Você quase nem tem barriga ainda e esta reclamando. Quem vê pensa que está com um barrigão enorme!" 

"Nossa mas você não deve ficar deitada não, tem que se mexer..."

"Na minha gravidez eu trabalhei até os 9 meses..."

"Enjoo nem é tão ruim assim..."
Quando não estamos vivenciando uma situação fica fácil julgar e dizer que a situação não é tão chata ou complicada quanto parece. Cada mulher é única e da mesma forma, cada gravidez é única. Mesmo uma mulher pode vivenciar gravidezes diferentes. E como não estamos vivendo a situação, não se pode dizer se a gestante está ou não consumida pelo cansaço ou se ela poderia se "esforçar" mais. Simplesmente não tente se por no lugar dela pois será bem difícil de entender a situação. Outro ponto é que o fato de alguém ter trabalhado até o final da gestação a outra pessoa deveria aguentar e viver a mesma coisa. Há muito mais implicações que podem complicar a gestação do que uma barriga grande, por exemplo. Haverá situações médicas específicas que não se enquadrarão em todas as gestações.

Falar do tempo de gravidez



"É para quando?... Ainda tudo isso?"

"Não tá passando da hora?" 

"Tá passando da hora desse bebê nascer! Vai ver, vai nascer com paralisia cerebral e você vai viver com a culpa por não agendar a Cesárea."

"Cuida pra não passar da data!"

"Nossa, ainda não nasceu?"

"Nossa, ainda grávida. Esse bebê não vai nascer não?"

Uma vez li uma frase que dizia: Bebê não é bolo para passar do ponto! E essa é uma verdade. Cada bebê tem seu tempo de desenvolvimento e de atingir o tempo do parto. Há bebês que com 39 semanas estão bem desenvolvidos, outras gestações irão chegar a 42 semanas. Não se deve apressar um nascimento só porque um bebê veio a óbito com determinada semana de gestação. Ao final da gravidez deve-se apenas monitorar como está o bebê e esperar até que ele possa nascer... Apenas em casos em que o bebê não esteja bem é que se deve apressar o parto. Muitos são os fatores que podem complicar um parto e não apenas o tempo de gestação.

Palpitar sobre a barriga



"Nossa, mas já tá assim sua barriga? Vai dar estria heim?"

"Sua barriga tá muito grande heim?? Melhor fazer cesárea, pois essa criança aí não nasce de parto normal!!!"

"Nossa que barriga pequena, será que não errou nas contas?"

"Nossa, tua barriga tá tão baixa..."

Não importa o que a pessoa acredita mas sempre haverão diferenças na barriga das gestantes pois são pessoas diferentes. Comparar o crescimento ou a forma da barriga só deixará a gestante alarmada acreditando que há algo de errado e não é assim! Nem todo mundo é igual e ainda bem que é assim pois seria muito chato um mundo sem que houvesse qualquer surpresa, inclusive com uma diversidade de barrigões por ai!

Amedrontar a gestante



"Agora você vai ver o que é bom!"

"Você vai ter normal?! Corajosa!"

"Quero só ouvir os gritos, quando ele for nascer...."

"A mãe de fulana quase morreu quando teve filho..."

"Nossa a dor do parto normal é a dor da morte, cuidado para não desmaiar..."

"Nossa... cesárea é tão arriscado, você pode morrer de hemorragia..."

"Na sua idade gravidez é muito perigoso, não pode ter normal..."

"Não compra nada cedo, espera vê se vinga..."

"Dorme agora, pois depois o bebê não deixa!"

"Cuidado...gravidez com certa idade a criança pode nascer doente."

"Sua bacia é muito estreita. O bebê não vai conseguir passar e terá que fazer uma cesárea."

Felizmente, nada na gravidez e após ela acontecerá da mesma forma para todo mundo. Nem todo parto normal será dolorido, nem todas terão hemorragias ao fazer cesárea, muitas mulheres com mais de 40 conseguem ter uma gravidez totalmente saudável e muitas de 25 passam a gravidez sob cuidados médicos por risco de parto prematuro. Muitos tem a tranquilidade de dormir bem pois os bebês dormem a noite todas e outros precisam de mais tempo até conquistar uma rotina. Dar ouvidos aos falatórios sobre o que acontecerá na gestação só deixará a mãe sobressaltada e muita coisa pode nem chegar a acontecer ou ser completamente diferente do que descreveram... E vale ressaltar que dilatação só é possível avaliar no momento do parto, dessa forma, não há como dizer que uma pessoa conseguirá ter parto normal ou não apenas com base na sua estrutura óssea. Assim sendo o melhor é evitar esse tipo de comentário enquanto estiver conversando com a gestante pois nada é 100% garantido.

Questionar sobre a família



"Vai parar nesse?"

"Cadê o pai do bebê?"

"Por que separou do pai do bebê?"

"Se não queriam casar deveriam ter se prevenido..."

"Cuidado para não engravidar de novo..."

"Nossa, com dois filhos nessa idade? Vê se fecha a fábrica..."

"Você é muito nova para engravidar, mas agora já foi, né?"

"Agora vai fechar a fábrica né?"

"Nossa engravidou com 40 depois de uma filha criada?"

"Esse é o nome? Acho mais bonito ...."

Solteira, casada, tico-tico no fubá, enrolada, com filho, sozinha... Não interessa a mais ninguém! Não podemos viver a vida de outra pessoa e apenas a ela cabe definir como quer viver e se está bom um filho ou cinco. Se engravidou com 18 ou com 40 anos também não é da conta de ninguém. E tratar um filho como um simples produto (fechar a fábrica) é errado. Caso a mãe queira discutir esse aspecto da vida dela deixe que ela pergunte a sua opinião. Embora ao final deste post possa parecer que a grávida é um ser intocável que não se pode conversar sobre nada, a verdade é que se deve ter bom senso e saber quais aspectos dizem respeito apenas a gestante e o que ela quer ou não debater. E grávida ama sim falar sobre a gravidez mas deixe que ela faça isso! Se deixar a futura mamãe a vontade, sem perguntar nada ela dirá tudo o que planeja e ai... caso pergunte... você poderá contribuir com sua opinião a respeito. Bom senso e ponderação são palavras de ordem! Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário