sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Como sentir o colo do útero


Conhecer o colo do útero permite que a mulher identifique as alterações que irão definir os prováveis dias férteis. 
Toda mulher deve ter intimidade com seu corpo para conseguir distinguir as sutis mudanças que ele apresenta de forma única. O toque vaginal é uma ferramenta para entender os sinais que o corpo mostra, indicando onde a mulher está no ciclo menstrual e quais seriam os dias com mais chances de conseguir engravidar.

Criando intimidade com seu corpo


Antes de tudo, para conseguir perceber as modificações do corpo durante o ciclo menstrual, é importante criar intimidade com ele. Isso só é possível com o passar do tempo. É importante entender cada pedacinho do seu corpo. Com relação ao ciclo menstrual, é necessário entender as alterações que o corpo passa durante todo o ciclo e observar como o corpo sinaliza essas mudanças.


Localizando o colo do útero



O colo uterino é a parte mais inferior do útero, fica cerca de 3 a 6 cm dentro da vagina e possui a forma de uma rosquinha com um pequeno buraco no centro. O canal interior do colo do útero, contém glândulas que produzem secreções que variam em consistência e qualidade em todo o ciclo, é o conhecido muco cervical. A posição e textura do colo do útero mudam ao longo do ciclo de ovulação.


Preparação para o toque vaginal


É importante higienizar muito bem as mãos com sabão e água (que pode ser morna). Deve-se evitar o uso de produtos que podem causar alergias, como loções ou cremes hidratantes. As unhas devem estar bem aparadas para evitar arranhar ou machucar o colo do útero durante o toque. Pode-se também optar pelo uso de luvas descartáveis.

Encontre uma posição confortável que torne o acesso ao colo do útero mais fácil. Pode ser de pé apoiado num banquinho, deitada ou sentada na cama, ou ainda sentada no vaso. 
Lembre-se apenas de higienizá-lo antes de fazer o toque. Algumas mulheres preferem ficar na posição de cócoras. Fazer uma flexão do tronco, curvando-se para frente também diminui a distância entre sua mão e sua vagina. Utilize qualquer posição que esteja mais a vontade.

Como fazer o toque vaginal



Delicadamente insira o seu dedo mais longo (indicador ou médio) em sua vagina, em direção ao fundo, até sentir o colo do útero. Pode-se sentir como um cilindro em direção a parte de trás das paredes macias de sua vagina. Se o dedo é longo o suficiente, ou dependendo do dia do ciclo menstrual, você deve ser capaz de circular o dedo a toda a volta do colo do útero e se sentir um pouco dentro no meio dele (chamada de orifício, a abertura para o útero).

Se preferir, pode lubrificar o dedo com um lubrificante à base de água para ajudá-la a deslizar mais facilmente. Não utilize vaselina, loção ou qualquer outro produto não marcado especificamente para uso na região.


O que observar no colo do útero


Para determinar qual o período do ciclo a mulher está, deve-se observar a textura do colo e do muco cervical, posição do colo uterino e se há abertura do colo. 


Textura do colo uterino


Colo Firme                                Colo Macio

O colo uterino pode ser suave e macio, como lábios fazendo biquinho, ou firme, como a ponta de seu nariz, dependendo se você está ou não ovulando.

Colo firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz. 

Colo médio: textura intermediaria entre firme e macio/esponjoso. 

Colo macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio. 

Muco cervical


Quanto mais perto da ovulação, mais  úmido o colo do útero fica. O muco passa a ter aspecto de clara do ovo, indicando que o período mais fértil está ocorrendo. Conheça mais sobre o Muco Cervical e o Muco Clara de Ovo.

Posição do colo uterino



Nas primeiras vezes que o sentir o colo do útero, poderá ser muito difícil determinar a altura do colo. Continue sentindo-o a cada dia ao longo de um mês ou dois, notando as diferenças na posição a cada semana. Eventualmente, você será capaz de dizer se ele está baixo ou alto.


Colo Alto                                                 Colo Médio                                                       Colo Baixo

Colo alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo. 

Colo médio: posição intermediária entre colo baixo e alto. 

Colo baixo: não é necessário inserir muito o dedo na vagina para encontrar o colo. Quando o colo está baixo, é possível sentir os lados do colo. 

Abertura do colo uterino


Colo Fechado                            Colo Aberto


Assim como a posição e textura, a abertura do colo do útero vária de acordo com o período do ciclo menstrual. 

Colo fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero. 

Colo médio: Abertura intermediaria entre aberto e fechado. 

Colo aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena. 

Interpretado as informações


Durante a menstruação: o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para permitir que o fluxo passe. Com textura mais firme, deixa a sensação de estar tocando a ponta do nariz. Apesar de não ser necessário observar a posição do colo durante a menstruação, pode-se fazer para fins de conhecimento. 

Após a menstruação: o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada. 

Perto da ovulação: quando a ovulação está se aproximando, os níveis de estrogênio vão aumentando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Fica mais difícil de alcançá-lo perto da ovulação mas a abertura fica ligeiramente aberta (permitindo a passagem dos espermatozoides), indicando que a mulher está entrando no período fértil. 

A posição mais alta indica o período mais fértil, com a textura mais suave. A posição pode variar um pouco no período fértil, o colo pode subir ou descer um pouco antes de atingir a posição ideal. Pode-se observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias, mas é importante analisar o conjunto dos sinais de fertilidade. 

Após a ovulação: os níveis de estrogênio caem e o colo volta a descer, ficando mais firme e fechado. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente. 

É importante lembrar que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Nesse caso a mulher pode sentir que a abertura não fique tão fechada. 

Quando ocorre a gravidez: o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrassom podem confirmar a gravidez.


Cada mulher é única


Vale salientar que nem todas as mulheres seguem o padrão descrito. Dessa forma, é importante não se preocupar caso o colo fique diferente do descrito durante determinado momento do seu ciclo menstrual. Há casos, por exemplo, de mulheres com úteros retrovertidos (virados para trás) que irão encontrar o colo mais facilmente perto da ovulação e as mulheres que deram a luz por via vaginal, poderão sentir o cérvix mais suave ao longo do ciclo. 

Cada mulher deve fazer a observação do seu ciclo de forma individual. O que é normal para uma mulher não necessariamente é normal para outra. É importante observar as alterações cervicais e suas variações em cada ciclo, anotando os padrões e sintomas que serão consistentes para você. 


Dica importante


A mulher deve ser consistente também na forma como faz o toque vaginal. A verificação deve ser feita sempre na mesma posição e no mesmo horário do dia, ou seja, em um agachamento antes de tomar banho pela manhã. Essa consistência é necessária pois uma mudança de posição ou de horário pode mudar a percepção do colo uterino, podendo confundir os resultados. 

Lembre-se que o toque é feito num local muito sensível, de forma que não deve ser feito com pressa ou bruscamente. Cada pessoa é responsável por sua saúde e não se pode fazer de qualquer forma, de maneira que cada pessoa deve ter cuidado para evitar problemas causados pelo mesmo. Até a próxima.

Leia também:







14 comentários:

  1. No meu caso, o colo está baixo , macio humido e tem muco. O que significa?

    ResponderExcluir
  2. No meu caso o colo está baixo, macio,bem humido e com muco. O que significa? O muco é branco, parece pomada..

    ResponderExcluir
  3. O meu está virado para o lado direito e feixado sendo q ele n eh assim será q tô gravida

    ResponderExcluir
  4. O meu está baixo, macio, úmido e com muco. e quando toco as vezes fico com o pé da barriga doendo isso e normal?

    ResponderExcluir
  5. Meu colo do útero está super alto viradinho pro lado e fechado Menstruação atrasada enjoou fome sono cólicas e etc.. Será que ti grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ha dúvidas em relação a estar grávida deve ser feito um teste de gravidez. O colo não é um indicativo certo para saber se há gravidez. Boa sorte.

      Excluir
    2. Eu tenho está dúvida muito grande porque o meu tá alto meio aberto e a minha mestroacao tá atrasada a 6 dias

      Excluir
  6. No meu caso, está alto, virado para esquerda e fechado!
    Pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O colo tem variações durante todo o ciclo menstrual, ficando fechado após a ovulação mas não necessariamente indica gravidez. Apenas um teste de gravidez ou ultrassom poderá esclarecer em caso de suspeita de gravidez.

      Excluir
  7. o meu está baixo, macio, úmido e com muco. e quando toco as vezes fico com o pé da barriga doendo isso e normal?

    ResponderExcluir
  8. O meu está baixo atraso de 3 meses colo do útero macio com muco clara de ovo e testes de farmácia negativo.muita dúvida e barriga crescendo e enjôo.

    ResponderExcluir
  9. No meu caso está baixo com uma bolinha

    ResponderExcluir
  10. Dia 24 ovulei tive relação antes e depois. Dia 7 desceu um sangue Rosarinho nos outros sangue escuro mas colo alto macio e fechado.seios com um círculo mais escuro que e a secundaria .ta prevista mestruacao pro dia 7 .antes e bem depois da ovulacao colicas fracas .sensibilidade nos seios colo até agora dia 1 de agosto fechado .dor lombar

    ResponderExcluir
  11. Tentei fazer o toque no colo
    Mais pra mim parece que o buraquinhi não é como mostra em fotos na posição reta ele fica pra cima é assim mesmo ou tem algo de errado com meu colo?

    ResponderExcluir